Translate

sábado, 10 de abril de 2010

A BELA E A FERA (QUEM ?)


É DISCO QUE EU GOSTO (40)



MACK THE KNIFE

Conhecemos como um grande sucesso americano, primeiramente com Louis Armstrong e com Bobby Darin. Posteriormente foi gravado por muita gente, inclusive por Frank Sinatra. Porém a gravação de Bobby Darin é considerada a definitiva.
Agora o que pouca gente sabe. Essa música foi composta na Alemanha por Kurt Weill e, atenção, com letra do Bertold Brecht, para o seu drama musical "Die Dreigroschenoper" ou seja, "A Ópera dos Três Vinténs".
Sobre Bobby Darin, foi um astro americano que faleceu muito novo em 1973, por problemas cardíacos. Viveu grandes dramas. Só quase no final da vida descobriu que a sua verdadeira mãe era a sua irmã mais velha. Isso deu até filme.
Só para comparar ouçam Mack The Knife no original e com Bobby Darin.
ER

MÁXIMO E MÍNIMO

Com todos nós já aconteceu de diante de um fato muito engraçado, rirmos escancaradamente até sentir um pouco mal, com lágrimas a correr pelos olhos. Isso é raro e por isso mesmo, quase inesquecível. Aliás faz muito tempo que isso não acontece comigo.
Pois bem.
Primeira prova de Cálculo I no primeiro ano de engenharia. O Professor durão e enérgico era o conhecido Chicão. Um problema só valendo 10 pontos.
Era sobre "máximo&mínimo". O mestre queria saber, na existência de dois corredores (de um prédio), em ângulo de 90º, tendo um, 1,50 metros de largura e o outro 2,00 metros de largura, com um pé direito de três metros, qual o comprimento máximo de uma escada (dessas comuns de madeira) poderia ser transferida (na horizontal) do corredor A para o corredor B.
A prova foi à noite. Terminada, saimos caminhando de volta para a casa. Coisa de mais ou menos 23.00 horas.
Eu, Flávio Mazaropi, Dito Arruda, Gabriel e Edgar Murano.
Entrando no assunto da prova, todos reclamavam não terem ido bem. Foi quando o Edgar soltou a bomba.
Disse ele - Não consegui resolver o problema, mas creio que o professor irá valorizar o que fiz. Desenhei um croquis correto e alguma nota ele vai dar pelo meu esforço.
Curioso eu indaguei: Edgar, que mágica você fez ?
Explicou o Edgar: - Desenhei dois corredores (dois atletas, com a letra A e B nas costas). Eles estão curvados, fazendo um ângulo de 90º com os corpos. Carregam uma escada nas mãos. Cada um segura em um extremo ...
Nessa altura, o Flávio e o Gabriel literalmente rolavam no chão. O Dito Arruda não entendeu e eu após parar de rir, alertei: O Chicão vai ficar uma vara, pensando que é gozação.
Dito e feito. Na aula seguinte o Mestre trovejou: Aceito burrice, aceito prova em branco, mas gozação por cima de mim, jamais !
Quem estudou um pouquinho de máximo e mínimo vai entender o tamanho da desfaçatez.
ER

GUERRA DO PARAGUAI


A história tem sempre mais do que uma versão. Depende de quem a conta. Por exemplo, a Guerra do Paraguai. Quando criança no Grupo Escolar e no Ginásio foi me ensinado que o Paraguai atacou covardemente o Brasil e que o líder paraguaio Solano Lopez foi um ditador cruel e implacável. Por volta de 70 ou 80, por curiosidade, resolvi reestudar a história do confronto, onde a chamada tríplice aliança (Brasil/Argentina/Uruguai) derrotou nossos irmãos guaranis.
Por uns tempos, influenciado pelas leituras fiquei com a ideia que o Paraguai foi vítima e o Solano Lopes um herói.
Agora estou lendo um livro que tenta colocar os pingos nos ís. Diz que Solano Lopez era um despreparado e dono de uma vaidade incrível. Portava uma espada incrustada de diamantes. Sacrificou tropas inteiras.
Com seus soldados esfarrapados e esfomeados ele passou cinco anos fugindo das tropas aliadas. A guerra teve fim na batalha de Cerro Corá em 1870.
O autor conta que foi fácil para os adversários, reconhecerem Solano Lopez no campo de batalha.
Ele era o único gordo.
Aliás, afirmam que época, ele era o único gordo em todo o Paraguai.
Viver é perigoso. Viver gordo é mais perigoso.
ER

UM POUCO DE HISTÓRIA



ESTÁDIO NACIONAL DE SANTIAGO - CHILE
Sonia e eu nos casamos no dia 12 de setembro de 1973. O que tem a ver com o Estádio Nacional de Santiago. O casamento nada. O dia anterior sim. No dia 11 de setembro de 1973, um golpe militar liderado pelo General Pinochet, derrubou o governo, democraticamente eleito pelo povo, de Salvador Allende, que foi morto à tiros no Palácio de La Moneda.
Naquela oportunidade muitos brasileiros viviam exilados no Chile (estávamos em plena ditadura no Brasil) e isso nos preocupou muito. Seguiamos as raras noticias recebidas pelo rádio. A televisão e os jornais brasileiros, sob censura, noticiavam pouco sobre o golpe militar.
Milhares de pessoas foram presas e usaram como prisão o Estádio Nacional.
Foi nesse mesmo local que a seleção brasileira de futebol, sagrou-se bi-campeã do mundo, em 1962, vencendo a seleção tcheca por 3x1.
De Setembro a Novembro, os detidos foram interrogados e muitos, mas muitos mesmo, assassinados.
O filme "Missing - Desaparecido" de Costa Gravas, com Jack Lemmon, conta bem a história verídica do jovem jornalista americano Charles Horman, que foi preso e assassinado naquele local.
Contada a história, lembro que vários brasileiros estiveram presos naquele tristemente histórico local. Alguns sobreviveram e entre eles está o ex-Governador José Serra, que lançou a sua pré-candidatura a Presidência da Republica, no dia de hoje.
Complementando, José Serra é casado com a psicóloga chilena Monica Allende (nada a ver com o Salvador)
Convivi de 74 a 82 com grandes amigos chilenos que viviam em São Paulo e viveram todo aquele inferno e conversávamos muito sobre o assunto.
Data inesquecível, não pelo golpe, mas pelo casamento.
ER

AFLIÇÕES DE POLÍTICOS DO INTERIOR

Alguns grandes males (êpa) afligem os políticos de uma forma geral, mas principalmente aqueles do interior, senão vejamos:
1) Olham demais no retrovisor. Se preocupam demais fazendo previsão do passado.
2) Guardam raivas e ódios no congelador com o intuito de conservá-los.
3) A solidão do poder os obriga a ouvir muito os "puxa-sacos". Esses querem demonstrar que são imprescindíveis e leais e criticam e aumentam possíveis críticas ouvidas, transformando-as em insultos pessoais.
4) Ouvem muito as esposas sobre aspectos políticos. Essas são abordadas por especialíssimos "puxa-sacos" que provocam o toldamento de sua visão.
5) Trabalham sem nenhuma meta de aumento de arrecadação. Assustam-se com grandes projetos. Atuam somente como gerentes.
6) Tem hora de lamentar, hora de regozijar, hora de agir com energia, hora de paciência, hora de ouvir, hora de falar, hora de sumir, hora de aparecer, hora de se humilhar. A grande maioria mistura ou troca os horários e ocasiões. Choram quando têm que agir com energia, se humilham quando têm medo e por aí em diante.
7) Se não recebe um sorriso ou um elogio pelo período de uma hora, se sente rejeitado e traído. Já quer revanche.
8) Preocupa-se desde a posse com a reeleição. Não enxerga mais pessoas. Enxerga votos.
9) Dizer não, é preciso. Saber dizer não, é uma arte.
10) Temem a presença de assessores que demonstram grande capacidade. Os têm como futuros concorrentes e pessoas capazes de descobrir sua ignorância em algumas áreas.
ER

UM DIA POR ANO É DEDICADO A ELES


Seis Centrais Sindicais promovem hoje em São Paulo um oba-oba para Dilma Roussef. Lula estará presente.
Só para registro. O Governo repassou no ano passado para essas Centrais, R$ 81 milhões, do imposto sindical recolhido por ele.
Essa grana sai dos trabalhadores brasileiros, sindicalizados ou não. Todos são obrigados a "entrar" com o valor correspondente a um dia de trabalho.
(Fonte: Josias)
ER

PORCO METALÚRGICO



Já que estão falando tanto em lixão, lembramos do antigo lixão de Itajubá que ficava às margens da rodovia BR 459 (reta de Piranguinho). O local era usado para depósito, inclusive de sucata das indústrias da cidade. Tudo de forma oficial.
Pois bem. Um sitiante resolveu criar porcos ao lado do lixão, deixando-os soltos rolando, fuçando e se alimentando de tudo que era jogado ali.
Como o abate de suínos para comercialização nos açougues não era muito controlado, os clientes sempre se preocupavam com a origem do produto.
- Ô Dito, essa carne não é de porco do lixão ? - Que isso Dona Maria, claro que não !
Mas um açougueiro mais vivo, resolveu tirar vantagem assumindo logo que a carne que vendia era de "porco metalúrgico" do lixão, que comia parafusos, arruela, lascas e rebarbas de aço das fábricas. Segundo ele, a qualidade da carne era excepcional, considerando o índice de ferro contido.
Conseguia até cobrar um adicional no preço.
- Madame, a Senhora prefere pernil de porco metalúrgico ou caipira ?
- Claro Roberto, para os meus filhos o melhor. Quero de porco metalúrgico.
Pena que fecharam o lixão. Agora só urubu metalúrgico.
ER

CHEGA DE ARIDEZ - SEMANA MENCKEN



Temporariamente vamos parar de citar o jornalista americano Mencken. Só a última:
" Um jovem de dezessete anos que não seja um poeta será apenas um jumento, seu desenvolvimento foi parado antes mesmo do seu estágio como girino. Mas um homem de cinquenta anos que continue a escrever poesia é um infeliz que nunca passou intelectualmente da adolescência."
Digo eu: Considerando verdade, estive, estou e estarei lascado.
Em tempo: Mencken não tem nada a ver com o Gabriel Esper.
ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA


" Não há deputado ou senador que goste mais de aposentado do que eu "
(Lula)
(enviado pelo Humberto Chiaradia)

FRASE DO DIA



"A necessária reforma política que nós precisamos fazer não é para colocar os políticos acima da justiça. Aliás, é para colocar a política nos trilhos da justiça econômica, social e da ética."


(Senadora Marina)

DOM LUÍS INÁCIO I - IMPERADOR DO BRASIL