Translate

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PEGANDO NO SONO


"Lembrei-me do meu amô
Sodade gritô no peito
O pensamento avuô
I chorei, num teve jeito."
(ana maria gazzaneo)
ER

FRASE DO DIA


"No Brasil a medicina vai bem
mas o doente ainda vai mal.
Qual o segredo profundo
desta ciência original ?
É banal: certamente
não é o paciente
que acumula capital."
(Antonio Carlos de Brito - Cacaso -Mineiro, morreu no Rio aos 43 anos)
ER

MUDARAM A HISTÓRIA DA MÚSICA


O violão existe de 1200 a.C. Os primeiros fabricados em massa, não amplificados e com cordas de aço, foram feitos por Orville Gibson na década de 1870. Em 1884 foi fundada a Gibson Company. O imigrante alemão C.F.Martin abriu a sua fábrica de violões em 1900. Em 1924, o engenheiro Lloyd Loar projetou os primeiros captadores que se tem notícia. Somente 10 anos mais tarde, em 1934, que fabricantes como a Gibson, Rickenbacker e a National começaram a fabricar guitarras com captadores.
Os primeiros solistas de blues usavam o popular modelo Gibson ES-150, de corpo oco.
A famosa guitarra de B.B. King, batizada por ele de "Lucille" é uma Gibson ES-335 de corpo semi-sólido.
Leslie Polfuss, nascido no Wisconsin, e que ficaria conhecido com Les Paul foi quem criou a guitarra de corpo sólido. Em 1941 ele construiu o seu modelo na fábrica de guitarras da Epiphone em Nova York. Além de ser um músico talentoso, Les Paul era um gênio da eletrônica. No final dos anos 30 foi o pioneiro na gravação com multiplas entradas, mais tarde chamado de gravação multicanal.
Em 1951 fez muito sucesso com gravações feitas com sua mulher, a cantora Mary Ford.
Nesse meio tempo, dois vizinhos Paul Bigsby e Leio Fender, que fundou a Fender Company em 1947, estavam no mesmo caminho. Fender fabricou o seu modelo Broadcaster em 1948, rebatizado de Telecaster em 1950.
Em 1952 a Gibson lançou a primeira guitarra de corpo sólido, modelo Les Paul. Nos anos seguintes, diversos modelos Gibson Les Paul foram lançados, como: Custom, Junior e Standart ou SG.
Em 1953, Leo Fender lançou a sua Stratocaster de corpo sólido e triplo captador. Buddy Holly usava uma Stratocaster. James Burton (que solou Suzie Q) usava uma Telecaster. Eric Clapton tocava e toca a Gibson Les Paul. Mesmo canhoto, Jimi Hendrix preferia uma Fender Stratocaster com o encordoamento invertido.
Como tenho mania de anotar os modelos de guitarra usados pelos "grandes", irei escrevendo sobre isso. É história.
ER

CANDIDATOS E PESQUISAS


(Amarildo - A Gazeta -ES)

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL


CAMPO DE BATALHA
Considere o País dividido em cinco regiões. Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Pelos números das pesquisas e pelo histórico, o Norte e Nordeste devem pender para a Dilma Rousseff. O Sul e o Centro-Oeste devem pender para o Serra.
A eleição deverá ser decidida pelo Sudeste. Mas se ter uma ideia sobre as eleições nos EUA. Lá o mapa eleitoral situa republicanos no centro-sul enquanto democratas se concentram no norte e nas costas leste e oeste. São chamados de Red States e Blue States, numa alusão as cores vermelhas e azul dois dois partidos.
Já os Estados sem maioria definida são os swing states, cujo eleitorado oscila entre as legendas. Como costumam desempatar os embates em que há equilíbrio de forças, são chamados de "battle ground states" ou "Estados campos de batalha".
No Brasil, o Estado que mais se assemelha a um campo de batalha é Minas Gerais. Em 2002 e 2006, Lula venceu em Minas, mas os tucanos com Aécio ganharam o governo estadual.
Vencerá a eleição quem conquistar os mineiros.
(fonte OESP - ER)

TODO O CUIDADO É POUCO


Imagino que todos estão ansiosos para efetuar as suas doações financeiras para os candidatos e partidos, com vistas as eleições. Atenção: isso não é custo, é investimento (não pessoal, mas para a comunidade).
Cuidado. Documente tudo. Você, pessoa física, poderá doar no máximo 10% do seu rendimento bruto, de 2009, conforme declarado no Imposto de Renda.
Pessoa jurídica (sua loja, sua indústria, etc), poderá doar até 2% do faturamento bruto da empresa em 2009.
Conserve em seu poder o comprovante da doação, pois terá que declarar a operação no próximo IR.
Cuidado. Evite dores de cabeça.
ER

É DISCO QUE EU GOSTO !


CHÃO DE ESTRELAS
A música é de Silvio Caldas e a letra de Orestes Barbosa. O título original "Foste a sonoridade que acabou" foi alterado para "Chão de estrelas" por sugestão do poeta Guilherme de Almeida. Falamos de 1935.
Segundo o poeta Manoel Bandeira, o verso mais bonito feito no Brasil foi "tu pisavas os astros distraída".
A música foi lançada em 1937 e só se tornaria um sucesso nacional em 1950.
Quando conheci "Chão de Estrelas" através do meu primo Carlos Riera, do Bar Caçador, ali por 1960, achei chata e paradona. Vivia a época do rock & roll e estávamos em outra. De repente comecei a atentar para a poesia e caí na real.
A seresta é muito bonita. E o Altemar Dutra está entre os meus cantores prediletos.
Ouçam com o dono da música, Silvio Caldas, a poesia magistral "Chão de Estrelas"
ER

CONTA GOTAS


1 - Meu vizinho (na Boa Vista ainda temos) estava eufórico ontem. Finalmente saiu o aumento para os aposentados. Disse que vai investir todo o aumento recebido, em gado. Vai comprar hoje todos os R$11,00 do aumento, em carne moída.
2 - Como dizemos em Minas: Óia... Hélio Costa comentando a sua larga vantagem na pesquisa Datafolha sobre Anastasia: " Agora basta a campanha "ligar" no automático e não errar.
3 - Esse é bom: Paulo Maluf sobre a possibilidade de ser pego pelo "ficha limpa" : "Só Deus vai me tirar da vida pública".
4 - Mais um discurso para ser decifrado: "Eu acho que é muito diferente a instituição Exército Brasileiro, Forças Armadas, daquele período histórico. Acho que inclusive naquela época cê tinha diferenças entre o Exército. E hoje eu acho que temos um Exército num país democrático, em geral, sem exceção, nas três forças. (adivinha quem disse ?)
5 - O homem avança, escorrega para frente, dolorosamente, às vezes. Após um passo à frente ele pode escorregar para trás, mas somente meio passo, e nunca um passo inteiro. (steinbeck)
ER

CHÁCARA DO CÉU



Despeça da família e venha.
  • Abadejo a brasileira; arroz. ovo cozido e pirão de peixe.
  • Frango à "Walter Bianchi"; grelhado ao molho de azeitonas pretas, arroz com espinafre, tomate seco e cenoura na manteiga.
  • Contra file grelhado à "Tião simões", arroz à calabresa, mandioca frita e vinagrete.
  • PF Tradicional
  • Pãezinhos e manteiga Santanata
  • Sobremesa: manjar de côco com calda de ameixa, morangos frescos com creme chantilly e bolo gelado de amêndoas.

Obs: A partir de hoje passamos a servir manteiga Santanata, que foi aprovada pelo Instituto Parisiense de Chefs.

(Não peça pizza, Dr. Aldo)

ER

ESTÃO CHEGANDO OS DEBATES