Translate

terça-feira, 24 de outubro de 2023

CANTINHO DA SALA



Mark Rothko - White Center (Yellow, Pink and Lavender on Rose) - 1950

" O entendimento da arte é muito individual e somente pela observação meditativa é possível captar a realidade e a beleza que a definem. A pintura não precisa de explicações, pois fala por si. Basta o silêncio na contemplação da obra. "

Mark Rothko

Markus Yakovlevich Rothkowitz, simplesmente Mark Rothko, de origem judáica, nasceu na Rússia em 1903. Imigrou para os EUA, com sua família, 1913. Tornou-se um dos maiores pintores do período pó-guerra.

Em 1929, tornou-se professor de desenho para crianças. De acordo com seus amigos, tinha uma natureza difícil. Profundamente ansioso e irascível, podia ser também extremamente afetuoso.

Rothko era um intelectual, um homem extremamente culto que amava a música e a literatura e era muito interessado pela filosofia, em particular pelos escritos de Nietzsche e pela mitologia grega.

Após ter experimentado o expressionismo abstrato e o surrealismo, ele desenvolveu, no final dos anos 1940, uma nova forma de pintar. inventa uma forma meditativa de pintar, definida como "Colorfield Painting" (pintura do campo de cor).

Em suas telas, ele se exprime exclusivamente por meio da cor em tons indecisos, em superfícies moventes, às vezes monocromáticas e às vezes compostas por partes diversamente coloridas. Ele atinge assim uma dimensão espiritual particularmente sensível.

Seu quadro intitulado “White Center (Yellow, Pink & Lavender)” – “Centro Branco (Amarelo, Rosa e Alfazema)” tornou-se, em 2007, a mais cara obra de arte contemporânea vendida em leilão. Ela foi arrematada por US$ 72,8 milhões.

Rothko, doente e com depressão, em 1970, em Nova York, tomou o barco por iniciativa própria.

Viver é Perigoso

INDO PARA O BREJO



Pois é, Caro Mercado Lógico

Ligada ao desmatamento, a produção de alimentos no Brasil concentra quase 74% (73,7%) das emissões de gases de efeito-estufa do país. Desse total, a maior parte (78%) é gerada pela cadeia da carne bovina. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira (24) pelo Observatório do Clima.

Blog: Não sou vegano, vegetariano, etc, mas há, aproximadamente, 10 anos deixei de lado as carnes na alimentação. Muito raro. A mudança aconteceu naturalmente, sem forçar nada, sem sofrimento. Passei a me sentir melhor.

Viver é Perigoso

SUL MARAVILHA


A formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta terça-feira, 24, vai trazer mais chuva e vento forte para a região Sul do País nos próximos dias.

Viver é Perigoso

Õ LÔCO MEU !




Deu no Jornal O Tempo - Blog do Luiz Tito

Seguem muito complicadas as relações na cúpula da Associação Mineira dos Municípios, a sempre festejada AMM. Segundo consta, um acordo celebrado entre os participantes da última disputa pela direção da entidade está sendo rasgado. 

Trata-se, segundo prefeitos comentam, que há um compromisso do atual presidente Marcos Vinicius, em renunciar à presidência da AMM para que assumisse o cargo o prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, com quem o primeiro disputara as últimas eleições na associação. 

Integram a diretoria da AMM um quadro de 45 prefeitos-diretores, que representam todas as regiões do Estado.

Em resposta ao publicado no jornal, o presidente Marcos Vinícius relata um conjunto de situações muito mais graves: 

Em primeiro momento, o presidente Marcos Vinicius confirma a existência do tal pacto que geraria uma administração compartilhada, com a presença do vice Hideraldo na direção da AMM. Segue:

"Desde maio de 2023 o 1º. Vice, Hideraldo,” vem pressionando, inoportunamente, as nossas ações na presidência, chegando ao cúmulo de um ato criminoso, com uma ameaça de morte a mim dirigida (a Marcos Vinicius), como evidencia boletim de ocorrência feito com base nas provas, inclusive, mensagens enviadas por whatsapp pelo 1º. Vice-presidente a diversas pessoas. Tal fato desaguou na instauração de inquérito policial, onde o mesmo deverá ser responsabilizado pelos seus atos”. Nesse sentido, torna-se impossível e irresponsável entregar a gestão de uma entidade histórica, séria, com 71 anos de sólida luta pela causa dos 853 municípios mineiros a uma pessoa com evidente histórico irracional e de descontrole emocional, evidenciado após a última eleição ocorrida na entidade”. 

Viver é Perigoso