Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

CUBA LIBRE - E O LULA HEIN ?


Manifestantes detidos nos protestos de rua ocorridos em Cuba no ano passado estão enfrentando duríssimos julgamentos e podem ser sentenciados a até 30 anos de prisão.

Esta semana, promotores julgaram mais de 60 cubanos acusados de crimes que incluem subversão, por terem participado dos protestos de julho de 2021 contra a crise econômica.

Entre os processados há pelo menos 5 menores de idade, alguns de apenas 16 anos. Eles fazem parte dos mais de 620 detidos que estão sendo julgados.

Em entrevista concedida, na ocasião, ao jornal El País, o condenado Lula, questionado sobre os protestos em Cuba, afirmou:

“Essas coisas não acontecem só em Cuba, mas no mundo inteiro. A polícia bate em muita gente, é violenta. É engraçado porque a gente reclama de uma decisão que evitou os protestos em Cuba, mas não reclama que os cubanos estavam preparados para dar a vacina e não tinham seringas, e os americanos não permitiam a entrada de seringas. Eu acho que as pessoas têm o direito de protestar, da mesma forma que no Brasil. Mas precisamos parar de condenar Cuba e condenar um pouco mais o bloqueio dos Estados Unidos”, disse Lula ao El País. Quem decide a liberdade de Cuba se não o povo cubano? O problema da democracia em Cuba não será resolvido instigando os opositores a criar problemas para o Governo. Será conquistada quando o bloqueio acabar”.

Blog: A visão do PT e do Lula sobre a ditadura cubana (e outras de esquerda) é absurda. A única Cuba Libre que esse pessoal não dispensa, é o coquetel feito à base de rum, coca-cola e limão. Aliás, atribui-se a invenção desta bebida aos soldados norte-americanos que ajudaram nas guerras da independência cubana em 1898, o que explicaria seu nome.

Viver é Perigoso

BESTIAL



Técnicos portugueses de futebol se destacam no mundo. Dirigem no Brasil os times do Palmeiras (Abel Ferreira) e Flamengo (Paulo Souza). Em passado recente, o Jorge Jesus, levou o Flamengo a ganhar quase tudo.

Seis seleções de futebol de países espalhados pelo planeta são dirigidas por portugueses. Estão à frente de grandes times. Por exemplo, José Mourinho, treina o Roma.

Mas não foi sempre assim.

Otaviano Martins Glória, mais conhecido por Otto Glória, carioca de 1917, foi técnico da Seleção Portuguesa no mundial de 1966, na Inglaterra, quando alcançou com grande destaque  o terceiro lugar (tendo eliminado o Brasil).

Além de ter dirigido a Portuguesa e Vasco da Gama, ligados a colônia portuguesa no Brasil, dirigiu também o Benfica, Porto e Sporting. Na França esteve no Olimpic de Marselha e no Atlético de Madrid, na Espanha.

Otto Glória, muito ligado ao futebol português, declarou certa vez sobre o trabalho de treinador em Portugal:

"Naquele país, quando se perde o treinador é chamado de "Besta". Quando vence, de Bestial".

Viver é Perigoso

PARA PENSAR


Deu no Broadcast - Estadão

A despeito do ambiente macroeconômico mais desafiador para captações de recursos, a 3R Investimentos vai lançar ao mercado a oferta inicial de cotas de um fundo imobiliário de R$ 150 milhões até o começo de fevereiro. O veículo terá como objetivo desbravar um setor pouco explorado, que é a compra de imóveis ocupados por universidades comunitárias para explorar o recebimento de aluguéis. A operação é conhecida pelo jargão sale and leaseback, em que o vendedor do imóvel continua como inquilino.

O fundo visará a compra de participação em dois prédios do campus da Universidade de Passo Fundo (RS). A previsão é extrair daí um cap rate (relação entre a receita anual do aluguel e o valor pago no imóvel) de 12%, com dividendos na ordem de 10,5% ao ano – um retorno que pode ser considerado alto. A oferta será restrita a investidores qualificados e há conversas em andamento para ancoragem por familly offices ligados aos setores de construção e educação de São Paulo.

Existem ao menos dois fundos imobiliários voltados para prédios de universidades, mas nenhum deles atua com instituições de ensino comunitárias – que são organizações sem um dono definido. Aqui, as mensalidades devem servir apenas para cobrir os custos dos cursos, de modo que o lucro deve ser utilizado na própria universidade.

Aos
olhos de investidores, uma transação com esse tipo de universidade embute mais riscos (daí o pedido de maior retorno). Há, por exemplo, mais dificuldade de se cobrar inadimplementos ou até mesmo executar dívidas, já que a justiça dá maior proteção a organizações com fins sociais.

Para contornar esse risco, a 3R está montando uma arquitetura financeira que prevê receber os aluguéis diretamente dos alunos, controlando os boletos das mensalidades. Essa arquitetura é pouco usual entre os fundos, mas se der certo pode abrir caminho para novas operações do tipo.

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA


 
Elis Regina Carvalho Costa, gaúcha de Porto Alegre, que estreou na vida em 1945.

Para mim, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Uma das maiores do planeta, falando de Piaf, Etha James, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Amália Rodrigues, Dulce Pontes.

Reconhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente. Elis Tivemos o prazer de assisti-la pessoalmente no espetáculo "Falso Brilhante", no Teatro Brigadeiro.

Difícil acreditar que já faz mais tempo que ela tomou o barco, do que viveu. Tomou o barco em 1982, exatamente no dia 19 de janeiro. Estava com apenas 36 anos. E já lá vão 40 anos da tragédia.

Extraordinário desempenho interpretando "Atrás da Porta" do Chico. "Casa no Campo" do Zé Rodrix e Tavito, "Como nossos Pais, do Belchior, "O bêbado e o equilibrista", do Aldir Blanc, seu "Tiro ao Álvaro", com o Adoniram Barbosa e a inesquecível "Exaltação a Tiradentes", do Penteado/Mano Décio da Viola/Estanilau Silva.

Baixinha encrenqueira, de posições firmes e talento. Muito talento.

Viver é Perigoso

DRAGÃO DA INFLAÇÃO


 Viver é Perigoso