Translate

domingo, 16 de abril de 2023

SÃO PAULO QUATROCENTÃO


Caminhava livre pela Boa Vista, é claro, com meus 7 anos incompletos. A pé, de bicicleta e junto com amigos. O ano era 1954 e o som nos rádios era o dobrado "Quarto Centenário", no acordeon vibrante do italiano Mario Zan, que levou os pais a matricularem os filhos na Escola de Música (e datilografia) da Dona Ruth Chiaradia. Eu escapei. Mas alguns amigos e amigas não tiveram a mesma sorte.

O aniversário de São Paulo acontece no dia 25 de janeiro, mas no Quarto Centenário, em 1954, mas os festejos aconteceram em julho para coincidir com o aniversário da Revolução Constitucinalista de 1932.

A música arrepiava.

Foi assim, até que um dupla caipira começou a cantar nos circos uma sátira, com letra decorada de imediato pela meninada.

"Sonhei, com a imagem tua
... nas calças e joguei na rua
a ... endureceu, passou um carro e furou o pneu.

E levaram para a prefeitura, examinar e era
...pura. Me levaram para o xadrez e de tanta raiva
....10 vez.

Viver é Perigoso

GRANDE BENFEITOR


Andei pensando numa crônica escrita pelo Ignácio de Loyola Brandão, e durante um episódio escorregadio vivido esta semana, conclui que ele tem toda a razão.

Numa de suas palestras para uma platéia de jovens, perguntou sobre qual a melhor descoberta do mundo?

Responderam o celular, o computador, o motor flex, a lâmpada elétrica, o picolé, o Instagran.

Ele respondeu: "Nada disso " !

Seguiu explicando: é o corrimão. Mas é preciso viver para entender. Quantos percebem a presença do corrimão ? Este suporte grudado em uma parede, demora anos para ser considerado essencial.

Só se percebe que é fundamental no dia em que, ao colocarmos o pé no primeiro degrau, descobrimos a dificuldade para levar o pé ao segundo, ao terceiro e assim por diante.

Quando entro e vejo o corrimão, agradeço ao gênio que intuiu a função que ele teria. Estou há décadas nesta vida e nunca notei a ausência do corrimão. Porque não precisava.

Subia lépido lépido de dois em dois degraus. Subia 13 andares fácil. Depois percebi que havia corrimão, mas ignorava.

Outro dia, depois do segundo e antes do terceiro degrau, senti a coisa complicar, estava caindo para trás. Aí vi ! Grudadinho na parede, humilde, o corrimão.

Agarrei-me a ele com volúpia. Agradeci que alguém tenha tido essa inspiração. Quem o criou deveria ser homenageado com uma estátua.

Não passa de uma barra de ferro afixada à parede. Que bem nos faz.

Ele aguarda lugar no Museu das Grandes Ideias Para o Bem-Estar da humanidade.

Pois é...

Viver é Perigoso 

RECREIO DOS CARIOCAS



Deu previsão de tempo fechado ? os cariocas já descobriram e conseguiram opção de divertimento para o final de semana. Pulinho em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte.

América 0 x Fluminense 3

Atlético Mineiro 1 x Vasco da Gama 2

É a vida...

Viver é Perigoso

 

CHARADA




"Enquanto a oposição se presta a fazer algazarras em audiências com ministros e produzir cenas que somente agradam os seus próprios seguidores nas redes sociais, quem tem feito oposição ao governo é o Partido dos Trabalhadores".

OESP

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?

 


"Não venham para o Brasil, porque vocês vão perder dinheiro. Mais cedo ou mais tarde, vamos recuperar a soberania nacional." Esse é o recado que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), por meio do economista João Pedro Stedile, transmitiu aos "capitalistas" internacionais.

Stedile fez a declaração Viena, tempos atrás, durante seminário de entidades e partidos de esquerda, em que o grande tema foi o combate ao que consideram os efeitos nocivos da globalização.

Em tempo, o camarada Stédile fez parte da delegação do Lula à China, que entre outras coisas, como encher o saco dos EUA, foi em busca de investimentos.

Viver é Perigoso

AGORA VAI !

Todos se lembram da história de um Senhor de Governador Valadares que tentou imigrar para os Estados Unidos sem falar inglês. Dentro de uma van cheia de ilegais, ao ouvir o policial da fronteira dizer ao motorista: "OK, thank you very much", ele entendeu: "OK, tranque o velho e mate". E saiu gritando: "Não, por favor, não precisa matar, não" .

Pois bem, o Sr. Jorge Viana, ex-senador do Acre pelo PT, hoje no comando da Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, não é muito chegado na língua inglesa. Agora, o Sr. Viana, providenciou mudar o estatuto do órgão e retirar a obrigatoriedade do idioma e seguir no comando da Agência.,

Em tempo, a Apex atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Pois é...

Viver é Perigoso

ALIANÇAS

 


Viver é Perigoso