Translate

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

VIVA PARIS !



Fiquei sabendo a razão do sumiço da Bah no "viver é perigoso". Uma amiga comum, que esteve passando o carnaval em Itajubá, informou que sua família alugou um apartamento em Paris, para passar uma temporada.
Estou lhe enviando um email pedindo algumas dicas culturais.
Não tenho liberdade para brincadeiras mas creio que ela pode estar gastando parte dos direitos recebidos pelo seu livro "As Meninas da Carlos Goulart" e ,possivelmente, colhendo material para o novo livro.
A última coisa de que ela se lembrará em Paris é de blogs made in Brazil.
Bom proveito e breve retorno.
(acabei de reparar: esta é a postagem de número 300, de 2010)
ER

CHAMADA DO ALÉM



Eu estava lá. Tempos atrás, estive no sepultamento em São Paulo de um empresário meu conhecido. Aconteceu num desses cemitérios modernos, mais parecido com um jardim.
Só não me digam que existe cemitério bonito ! Impossível descolar a bucólica paisagem das lembranças que inevitavelmente passam pela cabeça,em especial, a doída saudade.
Não querendo interromper, mas interrompendo, conheci um rapaz numa situação curiosa: Disse-me ele que nunca tinha perdido por falecimento alguém em sua vida. Quando ele nasceu, seus avós já haviam falecido. Os tios, primos, etc, eram todos vivos. Sempre teve poucos amigos e não se lembrava da morte de nenhum.
A única morte que lhe tocou um pouco e assim mesmo de longe, fora a do Senna.
Voltando à "vaca morta", quero dizer, ao acontecimento inicial.
A família estava conformada e os presentes vinham com aquele papo furado: Descansou...
Pois bem... desceram o caixão e todos os mais próximos (eu não conhecia esse ritual),colheram um pouquinho de terra no chão e a lançaram sobre a urna funerária.
Um Senhor grandão, com cara e cabelos de cantor de tango se aproximou e, ao agachar para coletar o volume de terra, seu celular escorrregou de mansinho do bolso da camisa indo parar no fundo da cova.
Creio que somente eu notei.
Pareceu-me ser um desses aparelhos caros, com mil e uma utilidades, e que também recebe e faz ligações para outras pessoas.
O sujeito olhou para os coveiros (eram dois) que não viram nada. Olhou para um, olhou para outro e nada. E terra em cima.
O Padre recitava as últimas palavras, quando o celular tocou, imaginem!... o hino do Corintians.
O dono do aparelho, conformado com a perda, sumiu por uma ruela.
Mal estar geral e terra em cima.
O som foi ficando mais abafado e foi sumindo, sumindo, até desaparecer.
Eu, de saída, ouvi uma senhora loira comentando com o marido: Puxa! que singela homenagem ! No que o marido arrematou: homenagem foi a PQP. O Armando era Verdão roxo.
ER

CARTA DO EXÍLIO - GRÉCIA







Email recebido, ontem, da Grécia, do Filósofo José Tipica.
Caro Zé,
Favor encaminhar para o nosso amigo que se encontra em dificuldades:
"Como o diabo, eu sei bastante porque eu sou muito velho. Pense nisso rápido:
Não dê chances para a Câmara Legislativa do DF votar o seu impeachment.
Na quarta ou quinta -feira pela manhã envie uma carta renunciando ao cargo de Governador. Isso não dificultará a sua vida, pelo contrário.
Fora do governo, não teria porque você continuar na PF. Você está aí, face à acusação de importunar possíveis testemunhas, usando a posição de Governador.
Fora do governo, o habeas corpus deverá ser concedido, lhe tirando da detenção e possibilitando trabalhar na sua defesa, como cidadão comum.
O seu Vice, Paulo Octávio, tudo indica, caminha para ser expulso do DEM na reunião da próxima terça-feira.
Algo me diz que ele também renunciará ao cargo após a conversa que terá com Lula amanhã.
Ele que toque a vida dele.
O Presidente da Assembléia, se não me engano, Deputado Wilson Lima assumiria de imediato como Governador, convocando eleições indiretas para a conclusão do seu mandato (até 31/12/10).
Afaste-se da política com todos os seus direitos em pleno vigor.
Prepare a sua defesa, e pague o que for devido (se o for).
Mude para o Rio ou São Paulo e busque o recomeço, por exemplo, ajudando a reconstrução do Haiti ou trabalhando na Pastoral da Criança, que perdeu a Dna Zilda Arns.
Cuide de sua família.
O Brasil vai mudar muito e você, com sua capacidade, acompanhará. "
Abraço,
José Tipica

É DISCO QUE EU GOSTO (23)




AS PASTORINHAS

Marcha de Noel Rosa e Braguinha, composta em 1934. Gravada por Silvio Caldas em 1937 para o carnaval de 1938. Disputou a posição de melhor música do carnaval daquele ano, com "Touradas em Madrid". Depois de muita discussão, ficou com o primeiro lugar. Com ela encerramos o especial "É disco que eu gosto" do carnaval.
ER

CONTA GOTAS

1 - Recorde: Estamos no último dia do Carnaval (exceto na Bahia, que é o ano todo) e consegui não assistir um segundo de televisão. Não vi nenhum folião, nem reportagens sobre acidentes nas estradas e nem resultados ou previsões de desfiles de Escolas de Samba. Soube que a Madonna e a Paris Hilton foram destaques. Uma, firme com o seu Jesus e outra, sempre prá lá de Bagdá. Creio não estar perdendo nada.

2 - Li que, em levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, o Brasil tem menos de 150 palhaços registrados (profissão ainda não regulamentada). Agora... palhaços não registrados?! tem um pouco mais. Estás nessa ?

3 - Sucesso na Espanha a revista Cuore - 350.000 exemplares semanais. Pega no pé dos famosos, principalmente nas fotografias. Em entrevista para a PIAUÍ, o Diretor diz que a revista tem uma filosofia 100% livre de Photoshop. Continuando, diz: Trazemos as estrelas de volta à terra. Dizemos não só que você poderia ser essa mulher rica, bonita e famosa, mas também que, talvez, você esteja melhor do que ela. Nunca seremos belos como eles; eles, então, que sejam feios como nós. No concurso "As Piores Bundas do Ano", foram agraciadas Britney Spears, Beyoncé e Victória Beckham.
4 - Também não é só festa. O conglomerado Dubai World pretende pagar apenas 60% de sua dívida de US$ 20 bilhões. Isto, em sete anos. US$ 8 bilhões vão para o ralo. Ilhas em forma de coqueiros, torneiras de ouro nos banheiros... hum !
5 - O que não sabia: Segundo o Prof. emérito da USP, José de Souza Martins, a música caipira foi criada pelo paulista de Tietê Cornélio Pires de família antiga de São Paulo. Ele, escritor, levou anos amadurecendo a criação da música sertaneja de inspiração caipira. Protestante (Presbiteriano) como Otoniel Mota, em 1910 promoveu no Mackenzie- escola presbiteriana de São Paulo- conferência sobre o caipira e a apresentação de grupos de catira e o cateretê. Foi o interesse protestante por essas tradições que abriu o caminho para a secularização da música caipira sob a forma de música sertaneja. Como importantes nesse segmento, além dos falecidos Pena Branca e Xavantinho temos Renato Teixeira, Renato Andrade, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Ivan Vilela (todos conhecemos), Tavinho Moura, Almir Sater, Fernando Deghi, Pereira da Viola e outros mais.
ER

NÃO SE ACANHE POR GOSTAR !



ABBA
Grupo sueco formado em 1972 pelos músicos e compositores Ulvaeus e Andersson e as vocalistas Agnetha e Frida. Grupo sueco de sucesso, que dominou as paradas mundiais de 70 a 80. Venderam 375 milhões de albuns. O nome ABBA foi tirado das primeiras letras dos nomes dos componentes.
O produtor britânico Brian Eno (Talking Heads/David Bowie/David Byrne/U2/Coldplay, diz sobre o ABBA:
"Nos anos 70 ninguém admitia gostar do ABBA. Agora tudo bem. É tão Kitsch. O Kitsch é uma desculpa para defender o fato de que as pessoas sentem uma emoção comum. Se é Kitsch, é como você emoldurasse a coisa e sugere que está sendo irônico. Mas na verdade não está. Está mesmo gostando da música. Gosto do ABBA. Já gostava na época e não admitia. O esnobismo da época não permitia. Admito que, quando ouvi "Fernando", não consegui guardar mais o segredo. O que me encantou nessa música foi a linha da cantora mais grave. Passei meses tentando entender. Por isso deixei de ser cético e exagerei na direção oposta. Virei um grande fã."
ER[

QUANTO RISO OH ! QUANTA ALEGRIA ...




FRASE DO DIA

"O MAL DE QUASE TODOS NÓS É QUE PREFERIMOS SER ARRUINADOS PELO ELOGIO A SER SALVOS PELA CRÍTICA"

(Norman Vincent)