Translate

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

MOMENTOS MÁGICOS


Primeiríssimo lugar no final dos sessenta e início dos 70 na Rádio RUTS. Para os que estão chegando agora, Rádio Universitária Theodomiro Santiago, tendo na técnica o magistral Kid - Antonio Fernando Del Ducca, aluno da turma que entrou na, então EFEI, em 1969. 

Blood, Sweat & Tears e a "Spinning Wheel". Banda americana de rock and roll/ Blues e Jazz, formada em Nova York em 1967.

A banda que fundiu o jazz com o rock ou pop em algo híbrido que veio a ficar conhecido como "jazz-rock". Eles estavam entre os primeiros do gênero, conhecido como " jazz-fusion", ou simplesmente "fusion".

Tempos inesquecíveis. Colaboração estreita do Bob, da Bobs Discos, na Galeria do Fundão, que cedia gratuitamente os discos (antigas bolachas) para os estudantes à frente da RUTS, colocarem no ar.

Viver é Perigoso 

BELEZA FLUTUANTE

 

Amérigo Vespucci

Prevista para hoje (4) a atracação em Fortaleza, do belo navio italiano Amérigo Vespucci. Construído em 1930, o navio tem mais de 100 metros de comprimento, 21 metros de largura e 28 metros de altura.

Usado como navio - escola fica alocado no porto La Spezia, em Liguria. A tripulação reúne uma tripulação de 264 militares.

O nome é em homenagem ao navegador e mercador italiano Américo Vespúcio. O continente foi chamado de América em homenagem a Vespúcio.

O navegador Vespúcio esteve no Brasil por duas vezes. Em 1501 e 1503.

O navio, considerado o mais belo do mundo, estará no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 24 de outubro.

Viver é Perigoso 

JUÍZO HERMANOS

Javier Milei

 Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


Tudo É Rio - Carla Madeira - Editora Record -  209 páginas.

Presente recebido da prima querida Gilda Riera. Para nós, sempre a Gilda do Luzimar.

Como escreveu a Cris Guerra:

"A mineira de Belo Horizonte, Carla Madeira, não escreve, borda. Cada frase mais sublinhada que a outra. A narrativa é um rio caudaloso de dor e vida, que guarda corredeiras onde menos se espera. Em suas águas turvas sopram ventos de fantasia com rajadas de verdade".

Tudo é intenso. Tudo é muito.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Egon Schiele - 1917

Sete desenhos de Egon Schiele, pintor expressionista austríaco, foram devolvidos para os herdeiros do judeu identificado como Fritz Grünbaum, que possuía as obras, antes de ser morto pelos nazistas.

A transferência das obras para os familiares do judeu foi marcada por uma cerimônia no Gabinete do Procurador Distrital de Manhattan, em Nova York.

As sete obras do pintor expressionista austríaco possuem o valor estimado de US$ 780.000 a US$ 2,75 milhões. Vale destacar que Fritz tinha centenas obras de arte e, após a Alemanha invadir a Áustria, em 1938, ele foi preso pelos nazistas. Antes de morrer, o pintor foi obrigado a fazer uma procuração para sua esposa. A mesma, tempos depois, foi forçada a entregar aos nazistas a coleção dele.

Os desenhos se encontravam em 1956 em Berna, na Suíça, tendo sido adquiridos pelo dono de uma galeria de Nova York. Então, elas foram enviadas para Manhattan, onde foram vendidas, antes de serem apreendidas pelas autoridades, para colecionadores e instituições.

Egon Schiele foi um pintor austríaco ligado ao movimento expressionista. Um protegido de Gustav Klimt, foi um pintor importante do início do século XX. Seu trabalho é célebre por sua intensidade. Nasceu em 1890 e tomou o barco em 1918.

Viver é Perigoso

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

 

Eclípse Lunar
Viver é Perigoso

MELHOR ASSIM


Comentário do Sr. Zé Ferino feito hoje, quando de um encontro de esbarrão, na Boa Vista, é claro:

- Camarada, sobre essas briguinhas envolvendo o Senado e o STF, sou de opinião que seria sempre melhor para os brasileiros, que os poderes Judiciário, Legislativo e o Executivo, vivam de beicinhos feitos, "nem te ligo" e fazendo gestos de "banana para você". Nada de bracinhos dados, fotos sorridentes e juras de amor. Afinal, devem parecer e ser independentes.

- É...também acho.

Viver é Perigoso  

BOAS INTENÇÕES

O governo federal deve lançar hoje (4) um edital de autorização de funcionamento de cursos privados de medicina com previsão de abertura de até 5.700 vagas.

O chamamento público permite que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos de instalação de novos cursos em regiões pré-selecionadas de 23 estados.

A ideia é aumentar a formação de profissionais de saúde em regiões desassistidas.

Os municípios selecionados para possível abertura de vagas têm média interior a 2,5 médicos por mil habitantes. Devem ainda abrigar um hospital com ao menos 80 leitos e demonstrar capacidade para abrigar cursos de medicina com ao menos 60 vagas.

Cada mantenedora poderá apresentar no máximo duas propostas.

O plano do governo é abrir, nos próximos anos, até 10 mil novas vagas. Esse número inclui a previsão de expansão de cursos já existentes em universidades privadas e públicas.

Por exemplo:

Minas Gerais: 120 vagas
Bahia: 900 vagas
Ceará: 600 vagas
Maranhão: 540 vagas
Pará: 660 vagas
São Paulo: 780 vagas
Pernambuco: 420 vagas

Viver é Perigoso

CLÁSSICOS



 " Clássico é um livro que todo gostaria de ter lido, mas ninguém quer ler"

Mark Twain

Por exemplo:

Ilíada - Homero

A divina comédia - Dante Alighieri

Hamlet - Shakespeare

Dom Quixote - Miguel Cervantes

Fausto - Goethe

Orgulho e preconceito - Jane Austen

Frankenstein - Mary Shelley

Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas

O corvo - Edgar Allan Poe

Moby Dick - Hermann Melville

Madame Bovary - Gustave Flaubert

As flores do mal - Charles Baudelaire

Os miseráveis - Victor Hugo

O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson

O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Em busca do tempo perdido - Marcel Proust

Ulisses - James Joyce

Mrs. Dalloway - Virgia Woolf

Admirável mundo novo - Aldous Huxley

1984 - George Orwell

E da literatura brasileira

"O tempo e o vento (Erico Verissimo); Grande sertão: veredas (João Guimarães Rosa); Quarto de despejo (Carolina Maria de Jesus); A hora da estrela (Clarice Lispector);"Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga); Noite na taverna (Álvares de Azevedo); O navio negreiro (Castro Alves); Iracema (José de Alencar); A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo); A escrava Isaura (Bernardo Guimarães); O noviço (Martins Pena); Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis); O cortiço (Aluísio Azevedo); Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto); Macunaíma (Mário de Andrade); Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles)"

Viver é Perigoso

E PARA O STF

 


Viver é Perigoso