Translate

quarta-feira, 27 de março de 2024

MERCADO LÓGICO


22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA 

O que o brasileiro pensa sobre os cuidados com a Água/Meio Ambiente.

Pesquisa da The Nature Conservacy Brasil (TNC) e do Instituto IPSOS mostrou que 7 em cada 10 brasileiros acham que a água é um recurso natural muito utilizado e sem os cuidados necessários para sua preservação. Segurança Hídrica foi o tema da pesquisa.

Quase 80% desses brasileiros sentem aumento da poluição das nossas águas. Foram ouvidas 1.500 pessoas. Homens e mulheres maiores de 18 anos das classes ABCDE. Em todas as regiões do país. Margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Confirmando a percepção: segundo o Atlas do Setor de Saneamento da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento quase 115.000 mil quilômetros dos nossos rios estão com a qualidade das suas águas comprometida. Extensão quase 3 vezes a linha do equador!

Mais de 8 em cada 10 dos nossos patrícios acham o meio ambiente é questão prioritária. Queimadas. Poluição do ar nas grandes cidades. Desmatamentos dos biomas. Deposição do lixo. Eventos extremos ligados a água: enchentes e secas. Estão entre as principais preocupações.

As preocupações são diferentes entre as classes sociais. As classes D e E não associam relação dos eventos climáticos com os danos ambientais. Já as classes mais aquinhoadas vêm relação com a degradação ambiental e os eventos climáticos extremos influindo nos preços dos alimentos.

Mais de 6 em cada 10 enxergam nas restaurações florestais têm impacto positivo na produção/restauração/conservação de nossas águas.

O poder público é um elo muito importante nessa cadeia. Essas preocupações devem ser lembradas nas próximas eleições municipais. O voto é nossa arma para ter um meio ambiente equilibrado/conservado. E combater as mudanças climáticas. Lembremos que as ações acontecem nos municípios. 

Vote em gente comprometida com a causa. Lembremos do lema da ONU. Sobre meio ambiente: PENSE GLOBALMENTE, AJA LOCALMENTE.

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso

PERLUSTRADOR DA MANTIQUEIRA

 





Helicóptero H225 da FAB, produzido pela Helibras em Itajubá (MG)



O Brasil é um dos poucos países do mundo com uma indústria aeronáutica avançada. Uma das principais representantes desse setor é a Helibras, localizada em Itajubá (MG).

A fabricante de helicópteros é a maior da América Latina. Praticamente, também é a única no hemisfério sul hoje em dia. Isso porque muitas empresas do ramo apenas montam as peças enviadas de outros países ou estão com a produção parada, como é o caso da sul-africana Denel.

A Helibras nasceu em 1978, como uma parceria entre o governo de Minas Gerais e a antiga fabricante francesa Aérospatiale. Em 1980 se instalou definitivamente em Itajubá.

O primeiro helicóptero a ser produzido pela empresa foi o H125 Esquilo (denominado AS350 antigamente). Foram seis unidades para a Marinha. Esse é o principal helicóptero das forças públicas do país, usado entre outros pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Helibras emprega hoje cerca de 500 funcionários diretamente, além de gerar outros milhares de empregos indiretos em ao menos 36 empresas fornecedoras e colaboradoras. Hoje, toda a diretoria da companhia é formada por brasileiros.

A participação da empresa no mercado brasileiro é de 47%, segundo a fabricante, totalizando 699 helicópteros. No segmento governamental, que inclui polícias, bombeiros, casa civis entre outros órgãos públicos, essa fatia sobe para 82%. Já no ramo militar, a empresa tem 152 aeronaves nas Forças Armadas, uma parcela de 76% do setor de asas rotativas.

Em 2023, a Helibras faturou R$ 1 bilhão, e a previsão é que este valor suba para R$ 1,5 bilhão em 2024. Enquanto ano passado foram 25 helicópteros entregues, a expectativa é que até dezembro sejam feitas 32 entregas.

Uol

Perlustrador da Mantiqueira

Viver é Perigoso

ERRAMOS !


Publicado :

"É com muita alegria e gratidão que aceito o convite dos amigos Deputado Federal Rafael Simões e Deputado Estadual Rodrigo Lopes para lançar minha pré-candidatura à prefeitura de Itajubá, durante o encontro do União Brasil em Pouso Alegre. Ao lado de grandes companheiros como Deputado Estadual Dr. Paulo, Wagão (representante do Deputado Estadual Betinho Coelho), compartilhamos ideias e planos para transformar nossa cidade e região. Minha vontade de fazer mais pela nossa comunidade só cresce, e conto com o apoio de todos vocês nessa jornada !"

Dr. Bob

A mesma foto agora com nova legenda.

"A convite dos amigos Deputado Federal Rafael Simões e Deputado Estadual Rodrigo Lopes, participei do encontro do União Brasil em Pouso Alegre. Estou muito feliz com o estreitamento dessa parceria, que será estendida para a nossa cidade de Itajubá. Ao lado dos deputados e do meu amigo Rodrigo Riera, teremos um longo caminho a percorrer em benefício de Itajubá."

Dr. Bob

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

PODES CRER


 Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA



Tomou o barco ontem (26) em Nova York, aos 85 anos, Richard Serra, um dos artistas mais importantes do século 20. Serra também era conhecido como o "poeta de ferro".

Serra nasceu 2 de novembro de 1938 em São Francisco, Califórnia, filho de Tony e Gladys Serra. Estudou pintura em Yale. O seu pai era espanhol de Mallaorca e a mãe era russa, em Odessa.

Ao longo de seis décadas, Serra revolucionou a escultura em grande escala. As obras dele são conhecidas pelas paredes inclinadas e blocos que se integram aos ambientes, além de arcos monumentais e espirais. Recentemente tem feito trabalhos de grande escala em aço, mas já realizou obras com diferentes tipos de materiais industriais como borracha, chumbo e lâmpadas.

Durante a carreira, o artista teve várias peças expostas em museus conhecidos mundialmente, como o Guggenheim, nos Estados Unidos, e o Reina Sofia, na Espanha.

Em 2010, o escultor Richard Serra recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias de Artes.

Viver é Perigoso