Translate

sábado, 30 de dezembro de 2023

MERCADO LÓGICO




Ano Novo chegando.

Infelizmente as constatações não são boas.

A Universidade de Exeter, no Reino Unido, onde se concentram grandes estudos sobre o aquecimento global, trouxe à baila um estudo: “Os pontos de inflexão do planeta: uma ameaça a humanidade sem precedentes”

São 5 os pontos que se atingidos desencadeariam grandes catástrofes globais:

1-Desaparecimento dos Corais de Águas Quentes

Situados na altura do equador. Estão esbranquiçando. Ecossistemas altamente sensíveis às mudanças climáticas. Sendo particularmente vulneráveis ao aumento da temperatura da água e à acidificação dos oceanos. Lembramos que a acidificação dos oceanos é provocada pela concentração exagerada de CO2 na atmosfera.

2-Circulação do Atlântico Norte

Temos no nosso planeta um grande distribuidor de calor. A chamada circulação Termohalina. Que é movida principalmente pelas diferenças de temperatura e salinidades entre regiões equatoriais e polares. 90% do calor global está armazenado nos oceanos. As mudanças nessas correntes influenciam o clima em diversas regiões do globo. Com o derretimento das geleiras muita água doce está sendo lançada aos mares. Alterando a salinidade. Taí o El Nino para comprovar. Magistralmente retratada no Filme “O Dia Depois de Amanhã” de 2004.

3- Manto de Gelo da Groelândia

A temperatura média do planeta já subiu 1,2° desde a Revolução Industrial.E esse processo é uma peça-chave no aumento do nível do mar. Podendo atingir proporções alarmantes. A Groenlândia está perdendo seu manto de gelo. E em 2023 ela perdeu gelo pelo 27º ano consecutivo. Área da Groelândia: 2,16 milhões de km².1/4 do Brasil!!!!. Dá para imaginar todo esse manto de gelo derretido?

4- Manto de gelo da Antártida Ocidental

Imagens de satélite mostram que desde 1978 a Antártida vem perdendo gelo. Situação bem parecida com a Groelândia. Em meados de julho de 2023 o gelo marinho do continente estava 2,6 milhões de quilômetros quadrados abaixo da média de 1981 a 2010.

5- Perda do Permafrost - solo congelado do Ártico

Aqui também o mesmo problema. Solo congelado de regiões do Alasca, Rússia, China e Europa Oriental. O descongelamento desse solo, que cobre cerca de 23 milhões de km² (quase 3 vezes o Brasil!!!) no norte do planeta. Não é facilmente visível. Pois ele fica abaixo da superfície. Mas representa um problemão. Armazena uma enorme quantidade de carbono - CO2. Aproximadamente 1.700 bilhões de toneladas!!!!

Os sinais estão todos aí. E continuamos com a Marcha da Insensatez. E discussões intermináveis nos fóruns globais. Com poucas decisões práticas.

Que as notícias melhorem em 2024.

Abraços a todos. 

Agradecimento particular ao zelador pelo espaço.

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso

UFA !!!

 


Viver é Perigoso

VELHOS TEMPOS


Há muito, Itajubá, em política e costumes é tradicionalmente conservadora. Vez por outra acontece o contrário. Foi o fato.

Está escrito na Efémerides Itajubenses, do Amelim Guimarães:

DOMINGO - 29 DE DEZEMBRO DE 1889

De madrugada, uma grande explosão de dinamite ocorre em frenteà residência de Frederico Schumann, ali posta por seus adversários políticos, como protesto contra as demissões de empregados da Delegacia de Polícia, por ele feitas por não serem filiados ao Partido Liberal, mas ao Conservador. Já naquele tempo havia terroristas, no caso, conservadores.

Em tempo, Frederico Schumann nasceu em 1847. Formou-se em farmácia em Ouro Preto. Militante do Partido Liberal e com a fim da monarquia, filiou-se ao Partido Republicano Mineiro. 

Wenceslau Braz nomeou-o Diretor do Arquivo Público Nacional, do Rio de Janeiro. Estava no exercício desse cargo, desde 1915, quando tomou o barco em 1917.

Viver é Perigoso