Translate

quinta-feira, 23 de março de 2023

SÓ O VENTO


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Vincent van Gogh - Trees in the garden of the asylum (1889)

Viver é Perigoso

ÊPA !

 


Cidades do Sul de MG integram lista de empregadores com trabalhadores em situação de escravidão.

São 11 municípios da região que estão no grupo com pelo menos um empregador que submete trabalhadores a este tipo de situação.

Campestre : 2 produtores
Jacutinga : 1 produtor
Cristais : 1 produtor
Espírito Santo do Dourado : 1 produtor
Carmo do Rio Claro : 1 produtor
Turvolândia : 1 produtor
Conceição da Aparecida : 1 produtor
Piranguinho : 1 produtor
Carvalhópolis : 1 produtor
Caldas : 1 produtor
Ibiraci: 1 produtor

G1

Viver é Perigoso

PICOLÉ DE CHUCHU JÁ !

 


Aguardem ! 

Viver é Perigoso

META QUASE ALCANÇADA

 


Encontro "de esbarrão" com o Sr. Zé Ferino, hoje na BoaVista, é claro:

- Camarada, é evidente que o Lula tem por meta superar, em tudo, o antigo presidente Jair. Num aspecto ele vai indo muito bem e  deve alcançar seu objetivo em breve.

- Sr. Zé Ferino, em qual aspecto ?

- Falar besteira.

Viver é Perigoso

ARMAÇÃO DO MORO

 


" É visível que é uma armação do Moro " 

Lula 

JUÍZO MOÇADA


Em Minas a lei prevê alíquota de 4% de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para contribuintes, em geral, e de 1% para locadoras de veículos. 

Em 2017 entrou em vigor lei determinando às locadoras que realizem um pagamento complementar e proporcional deste imposto quando o veículo deixa de ser utilizado para locação e é transferido para uma subsidiária de revenda, por exemplo. Desde então, a medida vem sofrendo forte oposição das locadoras.

O governo de Romeu Zema atua nos bastidores pela aprovação na ALMG de uma lei que perdoa parte das dívidas tributárias de locadoras de veículos e altera a lei para impedir novas cobranças. Trata-se de uma tentativa de corte da tributação da venda de seminovos, hoje responsável pela maior parte das receitas destas empresas.

Apenas no ano passado, a receita líquida da revenda de carros para renovação da frota da Localiza, maior empresa instalada no estado, foi de R$ 8 bilhões, de acordo com balanço da companhia. Outros estados que também oferecem alíquotas diferenciadas para o setor - como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná - não preveem o pagamento de imposto complementar no ano de eventual transferência.

Blog: Onde pega ? Se aprovada, a mudança legislativa vai beneficiar centenas de empresas instaladas no estado, em especial o grupo Localiza, controlado pela família do empresário "jairzista " Salim Mattar. 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Queda de braço entre Lula mais o PT contra o BC foi vencida ontem pelo banco. 

O COPOM não só manteve a taxa básica de juros em 13,75% como soltou dura nota muito acima do tom esperado e indicou que se a inflação não der sinais de queda os juros podem subir ainda mais. 

O embate com certeza vai continuar. Juros altos são necessários para desaquecer a economia e segurar a inflação. Tudo que qualquer governante não quer. 

Como diz o mestre em outro comentário, Lula continua no palanque e não há inimigo melhor para culpar por uma economia estagnada do que o BC, seus juros altos, seu Presidente Roberto Campos Neto colocado lá pelo governo anterior. 

Mesmo com a crise em alguns bancos americanos e o Credit Suisse o FED Federal Reserve americano subiu a taxa de juros assim como o BCE - Banco Central Europeu. 

Motivos? inflação americana e europeia resiliente. 

Os livros de economia estrangeiros devem ser mais modernos que os nossos.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA


Não sei se consta minha assinatura na petição inicial, protocolada na Justiça Federal de SP, mas fui eu quem elaborou a peça.Elaborei a peça e forcei o inicio do processo.
Na época, o Procurador-Chefe de SP não queria fazer a ação.
"Vai a BH. Faz por Minas".
O problema é que a ação corre no domicilio do réu, e a FEI ficava em SP.
Depois de tomar um senhor chá de cadeira, para ouvir muita má vontade, peguei um avião em Guarulhos e fui a Brasilia.
Lá procurei o primeiro Procurador-Geral Federal (Weber), que chamou o chefe do contencioso da AGU (um procurador da fazenda nacional chamado Luis Adams que viria a ser o AGU de Dilma).
Weber e Adams entenderam a seriedade da coisa e determinaram por telefone que o procurador-chefe de SP parasse de má vontade.
Eu escutei a ligação.
Na volta do avião, saí de Guarulhos e fui a Paulista.
O procurador-chefe não me deu chá de cadeira desta vez.
Ele foi bastante simpatico.
Foi a primeira vez que escutei o verbo "melindrar".
Ele disse que alguem (não ele) havia melindrado, mas que ele já estava resolvendo a situação.
Voltei a Itajubá e redigi a inicial que foi mandada a SP por email, assinada e protocolada.
Ganhamos a liminar e o nome.
Um grande orgulho pessoal que nunca foi devidamente comemorado: o nome Unifei não era querido por grande parte dos professores e academicos da epoca. O problema estava no "uni" que remetia a uma universidade particular (no entender deles). 
É a vida.

Colega Comentarista Professor

Viver é Perigoso

VEM AÍ...

 

Viver é Perigoso

GENTE BONITA



Itajubá, 24 de março de 2021

Escasseando na terrinha pessoas que fazem a diferença. Tomou o barco o Cleber David, moço que chegou na terrinha para trabalhar na Helibras. Participou ativamente de todas as ações positivas que aconteceram na cidade. Uma família bonita. Muitos amigos. Sorriso aberto.

Fomos adversários na eleição municipal de 2004. Nunca deixamos de conversar e trocar ideias. Estivemos juntos na política, outras vezes separados, sempre apenas por ideias. Juntos na ACIEI, no CDL, no Clube Itajubense e em ações outras para o desenvolvimento da cidade. Com respeito e franqueza.

Estivemos juntos na minha casa, na Boa Vista, é claro, no final do ano passado (2020). Conversa longa à distância e mascarados. Talvez pela pandemia, talvez pelo momento político, a conversa foi triste. Uma antevisão dos tempos complicados e uma certa desesperança com a possibilidade das mudanças necessárias à curto e médio prazo.

Terminamos a conversa alegres falando dos filhos e netos. Enquanto eu mostrava pares dos sapatinhos dos meus netos dispostos na estante, ele falava da coleção de dentinhos de leite dos seus.

Viver é Perigoso

Itajubá, 23 de março de 2023 - Dois anos depois

- M.Alzira, como você está?

- Estou muito bem.

Sem dúvida, o Cléber é responsável. 
A alegria, o entusiasmo e o otimismo que ele tinha em viver me fazem seguir em frente, pois tenho certeza de que é assim que ele gostaria de me ver.
Nessa trajetória, tenho outros anjos e gostaria de agradecer.
Agradeço àqueles familiares que sempre estão comigo, no dia a dia, oferecendo o ombro amigo nos momentos de choro e saudade.
Aos " não tão amigos" que apareceram para dar apoio e tornarmos grandes amigos, e agradeço aos grandes amigos de sempre que estão sempre com aquela palavra de apoio e oferecendo companhia, e até aos " grandes amigos" que sumiram.
Gratidão aos meus filhos, noras e netos que são minha força e responsáveis na minha reconstrução de vida. Agradeço a Deus por me fortalecer nos momentos mais difíceis.
Assim, Cleber, descanse em paz.
Estamos todos bem e tenho certeza de que você também está. Nossa saudade irá ficar para sempre junto com as lembranças boas!
Amor eterno.

M. Alzira

CALMA MOÇADA !


O secretário adjunto da Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, afirmou nesta quarta-feira (22), que o Diário Oficial do Estado desta quinta (23) será um dos maiores da história da publicação, com cerca de 1.600 páginas

Será publicado o decreto o Decreto 48.589, que modifica o regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O novo regulamento revoga 1.141 decretos referentes ao imposto. A partir de agora, todas as normas estarão concentradas no documento recém-assinado pelo governador Zema

Segundo informado, a mudança não interfere nos valores tributados e nem na arrecadação do Estado, apenas simplifica, em teoria, as normas do imposto.

Viver é Perigoso