Translate

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

NOSSO DIRETÓRIO ACADÊMICO


DIÁRIO OFICIAL - 30/10/2023

ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODPHAI - Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico de Itajubá, de 2023

Aos 26 (vinte e seis) do mês de setembro do ano de 2023 às 16:00 horas realizou-se  a reunião do CODPHAI.

...Os Conselheiros foram ouvidos e, por unânimidade concordaram com a abertura de processo de tombamento a sede do DCE UNIFEI, salientando que a partir de agora todo o imóvel encontra-se tombado provisioriamente  que a definição das restrições do tombamento será estudada nos próximos dias.

Viver é Perigoso

SEGUNDA - FEIRA , NA BOA VISTA, É CLARO


Viver é Perigoso

HELP !



Caúsidico Jurássico,

Fale-nos sobre a diferença entre Estado de Direito e Democracia. 

Grato

Zelador

Viver é Perigoso

AMIGO É COISA PARA SE GUARDAR DENTRO DO PEITO


"Amigo é o que quando você vai lá ele já vem vindo"

Millôr

Grato ao amigo e colega Guilherme Grilo e a Moça Bonita Joyce, por terem cuidado para que os setentões da Turma de Efei - 1973 se encontrassem. Muitos fisicamente não estiveram presentes, mas sem nenhuma dúvida, presentes no coração de todos.

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA

Os reitores e reitoras associados ao Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) publicaram uma nota à comunidade política e científica criticando a decisão do governador Romeu Zema (Novo) que alterou, na última quinta-feira (26/10), as regras para a escolha da gestão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

NOTA À COMUNIDADE POLÍTICA E CIENTÍFICA DE MINAS GERAIS 

Os Reitores e Reitoras das Institituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, associados ao FORIPES, manifestam profunda preocupação com o teor do Decreto 48.715, de 26 de outubro de 2023, que modifica o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), sem consulta à comunidade científica ou diálogo com a própria agência. 

O novo estatuto retira do Conselho Curador da Instituição, historicamente formado por pesquisadores e entidades públicas e privadas do Estado de Minas Gerais envolvidos em pesquisa e inovação científica, a prerrogativa de elaborar lista tríplice para o Presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Além disso, intervém diretamente na escolha do Presidente do Conselho Curador, que sempre foi exercido por pesquisador ou pessoa pública ou de instituição privada integrante do próprio conselho. A partir do novo estatuto a relevante função de Presidente do Conselho passa a ser exercido por servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), que acumula suas funções na SEDE e a de Presidente do Conselho Curador, em claro desacordo com os preceitos democráticos e a missão de Estado da Fundação. 

O Presidente e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação serão indicados diretamente pelo Governador do Estado, sem previsão de mandato. O Conselho Curador, por sua vez, perde ainda a função original de deliberar sobre o manual da agência, o plano de ação e o orçamento anual da agência, assim como sobre suas eventuais modificações. 

Esse novo estatuto não apenas despreza a gestão democrática das fundações de amparo, como também alija os pesquisadores e a comunidade científica das decisões da mais importante agência de fomento à pesquisa do Estado, abrindo espaço para atuações político-partidárias e ignorando o necessário envolvimento daqueles que, de fato, fazem ciência no Estado. 

Essa mudança estatutária em última instância enfraquece a atuação da Fundação com o risco de torná-la mero instrumento de gestão administrativa e burocrática a serviço de outros interesses que não seja o pleno desenvolvimento socioeconômico do Estado, induzido pelo necessário e contínuo investimento em pesquisa e inovação científica. 

O respeito à lista tríplice para Presidente e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação e a manutenção das atuais regras para a definição do Presidente do Conselho Curador e o Estatuto atual asseguram as condições necessárias para que a política científica de Minas Gerais seja conduzida por sua Fundação de Amparo, de forma autônoma, como um projeto de estado em benefício de uma política de indução da pesquisa e inovação científica independente de amarras políticas e arranjos partidários. 

Criada em 1985, a FAPEMIG tem um importante histórico de amparo à ciência e é um órgão imprescindível para o Estado e a sociedade mineiros. Como patrimônio do povo mineiro, deve continuar a atender os interesses da sociedade, em constante diálogo com todas os pesquisadores, Instituições e organizações, sem risco de intervenções políticas, assegurando assim sua missão precípua de induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Minas Gerais. 

Nesse sentido, o FORIPES vem respeitosamente solicitar que essas recentes decisões sejam revistas rapidamente, resgatando, assim, o caráter original da FAPEMIG, alinhado com o que ocorre com as demais FAPs, para o bem do nosso Estado de Minas Gerais.

ASSINAM ESTA NOTA AS REITORAS E REITORES DAS INSTITUIÇOES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS IDENTIFICADAS NO CABEÇALHO.

( CEFET/MG - UEMG - UFJF - UFLA - UFMG - UFOP - VFTM - UFU - UFV - UFVJM - UNIFAL - UNIFEI - UNIMONTES - IFMG - IFNMG - IFSEMG - IFTM - IFSULDEMINAS 

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Fernando Del Hambre - Cartunista do El País - (El Viajero)

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira esteve hoje (30) em Belo Horizonte para participar do “1º Encontro de óleo, gás e biocombustíveis para o fortalecimento da cadeia de produção industrial e comercial brasileira” e apresentou propostas de investimentos para o setor e para a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana.

Como sempre tem acontecido, quando da visita de um ministro do atual Governo Federal, o governador Zema, não aparece. Sobre o vazio, declarou o Sr. Ministro de Minas e Energia:

" Todas as vezes que eu vim aqui, o governador foi convidado. Todos os ministros de Estado, quando vêm, convidam o governador. Infelizmente, nós não temos tido o retorno por parte do governador Zema). A presença do governador para nós é muito importante. Eu volto a destacar: a sinergia entre o governo, os governos municipais, os governos estaduais e o governo federal é que vai fazer a diferença para a implementação de políticas públicas que combatam desigualdade que gerem emprego e renda."

Na avaliação do ministro de Minas e Energia, o governador Romeu Zema tem um projeto político que passa pela disputa presidencial, mas que deveria deixar a disputa para o período eleitoral. 

Concluiu o Ministro :

“Minas não pode pagar esse preço por um projeto político, que pode ser legítimo e republicano, mas que não deve ser precipitado. Minas tem o presidente do Congresso Nacional, tem uma bancada federal, um ministro de Estado que está sempre disponível para poder trabalhar de mãos dadas com o Governo do Estado”.

Em tempo, o Ministro Alexandre Silveira e mineiro de Belo Horizonte e do PSD.

Blog: Ei ! alguém aí do NOVO, avise o Sr. Zema, que o Governo que ele tem evitado ganhou as eleições em Minas Gerais.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS



Boa tarde!!! Bom chá da tarde com sabor de Gratidão.

A vida é feita de momentos e eu amo registrar todos que mexem com minha emoção…

Sábado acordei muito cedo e olhei na janela. O dia estava nublado mas não chovia. Pensei por um minuto e rapidamente fiz a mala, peguei o carro e rumei para Itajubá que fica a 260Km de São Paulo. Lá estava acontecendo uma festa desde quarta feira. 

Era a comemoração de 50 anos de formatura dos Engenheiros formados na EFEI em 1973.

Meu marido era dessa turma. Fui por ele dar um abraço nos seus colegas e amigos.

Eu conheço todos. Há mais de 50 anos. Homens inteligentíssimos, íntegros e iluminados que fizeram diferença na construção do Brasil. Hoje estão aposentados e se deram ao luxo de fazer a festa num final de semana comum. Foram quatro dias de festa que se encerrou com uma linda Missa!

Quantas revelações surpreendentes eu captei dos momentos ali vividos! Quantas histórias lindas de vida pude ouvir! Quanta amizade sincera pude sentir e que continua viva ao longo desses 50 anos! Quanta receptividade eu tive mesmo sendo viúva de um dos companheiros que já partiu dessa vida há 8 anos!

Amei estar com esses homens e suas mulheres maravilhosas!

Os abraços calorosos que recebi traduziam o calor da amizade que existe nesta turma e a alegria de estar de volta na cidade “Fácil de ser amada”.

O jantar de encerramento aconteceu debaixo de uma lua cheia que testemunhou o reencontro, o sorriso de alegria de todos é uma pontinha de tristeza pela despedida.

Num dado momento a Sônia, esposa de um deles me puxou pela mão e me disse:

- Bah. Vem sentar aqui do lado do Zézinho. Ele gosta de conversar com você.

Deixei-me levar por ela e me acomodei do lado dele. A conversa fluiu espontaneamente. Falamos de livros, músicas, sentimentos, da festa, dos organizadores, da excelência de tudo e até de futebol. Que alegria saber que ele assistiu " in loco" as proezas dos meus ídolos nos campos de futebol! Baggio, Zidane, Figo, Beckenbauer, David Beckham e Ronaldo Fenômeno.

Valeu Sônia! Se eu pudesse ficaria a noite toda conversando com essa turma que pra mim é o " Crème de la Crème” da minha época.

Que felicidade ter a amizade de vocês queridos Engenheiros da EFEI! Parabéns a todos por chegarem até aqui comemorando essa vitória de 50 anos de formados.

Bah, do David Vergueiro.

Viver é Perigoso 

OBSERVADOR DE CENA


Meu caro, merece leitura.

Não consegui postar pois passou o número de caracteres.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/becky-korich/2023/10/shaloom-salaam.shtml


Observador de Cena

Blog: Caro Observador, grato. Shalon e Salamtek

Viver é Perigoso

CLIMA

 

Viver é Perigoso

TEMPOS MODERNOS


"Equilibrados, normais, tranquilos e conscientes, de forma voluntária, buscaram a internação em uma clínica psiquiátrica. "

Viver é Perigoso