Translate

sexta-feira, 25 de março de 2022

SEGUE VALENDO


Viver é Perigoso

DEVE SER MUITO BOM

 


Questionamento ouvido hoje na Boa Vista, é claro:

- Camarada, você saberia dizer se algum político com mandato não irá se candidatar nas próximas eleições ?

- Pergunto interessante. Creio que não. Todos irão buscar se manter no cargo. Afinal, querem seguir prestando serviços para o povo.

Viver é Perigoso

DISSONÂNCIA COGNITIVA


Pois bem, como é do conhecimento (quase) geral.

Dissonância cognitiva é um conceito que foi inicialmente desenvolvido pelo professor Leon Festinger em meados do século XX.  Em 1957 foi publicado pela primeira vez seu livro sobre o assunto, intitulado de “Dissonância cognitiva”.

O autor define a Dissonância Cognitiva como uma tensão entre o que uma pessoa pensa ou acredita, e aquilo que faz. Quando alguém produz uma ação que entra em desacordo com aquilo que pensou, gera-se esse desconforto entre os mecanismos psíquicos. Assim, tem-se o efeito de dissonância cognitiva.

O jornalista Pedro Doria escreveu:

"... A desinformação cumpre um ciclo para que se ponha em xeque democracias. Atinge primeiro aquelas pessoas com maior tendência a adotar teorias conspiratórias, que se agrupam como seitas nas redes. No segundo momento, veículos noticiosos percebem um público fiel potencial e começam a reverberar as informações falsas.

A ameaça à democracia se concretiza quando os políticos entram no jogo. Com os veículos preferidos de seus eleitores repetindo uma mesma versão dos fatos, parlamentares e candidatos se sentem obrigados a adotar as teses.

É inacreditável que, hoje, quem lê os principais sites da esquerda brasileira encontrará as mesmas teses sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia que estão nos sites da extrema direita americana.

Para repetir o discurso pró-Putin, a dissonância cognitiva necessária é imensa. É preciso deixar de lado tudo o que a esquerda latino-americana defendeu nos últimos 50 anos.

O presidente russo argumenta que o povo ucraniano não existe, que é uma invenção recente.

O fato que Kiev tem 600 anos mais que Moscou, claro, é detalhe. É o mesmo argumento que a direita israelense usa a respeito dos palestinos - são um povo que "não existe".

No Brasil, já perdemos para a realidade paralela um pedaço da direita. Se os políticos de esquerda embarcarem na onda de seus militantes e jornalistas, perderemos um naco da esquerda.

Quando a percepção da realidade é manipulável, democracias se dissolvem. "

Viver é Perigoso

A VIDA COMO ELA É



Roberto Rodrigues foi um pintor, desenhista, ilustrador e escultor brasileiro. Nasceu em Recife em 1906.

Era filho do jornalista Mario Rodrigues, fundador dos jornais "A Manhã" e "Crítica", irmão do também jornalista Mário Filho e do dramaturgo Nelson Rodrigues.

Exímio desenhista, trabalhou como ilustrador nos jornais da família e em outros. Dividiu um ateliê com o pintor Cândido Portinari.

No dia 26 de dezembro de 1929, o jornal carioca "A Crítica", com ilustração do Roberto Rodrigues, acusou a também jornalista, Silvia Serafim Thibau (nascida em 1902), casada com o médico João Thibau Neto, de estar mantendo um caso com o também médico, Manuel Dias de Abreu, mais tarde inventor da abreugrafia.

No mesmo dia, irritada, Silvia tentou cometer o suicídio. Foi impedida pela família. Em seguida, foi até a loja "Espingarda Mineira", comprou uma arma e dirigiu-se até a redação do jornal para matar Mario Rodrigues. Como não encontrou o dono do jornal, acabou atirando no filho dele, Roberto Rodrigues, que veio a falecer, três dias depois.

No local, assistindo tudo, estava presente o Nelson Rodrigues, então com 17 anos.

O processo criminal foi destaque na imprensa. Silvia foi absolvida.

Dois anos depois de ser absolvida, Silvia se apaixonou pelo tenente-aviador Armando Menezes. Os dois tiveram um filho chamado Rohny.

Armando foi transferido para Curitiba e abandonou Silvia. Logo depois, um juiz decretou a prisão de Silvia, acusada de ter falsificado documentos para entrar numa faculdade de direito.

Silvia fugiu para Curitiba atrás de Armando. Foi rejeitada e tentou o suicídio num quarto de hotel.

Foi presa e transferida para a enfermaria da Casa de Detenção em Niterói.

Na madrugada de 27/4/1936, suicidou-se ao lado do seu filho de 3 anos, que estava dormindo.

Blog: Tentando entender um pouco sobre as inspirações do Nelson Rodrigues para narrar dramas do cotidiano.

Viver é Perigoso

DA POLÍTICA PARA OS NEGÓCIOS



Deparando na internet com o amigo de longo tempo, Flaviano Rezek Biaso, ao lado do empresário Carlos Wizard.

O Wizard, empreendedor de sucesso, se envolveu em polêmicas ao assumir o papel de apoiador direto do Jair e citado como participante de um dos chamados "gabinetes paralelos). Acabou por ser convocado pela CPI da Covid, onde permaneceu calado.

Em entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo", Wizard declarou querer se afastar da política, prometendo neutralidade nas próximas eleições presidenciais e afirma estar focado nos negócios.

E ele é bom nisso.

Está abrindo uma nova franquia, voltada à mentoria de empresários. A Mentor Sforza vem se juntar às outras 22 companhias da holding, que inclui o Mundo Verde e as redes de fast-food KFC e Pizza Hut.

As mentorias tiveram início, ainda informalmente, em 2021, e dezenas de empresários já receberam seus conselhos.

Sucesso.

Viver é Perigoso

BLACK FRIDAY

 



De forma otimista, muito ainda poderá acontecer até as eleições de outubro. Porém, impossível desconsiderar os números mostrados pelos institutos de pesquisas.

Em considerando o próximo ocupante do palácio, entre o Jair e o Lula, o possível é preparar para quatro anos de combate e oposição e torcer para o surgimento de uma candidatura viável e que traga esperança, em 2026.

E claro, apoiar um novo governo a partir de 2027, quando atingirei os meus 80 anos de idade.

Sempre foi questão de estilo tentar premeditar o breque.

Em termos municipais, em 2024 deveremos ter as novidades: Christian tentando a reeleição, Rodrigo Riera voltando, Dr. Bob seguindo em busca da prefeitura e quem sabe o Ulisses, retornando, depois de tantos anos, para ocupar o executivo local.

Viver é Perigoso

 

POBRE PAÍS

 


Viver é Perigoso