Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PREVISÃO PREOCUPANTE


Hoje, saindo do Shopping Vila Nova onde fui comprar uma lembrança para a minha amiga secreta, esbarrei com o grande estudioso e filósofo local, Dr. José Tipica. Comentei rapidamente com ele sobre as denúncias de corrupção e o momento político.
Ele se aproximou e segurando no meu braço, como é de seu costume (dele e do Dr. Rosemburgo) murmurou:
Zezinho (é como ele me trata) o povo ainda não viu da missa um terço !
E continuando - puxaram um fio, que vai dar em outro, que vai dar em outro, que vai dar em outro...
Concluiu, se afastando - isso que está saindo por aí é coisa de amador. Lembre-se do que sempre lhe falei: O Pessoal tem que estar preocupado é com o que ainda não está sabendo !
E foi embora puxando de uma perna, sequela de um rompimento do joelho direito, de quando jogava de ponta-direita no Vasco da Boa Vista.

ER

DOCUMENTÁRIO CIDADÃO BOILESEN

Recordo-me muito bem. Em 1971, esse cara dinamarquês naturalizado brasileiro e Presidente da Ultragaz foi morto em uma ação da VPR- Vanguarda Popular Revolucionária, no bairro dos jardins em São Paulo.
Ele ajudou, e muito, a famigerada Oban - Operação Bandeirantes, que perseguiu, prendeu e torturou os militantes contrários à ditadura.
Henning Boilesen, lider empresarial em São Paulo, captava recursos junto a seus amigos empresários para financiar Sérgio Fleury e equipe, tendo até mesmo importado para utilização pela repressão uma máquina de tortura por choques.
Segundo averiguações e depoimentos, ele fazia questão de assistir às sessões de tortura.
Na época o Governo noticiou que ele foi assassinado. A VPR comandada por Carlos Lamarca disse que ele foi justiçado.
Lembro-me disso porque está saindo um documentário chamado "Cidadão Boilesen" dirigido por Chaim Litewski.
Pasmem: Henning Boilesen hoje é nome de rua em São Paulo.
Dom Paulo Evaristo Arns recusou-se a rezar a sua missa de sétimo dia.
(Com base em artigo de Tom Cardoso - Isto É Dinheiro)
ER

MOMENTO CULINÁRIO

"Não elogio nenhum prato salgado que leva bacon e não elogio nenhum doce que leva leite condensado, pois com a presença desses dois monstros sagrados, até tijolo picadinho fica gostoso"
José Tipica - Filósofo (Boa Vista)
Digo eu: Mas bom mesmo é pastel de carne acompanhado de arroz.
ER

É MUITO CARTAZ ! - (2)



CASABLANCA

Lançado em 1942, com direção de Michael Curtiz, com Humphrey Bogart (Rick) e Ingrid Bergman (Ilsa). Clássico do cinema e um dos melhores de todos os tempos. A música, quem não a conhece ? (ouçam com o cantor Nilson)
"You must remember this
A kiss is just a kiss
a sigh is just a sigh
The fundamental things apply
As time goes by"
Como curiosidade, a frase, talvez uma das mais famosas do cinema, nunca foi dita, ou seja: "Play It Again, Sam ", que teria sido dita pela Ingrid ao pianista.
A cena de despedida é inesquecível.
ER

COISAS DE ITAJUBÁ - 1

O cemitério de Itajubá foi pré-inaugurado em 25/01/1889. Ainda faltavam para fazer: os muros, o gradeamento e os portões, e, logicamente, mortos.
De passagem por Itajubá no dia 5/3/89, o Sr. Joaquim da Motta Paes, que morava em Conceição dos Ouros e tinha o título de Barão de Camanducaia, esteve no local do cemitério para checar as obras uma vez que tinha delegação episcopal para esse ato.
No mesmo dia, próximo de Piranguinho, possivelmente quando já voltava para a sua cidade foi vitimado por uma faísca elétrica. Tinha o Barão 68 anos de idade.
Pois bem. O seu corpo foi o primeiro a ser enterrado no cemitério local.
São casos de Itajubá.
(Informações colhidas junto aos escritos de Sr. Armelin Guimarães)

CORAGEM DEMAIS É BURRICE

A pessoa corajosa não é a que jamais tem medo. O grande romancista americano Herman Melville ilustra isso com perfeição na passagem de Moby Dick em que Starbuck, capitão do Pequod, se dirige à tripulação: " Não quero no meu barco nenhum homem que não tenha medo de baleia"
ER

PERFIL DE BRASILEIRO

O comício corria solto em São Bernardo do Campo. Tinha perto de mil pessoas, segundo os organizadores e algo próximo de 120 pessoas, segundo os adversários.
Afinal o Candidato a Presidência da República era um deles e, até meses atrás, enxugava firme uma cachacinha junto com os companheirosno buteco do Waltinho nos finais de tarde.
Para encerrar o seu inflamado e rouco discurso, com certeza com a pança lotada de"esses" (ele engolia todos), berrou: no meu governo vou inverter o processo, ou seja: Todo o trabalhador, ao contrário do que é feito hoje pelos exploradores do povo, vai trabalhar só um mês e descansar os outros onze.
Gritarias, vivas, foguetes, como nunca vistos !
No que o Jorjão que operava um grande prensa numa estamparia da região e tinha ficado uns 70% surdo pelo barulho a que estava sujeito se aproximou do colega ao lado e indagou: O que mesmo o homem falou ?
Não deu para ouvir bem.
Ao pé do ouvido e falando bem alto, o colega disse: Se ele ganhar, iremos trabalhar um mês e descansar onze meses!
Jorjão fez um ar de felicidade e tornou a perguntar para o mesmo colega: E sobre as férias, ele não disse nada ? Não assumiu nenhum compromisso ?
ER





FRASE DO DIA



" Toda a propaganda tem que ser popular e acomodar-se à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende atingir"


Adolf Hitler


Parece que estou vendo essa mesma estratégia por aqui !

ER