Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

JORNAL NACIONAL



Democraticamente encerrei hoje a semana de entrevistas/debates promovidas pela TV Globo. Tive o prazer de assistir a lutadora Simone Tebet falar de suas ideias.

Quase um Ciro (gentil e educado) de saias. Faltou grandeza e interesse público (já é querer demais) ao MDB e PDT para se comporem numa chapa única. Ciro e Simone poderiam se apresentar com chances (modestas) de serem alternativa viável para uma ansiada terceira via.

Conclusão da semana: Pela primeira vez na vida, chego numa eleição, sem saída visível. No primeiro turno penso em dar uma força para a Simone, mas num segundo, conforme previsto pelas pesquisas, "eu passo".

Chamou atenção durante as falas da semana, um posicionamento comum entre os entrevistados. Para todos eles, de forma mais direta ou indireta, o grande vilão do País é o famigerado Centrão ou generalizando, o Congresso como um todo.

Já que é uma unanimidade, a campanha nacional deveria ser: "NÃO REELEJA NINGUÉM". Vamos começar de novo. Bastam como antigos, os senadores que seguem com mandato.

Imprescindível para todos os políticos conhecerem a real situação da população: Todos eles deveriam ser obrigados (durante o mandato) a residirem em casas de frente para a rua. 
Nada de condomínios isolados e protegidos. Tomarão conhecimento da situação de dificuldade atravessada pelos moradores. Nada de desligar campainhas. Não tem como não atender os pedidos de socorro. Não se trata de grana. Trata-se de comida e de crianças e velhos com olhares tristes.

O País mais rico do planeta e o maior produtor de alimentos, como disse a Simone Tebet, assiste todas as noites, cinco milhões de crianças irem dormir com fome.

Oremos.

Viver é Perigoso

VERDADEIRO XANDÃO

 


Para o nosso amigo Anônimo destacar e colar no álbum de figurinhas.

Viver é Perigoso

POSTO IPIRANGA




"Não queremos a 'chinesada' entrando aqui quebrando nossas fábricas. Queremos uma coisa moderada.

Paulo Guedes

Blog:  Calma Posto Ipiranga, a soma dos negócios Brasil e China em 2021 chegou a US$ 135 bilhões, sendo daqui para lá, US$ 88 bilhões. A China é o maior parceiro comercial do Brasil. E claro, não vão querer quebrar as nossas fábricas, que são atendidas, em grande parte, pela energia elétrica fornecida pela China Three Gorges Corporation (CTG), que tem 48% da geração elétrica do Estado de São Paulo, e a geração de Belo Monte conduzida pela State Grid.

Viver é Perigoso

HOJE É SEXTA !


Viver é Perigoso

TEMPOS SOMBRIOS

 


Galeria da Livraria Martins Fontes - São Paulo

Do grande amigo e guru, Wellington Etrusco

Viver é Perigoso

FAZER O QUÊ ?


“Gente passa mal? Sim, passa mal no Brasil. Alguém já viu alguém pedindo um pão ali no caixa da padaria? Você não vê, pô. Até no interior”.

Jair 

Lembrando, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, apontou que, no fim de 2020, 19,1 milhões de brasileiros não tinham o que comer. Agora, são 33,1 milhões

O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19l reuniu dados entre novembro de 2021 e abril de 2022, com 12.745 domicílios visitados, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Blog: Insensibilidade total. Jair, com 33 anos de cargos políticos, três filhos vivendo de política. Sem noção. 

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

Um polímata (polymathes) - "aquele que aprendeu muito" é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos. Muitos dos cientistas antigos foram polímatas de acordo com os padrões atuais. 

"O Polímata" - Uma história cultural de Leonardo da Vinci a Suzan Sontag - Do professor Peter Burke, 495 páginas - Editora Unesp

Num relato de perder o fôlego, Burke, revela as incríveis histórias de "monstros da erudição". Os polímatas moveram as fronteiras do conhecimento de inúmeras maneiras. Pensadores obsessivos, recursaram-se a circunscrever seus objetos de estudo a um campo do conhecimento. 

Burke, identifica quinhentos polímatas ocidentais. Abordando desde a renascença até os dias atuais, muda nossa compreensão dessa notável e atraente espécie de intelectual. Na certa, em algum momento da vida, nos deparamos com alguns deles. 

Na lista dos quinhentos, estão Da Vinci, Erasmo de Roterdã, Copérnico, Rabelais, Giordano Bruno, Raleigh, Bacon, Descartes, Pascal, Newton, Vico, Montesquieu, Voltaire, Benjamin Franklin, Euler, Diderot, Adam Smith, Thomas Jeferson, Lavoisier, Carlyle, Comte, Tocqueville, Darwin, Karl Marx, Freud, Max Weber, Jung, Teilhard de Chardin, Keynes, Ortega y Gasset, Schrodinger, Toynbee, Piaget, Linus Pauling, Sartre, Bobbio, McLuhan, Focault, Umberto Eco, Suzan Sontag.

Fazem parte da lista três brasileiros. Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro e José Mariano Conceição Veloso. Sim, Veloso, mineiro de São João Del-Rei (1742/1811), foi um sacerdote, professor, missionário e botânico, que coletou espécimes animais, vegetais e minerais que foram insumos para a sua obra "Flora Fluminensis".

Anotei dezoito mulheres na lista dos polímatas notáveis.

Impressionante.

Viver é Perigoso