Translate

domingo, 22 de agosto de 2021

MAIS EMBAIXO



Mesmo depois de um ano à espera de uma vacina contra a Covid-19, as pessoas de Joinville (Santa Catarina) não estavam postando fotos comemorando o momento tão aguardado.

Mistério? A explicação é simples: a prefeitura da cidade decidiu que o imunizante seria aplicado nos glúteos, não nos braços, como tem sido mais comum no Brasil e no mundo.

Com vacina no glúteo, Joinville destoa do país na imunização contra Covid. Moradores da cidade evitam postar fotos da imunização; alternativa definida pelo município é válida.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a aplicação seja feita via intramuscular, no músculo deltoide, que fica no braço. Caso haja algum impedimento ou especificidade, a pasta permite a aplicação no músculo vasto lateral da coxa e, por último, indica a região ventroglútea, que fica nos glúteos.

Em vídeo postado no perfil do Facebook da Prefeitura de Joinville, Fabiana Fernandes de Almeida, enfermeira e gerente de vigilância em saúde, afirma que o município optou por aplicar a vacina no glúteo pois a região fica menos dolorida e causa menos reações locais. Além disso, a enfermeira diz que já é rotina na cidade a aplicação ventroglútea de qualquer imunizante.

Viver é Perigoso

EU NÃO SABIA



A Lei de Jante, em sueco, Jantelagen, foi criada pelo autor norueguês Aksel Sandemose em seu romance "A Fugitive Crosses His Tracks", de 1933, onde descreve a pequena cidade de Jante, uma cidade fictícia do início do século XX . 

Existem dez regras diferentes na Lei de Jante, mas todas elas são variações dum único tópico. As dez regras são geralmente tidas como uma unidade homogênea: Não pense que você é especial ou que você é melhor do que nós

No livro, os habitantes de Jante que transgridem essa "lei" não escrita passam a ser olhados com suspeição e mesmo com alguma hostilidade, uma vez que a quebra do código vai diretamente contra o desejo comunitário da cidade de preservar a harmonia, estabilidade social e a uniformidade.

A Lei de Jante se tornou um código cultural famoso entre países Nórdicos como a Suécia e Dinamarca: é detestável se elevar ou dizer ser melhor ou mais inteligente que outros. Aqueles que favorecem a Lei de Jante acreditam que a Lei tenha ajudado a manter os valores dos Dinamarqueses e de outros países Nórdicos, especialmente o foco em igualdade social e justiça para todos.

Viver é Perigoso