Translate

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

NA CONTRAMÃO


Encontrei na Rua Nova com um conhecido de longa data. Um cara lido, politizado, solitário e que sempre anda passando por altos e baixos. Mais baixos do que altos.

Conversa rápida com todos os cuidados inerentes da situação.

Disse ele, sempre um irônico gozador (nos períodos de alta) e amargo (nos de baixa)

- Camarada, consegui a minha aposentadoria e recebi uns atrasados de bom tamanho. Saquei tudo da Caixa e quero investir. Qual o seu conselho ?

- Respondi na bucha. No momento, pelos escritos nos jornais, busque criar uma off-shore num paraíso fiscal. Pelos que buscam essa opção, deve ser um bom negócio. Outra saída seria investir num produto valorizado. Invista na pecuária.

- Grato camarada, disse ele se despedindo. Vou pela segunda opção. Vou optar pela pecuária. Pelos meus cálculos, terei acesso a uns 10 quilos de contrafilé. Vou jogar tudo nisso.

É a vida...

Viver é Perigoso

AGORA VAI !



Claro que os mineiros pronunciarão o nome do novo partido como UNHÃO.

O partido "União Brasil", que resultou da fusão do DEM com o PSL, definiu os ocupantes dos cargos mais importantes.

O presidente será o Sr. Luciano Bivar, ficando o ACM Neto, como Secretário Geral.

O deputado Bilac Pinto, de Santa Rita do Sapucaí e sempre aparecendo por Itajubá, será um dos 16 suplentes da Executiva Nacional, composta por 16 membros.

Em se tratando da terrinha, que tem o Prefeito Christian Gonçalves filiado ao DEM e ex-candidato a vice-prefeito nas últimas eleições, Eng. Antonio Santi, do PSL, naturalmente (ou não), acontecerá uma composição.

Nada que o MDB não possa dar uma mãozinha.

Em tempo, o Zema (Novo) deve estar chegando no Unhão.

Viver é Perigoso

12 ANOS - MOÇA BONITA



Amiga de longa data. Acionista de primeira hora do "Viver é Perigoso". 

Muitas participações doces, firmes e esclarecedoras. Foi responsável pela postagem de número 500 no blog "viver é perigoso". Escritora de sucesso.

Falamos da Bernadete, Bah para os amigos que são milhares.

Continuam valendo as palavras da Bah postadas "viver é perigoso" em março/2012.

Para os leitores maduros e outonais do "vivereperigoso".

Viver é um ato de amor, em todos os sentidos. Vão-se as estações...Uma a uma. O Outono chegara! Mas nos dias de outono o sol também brilha. O calor não é intenso, mas aquece na temperatura certa! As folhas caem. Mas são douradas, enfeitam as paisagens. No outono as frutas são mais saborosas, mais perfumadas. As manhãs são mais frescas e as tardes mais coloridas. O verão se foi. A primavera ainda está na lembrança, e o inverno é uma distância. No outono da vida percebemos que a sabedoria e a experiência que o tempo nos confere é o que realmente importa. Que nosso outono perdure cálido, duradouro e fecundo. Que um saber se transforme sempre em novos e atraentes projetos de vida! Que nossa alma esteja pulsante; gritando por vida, amor, aventura, paixão, novos conhecimentos...Um tempo mágico de uma linha tênue que separa a experiência adquirida da beleza e das surpresas que ainda estão por vir. Estaremos prontos para viver a vida com a intensidade que ela merece? Nós, os outonais podemos ainda descobrir maravilhas nessa estação repleta de beleza e poesia, cujo verbo principal é renascer. Renascer para uma nova vida.

Bah

Viver é Perigoso

12 ANOS DE PARCERIA


Saulo Caridade - Amigo e parceiro de primeira hora do "viver é perigoso". Socorro nos momentos de dificuldades técnicas, criador do lay-out e do famoso (pelo menos na Boa Vista), "Clarin d Boa Vista ". Responsável pelas mais bonitas fotos publicadas.

Um amigo.

Viver é Perigoso


MÁSCARA

 

Viver é Perigoso

12 ANOS - COMENTARISTAS



Pela ordem, os primeiros comentaristas no "viver é perigoso" foram o Alfredo Junta, Flávia Riera Pereira e   Roberto Lamoglia e Aldo. Seguiram de imediato, o Anselmo, Marco Antonio, Dr. Túlio Vargas, Luciano, Walter Bianchi, Observador de Cena, H. Finn, Observador Atento, Causídico Jurássico.

Marcou época o grande Laissez Faire, que teve muitas vezes, os seus comentários transformados em posts.

Dezenas de outros amigos do "viver é perigoso" participam dos comentários, sem nome e /ou pseudônimo, o que também vale.

No início eram muitos os comentários "censurados". Com o tempo, foram escasseando. Tornaram-se raros.

Viver é Perigoso

12 ANOS - LIVROS PRESENTE DE AMIGOS


Muitos comentários publicados no "viver é perigoso" superam, e em muito, os posts. Era o caso do "Laissez Faire", que deixou marcas profundas. Há tempos, ou melhor, anos, que não temos mais a participação brilhante do comentarista. Sempre lembrado com saudade.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VAMOS LER MOÇADA

Como escreveu George Orwell (1984), " Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir".

Em se tratando de livros, você já leu algum dos considerados dez clássicos do século XX (Tão somente do século XX) ?

Antecipando, vou dizer que eu não. Mas tenho vontade e não sei se vai dar tempo. Alguns até tentei, mas empaco e aí não vai.

1984 - George Orwell
A Idade da Razão - Jean Paul Sartre
A Montanha Mágica -Thomas Mann
Em busca do Tempo Perdido - Marcel Proust
O Complexo de Portnoy - Philip Roth
O Coração das Trevas - Joseph Conrad
O Estrangeiro - Albert Camus
O Homem Sem Qualidades - Robert Musil
O Processo - Franz Kafka
Ulisses - James Joyce.

Talvez o mais difícil ou melhor, menos entendível, seja Ulisses, do James Joyce. Pasmem, mas a tese de mestrado ou doutorado, não me lembro, em Inglês do Prof. José Célio ( Celil) foi sobre esse livro.

Viver é Perigoso



segunda-feira, 11 de abril de 2016

CARTA QUE RECEBI - ALÉM DA IMAGINAÇÃO


Nestes tempos estranhos, tempos de maniqueísmo e de agressividade gratuita, falar de literatura é sempre um alento de ar fresco e limpo para mentes ocupadas com a desgraça mais ou menos iminente.
Gostei da lista do seu João Cadeira (John Chair), acrescentaria alguns e suprimiria outros, mas não pelo mérito e sim pelo gosto, que não deveria ser discutido, mas que nestes tempos de sandices se discute. Enfim...


1. Ao invés de 1984, de George Orwell, optaria pela 'Revolução dos Bichos', do mesmo autor. Por incrível que pareça, mais atual.
2. A idade da razão - Jean Paul Sartre. Já li, mas prefiro o 'Ser e o Nada'.
3. A montanha mágica - Thomas Mann. Não tive coragem de enfrentá-lo, ainda. Que tal alguma latinidade no lugar? "Amor nos tempos do cólera", de Gabriel G. Marques? Um dos meus prediletos!
4. Em busca do tempo perdido - Marcel Proust. Outro que resta confortavelmente repousando em minha estante, com seus quatro volumes clamando por atenção. Que tal o excelente "Notas do subterrâneo", de Dostoiévski, como substituto enxuto, em suas pouco mais de 200 páginas?
5. O complexo de Portnoy - Philip Roth. Não mexeu com o coração deste que vos escreve. Poderíamos pensar em "Eichmann em Jerusalém", de Hannah Arendt?
6. O coração das trevas - Joseph Conrad. Também gostei, mas não chega aos meus 'top ten'. Que tal "Todos os nomes", um fantástico 'lado b' de Saramago?
7. O estrangeiro - Alberto Camus. Não ousaria incluir nada no lugar de "O estrangeiro". Acrescentaria "A peste" como complemento.
8. O homem sem qualidades - Roberto Musil. Um clássico! Talvez valha a pena ler a contrapartida moderna, o assustador 'A menina sem qualidades (Spieltrieb), de Julie Zeh.
9. O processo - Franz Kafka. Nada a acrescentar. Talvez os votos recentes do Ministro Marco Aurélio.
10. Ulisses - James Joyce. Sem tirar nem por, neste aqui é melhor não mexer.

São esses os pitacos pouco ou nada convincentes. Caso esteja em dúvidas entre minha lista e a de João Cadeira, fique com as duas. Porque a literatura é um pedacinho do céu que temos o prazer de conhecer com nossos olhos e corações. E tocar o céu, meu amigo, nunca é demais!

Um abraço fraternal do deveras ausente,

Laissez Faire

Viver é Perigoso

12 ANOS - PRIMEIRA RECEITA



7 de Outubro de 2009


DOCE É BOM

Quem já encarou um pudinzinho de leite do restaurante Viena (tem em praticamente todos shoppings de São Paulo) ? É para comer de joelhos.

Pois bem, uma das amigas da minha amiga Simone, chamada Cristina, conseguiu convencer um funcionário, depois de muito custo) - espero que isso não dê processo - a passar-lhe a receita.

Como o espaço é quase confidencial (ninguém lê, além da familia) aí vai a tal:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca

1 lata de creme de leite sem o soro (colocar no congelador para separar o soro)
3 ovos (eu prefiro só dois)

Bater tudo no liquidificador e cozinhar em banho maria por 25 minutos

O caldo é queimando o açucar conforme padrão.

Simples e definitivo. Aliás, como diz uma amigo meu: Tudo o que vai leite condensado e bacon, é bom.

Viver é Perigoso

12 ANOS - PRIMEIRA FRASE DO DIA


7 de outubro de 2009 - Quarta - Feira

"TODOS OS MEUS MELHORES MOMENTOS ACONTECERAM, QUANDO EU ESTAVA SOZINHO.

Bill Graham - 

Viver é Perigoso

12 ANOS - PRIMEIRO BARCO QUE ZARPOU

 terça-feira, 6 de outubro de 2009

TRISTE NOTÍCIA

Somente agora a tarde fiquei sabendo do falecimento do Assis Salomon. Grande pessoa, excelente amigo e talentoso musico. Quem que passou por Itajubá e nunca tomou um drink ou dançou com o som do Assis?

No final da década de oitenta, estive Santo André em reunião onde estava presente um Engenheiro da Pirelli (me foge o nome), que ao saber que eu era de Itajubá, perguntou se eu poderia, ao término da reunião, passar em sua casa onde teria uma encomenda para o Assis.

Assim o fiz e trouxe uma partitura musical com a Fly to the Moon. Verdade, sempre que ouço, lembro do Assis e não do Frank Sinatra.

Nos veremos mais tarde.

Viver é Perigoso

12 ANOS - PRIMEIRA POSTAGEM


06 de outubro de 2009 - Terça - Feira

NÃO SOU DE RECLAMAR 

Mas espera aí. Com todo o respeito aos meus amigos e conhecidos e também desconhecidos, que me repassam diariamente "n" (coisa de engenheiro) emails, descendo a lenha no PT, no Lula, nos políticos, paisagens bonitas com fundo sonoro de elevador, mensagens diretas do Céu, vamos dar uma mudada e discutir experiências mais para o lado do alegre.

Claro que temos de preocupar com a política. Não sou petista, não votei no Lula, mas cá entre nós e que ninguém nos ouça: O cara tem um rabo e os ventos estão soprando favorávelmente e com significativa força a favor dele.

Na realidade os quadros são fracos. Nessa área não tem ninguém despontando. Em cada eleição somente, quando trocamos, são cachorros gordos por cachorros magros.

Faço uma ideia pela minha Itajubá. Desde há muito, estamos passando por uma entressafra de homens publicos, corretos, criativos, dotados de espírito publico e com visão de futuro. Fazer o que ?

Desistir ? Jamais.

Porém vamos falar de coisas mais sérias e quando formos abordar esse assunto, recomendo tirar as crianças da sala (no nosso caso, netos)

Viver é Perigoso