Translate

sábado, 18 de setembro de 2021

VIVER É PERIGOSO



Estivesse ainda entre nós, diria a minha amada Vó Virgínia, em sua casa no Morro Chic, é claro:

- Meu filho, estamos nos fim dos tempos.

Diz Regina, protagonista do livro "A Extinção das Abelhas", situado em 2030, escrito pela gaúcha Natalia Borges Polesso. Uma história brutal sobre uma mulher, um gato e um mundo em colapso.

"O mundo está entrando em colapso por uma série de questões e a situação, aqui, é mais séria. Primeiro a comida fica cara. Depois podre. E então não há mais nada para comer - nem remédio, nem dignidade. A violência aumenta. Civis vigiam uns aos outros, milícias cuidam da segurança particular. Os ricos fogem nos últimos aviões. Não há mais noite e dia. Só dia. O fim do mundo não chega de uma hora para outra. Os sinais estão aí, nós é que não percebemos. A gente pensou que daria um jeito. Isso é bonito e é tão triste."

Aqui e hoje, lendo o noticiário. 

Um grupo de 140 brasileiros foi apreendido pela Patrulha de Fronteira Americana. A brasileira, técnica de enfermagem, de Rondônia, com 49 anos, Lenilda Pereira Oliveira dos Santos, foi encontrada morta na última quarta-feira (15) no deserto de Deming, no Novo México. Ela tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos, mas foi abandonada pelo grupo que tentava atravessar a fronteira.

Após horas caminhando depois cruzar a fronteira americana, a mulher sentiu-se mal diante do calor e do sol forte e percebeu que não conseguiria mais continuar. O restante do grupo decidiu seguir, mas prometeu voltar para resgatá-la – o que nunca aconteceu. 

A perícia determinou que a causa da morte foi a exposição prolongada ao sol, sem água ou alimento.

Também hoje, disse a cozinheira Irene Moreno, moradora em Sorocaba :

- A carne de vaca perdeu vez em casa. Depois o porco e em seguida o frango. Chegou a vez dos pés de frango. Mais ao alcance do bolso, mesmo passando de R$ 10 o quilo. Faz bem para os ossos e melhor ainda para o bolso. A moela está mais em conta, a R$ 9,80/kg.

Melhor nem pensar.

Viver é Perigoso

E O BILAQUINHO, HEIN ?

 


Deu no Itajubá Notícias:

Em uma entrevista na tarde desta sexta-feira (17), o ex-prefeito Rodrigo Riera antecipou suas pretensões políticas para 2022:

" Sou pré-candidato a deputado federal", afirmou. Rodrigo disse que foi procurado por diversos partidos, mas ainda não definiu por qual será candidato. "Estamos aguardando a reforma eleitoral", declarou.

Blog: Taí um bom candidato. Interessante ele colocar em dúvida o partido pelo qual se lançaria, uma vez que o seu nome funde-se com o do MDB. Mas pensando bem (ou mal), há séculos que se aproximou do DEM (BPS e Bilac).  O time vai se definindo: Bilaquinho para Senador, Rodrigo Riera para Federal, Dr. Bob para deputado estadual, Zema para o governo mineiro e quem disputar com Lula a Presidência.

Candidato a federal, logicamente, precisará dos votos da micro-região, que foi prejudicada e lamenta, por demais, o fechamento do pronto-socorro da nossa Santa Casa de Misericórdia, face ao rompimento provocado pela prefeitura municipal, desde o inicio do governo de Rodrigo Riera em 2012. Aliás, com a presença ao seu lado do atual prefeito Christian e do Vice Baracho.

Ainda dá para corrigir o grave erro.

Viver é Perigoso 

DESENHANDO

Ninguém desconhece a existência de grupos organizados na internet, especializados em disparar movimentos para tentar "desqualificar pessoas". Os de extrema-direita, desde as últimas eleições, vêm trabalhando nisso. Devem compor os tais "gabinetes do ódio".

Pois bem, possuem analistas que indicam a antecipação de ações.

Não deu outra. Certos que homenagens aconteceriam no País pelos 100 anos do educador Paulo Freire, odiado pelo pessoal atualmente no poder, foram disparadas orientações no sentido contrário.

Logicamente, alguns orientados, são da terrinha e muitos deles, de uma forma ou outra, com alguma aproximação com o meio universitário. Devido a imagem do Professor Paulo Freire, reproduzida na Unifei, o local passou a ser considerado, pelos radicais, um muro de lamentações.

Muitos dos participantes e adeptos, provavelmente, nem sabiam quem foi Paulo Freire. 

Outros movimentos idênticos acontecem e acontecerão em todo o Brasil.

Para se ter uma ideia, antecipando o breque, em decisão liminar (16/9), a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu o governo federal de "praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do professor Paulo Freire"

A liminar proferida de forma provisória e em caráter de urgência - foi deferida pela juíza Geraldine Vital, atendendo pedido do MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos).

Na ação, o MNDH argumentou que o governo federal realiza "movimentos desqualificadores" contra Paulo Freire, que recebe "ofensivas e injustificadas críticas". Lembrando, que o então candidato Bolsonaro, em 2018, ao falar sobre políticas educacionais e a necessidade de modernizar a gestão das escolas, falou em expurgar "a ideologia de Paulo Freire" da educação.

Na decisão, a juíza federal lembrou que a liberdade de expressão "constitui direito fundamental" para a "estrutura democrática do Estado Brasileiro", mas que ela exige responsabilidade "de cada um pelos abusos que cometer". "Quando há abuso de direito pela expressão que ameace a dignidade, tem-se violação capaz de liquidar a finalidade da garantia constitucional, desfigurando-a", Tendo isso em vista, "por evidenciada a urgência contemporânea à propositura da ação, aliado ao perigo de dano e risco ao resultado útil do processo", a juíza Geraldine deferiu a liminar em favor do MNDH e contra a AGU.

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO

 

Viver é Perigoso