Translate

domingo, 11 de junho de 2023

CARTA QUE ESCREVI



Itajubá, junho de 2023

Caros Amigos,

Como têm provas de sobra, no decorrer da caminhada, tenho por princípio respeitar opiniões divergentes no campo da política. 

Esforço-me para entender a decepção que os amigos jairzistas atualmente expressam acerca dos militares brasileiros. 

Por que traíras, melancias, etc ?

Porque patrioticamente (pedindo licença para o uso) cumpriram o determinado pela constituição ? Porque (mais uma vez licença) por terem agido "dentro das quatro linhas" ?

Temos que olhar para diante e torcer para que o Brasil não pare, mas caso alguma queixa deva ser registrada, seria contra muitos militares que aceitaram ocupar importantes cargos sem ter a mínima condição, como por exemplo o Sr. Pazzuelo no ministério da saúde, diante da tragédia da pandemia. E tantos outros (claro que ocupando cargos) que, absurdamente, tramaram um esquisito golpe, de forma ginasiana ou mesmo primária. Ou estão na cadeia ou prestes.

Sou de opinião que o presidente eleito, peço que entendam, não venceu as eleições. Sim, o então presidente que buscava a reeleição é que perdeu. Imagino que 70% dos 60 milhões de votos obtidos pelo candidato vencedor, não foram de esperançosos e partidários, mas sim de brasileiros que não suportavam aquele ocupando o cargo.

Esqueçam esse papo furado de fraude. O ex presidente foi eleito pelo mesmo sistema. A maioria conservadora eleita para o Congresso idem.

Caso a possível intervenção da Polícia Federal nos deslocamentos dos eleitores do nordeste  seja comprovada, aí sim.   

E por que ? pelo descalabro de comportamento durante a pandemia, por transferir a administração para o Centrão, por entrar em rota de colizão com o mundo, por estimular o ódio, via mistura política, religião, ataques constantes contra as minorias, afronta à cultura de modo geral, insinuação de golpe, descaso com o meio ambiente.

Compreendam: a maioria votou contra o Jair e não a favor do Luiz Inácio.

E agora ? como sempre, seguir democraticamente fiscalizando, cobrando, pressionando, com sempre.

Deixem de lado esse negócio de "ladrão". Em se tratando de milhões e de trocados, são e serão enquadrados da mesma forma. Comunistas ? não existem mais. Presidiário ? dentro em pouco, muitos outros também poderão ser.

Confesso que pessoalmente não colocarei esses pensamentos com ninguém mais.

 Recentemente provocado, os declarei perante gente muito próxima e cheguei a receber ofensas de campos de futebol. 

Viver é Perigoso      

OPERAÇÃO ÁRTICO I


Estudos da Nature Communications dão conta, que o Oceano Ártico não apresentará mais gelo marinho em 2030 em decorrência das emissões ainda elevadas de gases do efeito estufa. A consequência será percebida em todo o planeta, na forma de ondas de calor, chuvas e secas extremas incêndios cada vez mais frequentes e devastadores. Não há economia, território nem população imunes a esses efeitos.

Interessante: depois de quarenta anos fazendo operações antártidas, o Brasil agora vai se aventurar oficialmente pelo outro extremo do planeta. Em julho, dois pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Pontifícia Universidade Católica de Brasília irão para Longyearbyen, na Noruega, acima do Círculo Polar Ártico. Irão buscar informações sobre o impacto das mudanças climáticas nas regiões árticas, com potencial para afetar o Brasil.

A Primeira Expedição Científica do Brasil ao Ártico, ou Operação Ártico I, será financiada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, com apoio de outros orgãos governamentais.

Viver é Perigoso

ITAJUBER

 


Feriado prolongado traz de volta para a terrinha pessoas queridas e há muito, fisicamente, distantes.

Encontrei ontem, depois de longa hibernação, com o Arnaldo. Conversa rápida e o importante: nos reconhecemos de imediato.

Observação curiosa feita pelo amigo.

- Camarada, quando estudei aqui, a terrinha era conhecida como Itajubar. E como existiam bares. Há uns 10 anos voltei e achei que o mais adequado seria Itajufar. Como abriram farmárcias. Hoje, após um circulada caprichada, poderia chamar de Itajuber. Como tem uber na cidade.

- Éh...faz sentido.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


Sorte danada.

Governos como empresas necessitam de planejamento correto e boas políticas. Mas uma dose de sorte ajuda e muito. 

Lula nos seus primeiros mandatos- 2003 a 2006 e 2007 a 2010 com muita sorte surfou no boom das commodities e na fartura de recursos internacionais. Apesar do mensalão foi reeleito. 

Como disse aquele marqueteiro do Clinton: "Esqueça tudo. É a economia seu estúpido!" 

O então Presidente saiu com uma aprovação na casa dos 80%. A Dilma pegou tudo e jogou no lixo! 

Já em 2023 Lula pegou um governo e a economia em frangalhos. Frutos ainda da pandemia mas também do desespero do Bolsonaro temeroso em não se reeleger. 

Lula teve o beneplácito do Congresso antigo com a PEC do Estouro antes de tomar posse. 198 bi! para gastar. Com o sumiço no mínimo estranho do Jair começou a governar antes de tomar posse. Assumiu com o dólar e inflação altos. Juros nas alturas. 13,75%. Projeções de PIB zero ou negativo. 

Politicamente fraco no Congresso começou uma cruzada contra o Banco Central, seu presidente e os juros altos. Elegendo-os como um inimigos. Desculpa para um possível fracasso econômico. Ataca a taxa Selic quase todo dia.

Mas o Brasil é o Brasil! Números recentes na economia: inflação em queda, dólar também, bolsa em alta, expectativas de juros futuros caindo, recordes de exportações, PIB surpreendendo - 1,9% no 2º trimestre. Arcabouço Fiscal e Reforma Tributária avançando no Congresso. A inflação anualizada em 12 meses de 3,94% se aproximando do centro da meta de 3%. Mexidas heterodoxas na meta de inflação antes aventadas como artificialismo para baixar os juros, praticamente descartadas hoje. 

E quais foram as tábuas de tanta salvação? Duas.

O Agro. Essa pujança brasileira. Com as exportações garante divisas. Com o aumento da produção ajudou no aumento do PIB e no barateamento de alguns alimentos como óleos comestíveis que reduziram a inflação.

Outra tábua foi o Bacen. O Banco Central pela perseverança na manutenção da Selic mesmo pressionado por empresários que só olham o próprio umbigo. Atacado pelo Lula e PT desde a campanha. Partiu para aumentá-la bem antes do resto do mundo pós pandemia em março de 2021. O juros altos contraíram o crédito? Sim! Essa é a lógica da âncora monetária - reversão de expectativas. E graças também a ela nossa inflação é de 3,9% hoje.

Analisando o “dragão” nas maiores economias: no momento a nossa só é maior que a do Japão 3,2%. Menor que a dos EEUU 4,9 %. Da zona do Euro 6,9 % e da Inglaterra quase 10%. Economias fortemente impactadas pela guerra na Ucrânia e os preços da energia. A UE já fala em recessão técnica em 2023. Turquia e Argentina continuam hors concours, 39%! e 109%! respectivamente. Por que? Adoram heterodoxias. E gastam mais que arrecadam.

Oremos para que a pressão do PT por maiores gastos não ponha tudo a perder. E o Congresso continue vigilante.

Mercado-Lógico

Blog: Perfeito.

Viver é Perigoso

OS NOVOS ÓCULOS DA APPLE

 


Viver é Perigoso