Translate

quinta-feira, 6 de abril de 2023

O PAI DOS POBRES


 - O Senhor tem inimigos ?

- Devo ter; mas não tão fortes que não possa torná-los amigos.

- E amigos ?

- Claro que os tenho; mas não tão firmes que não venham a se tornar inimigos.

Getúlio Vargas

Viver é Perigoso


SÓ BLUES


Viver é Perigoso

QUARESMEIRA - TIBOUCHINA GRANULOSA



Tem esse nome devido ter a floração mais intensa nas proximidades da quaresma.

Correrei riscos, pois irei escrever sobre o que não conheço. Registro apenas observações feitas no decorrer dos anos.

Domingo de Páscoa - Comemora-se a ressureição de Jesus, após 3 dias da sua crucificação.

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).

A Páscoa é, portanto, uma festa móvel. É um tipo de feriado que não ocorre sempre na mesma data no calendário civil, mas tem um período certo para acontecer. A comemoração da Páscoa costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.

Portanto: 2023 - 9 de abril e 2024 - 31 de março (outras datas também já estão definidas).

Pensando alto, então, o carnaval é marcado de frente para trás. Contem 46 dias, de forma retroativa e chegarão nas respectivas quartas- feiras de cinza.

Daí, concluo eu, curioso por natureza, que o período de quaresma não é de 40 dias, mas sim de 46.

Voltando a quaresma, me lembro, quando criança, da severidade dos católicos no período de quaresma (eu, presbiteriano, estava fora).

Primeiro, na quarta-feira de cinzas (como o nome diz), o pessoal ia até as igrejas de onde saiam com uma cruz feita com cinzas (?) na testa, feitas pelo Padre.

Os rádios não tocavam músicas profanas, não se gritava nas ruas, panos eram colocados sobre os espelhos, forte jejum, abstinências e penitências diversas.

A coisa era duríssima para os meus amigos católicos.

Ou mudaram as leis, ou mudaram os Padres ou mudaram os fiéis !

Pelo que vejo, hoje está liberado.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Paul Klee
Viver é Perigoso

DOR DOÍDA

 


Há muito tempo uma tragédia não me abalava tanto. Foge do meu entendimento.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO




Uma no cravo outra na ferradura.

O Marco Legal do Saneamento foi um dos poucos avanços regulatórios do governo Bolsonaro. 
Desde 2007 com a lei 11.445 e em 2020 com outra a 14.026 produziram-se regras importantíssimas para o setor que é dentre os serviços que deveriam ser prestados aos cidadãos é o mais falho. 
Por exemplo, só 50% da população tem rede de esgotos e o tratamento só chega a 40%. Água tratada só atinge 83% dos lares. Problemas de saúde, ambientais, hídricos e sociais.
Pretendia-se chegar a 2033 com 99% de água tratada e 90% do esgoto com investimentos na casa dos R$ 750 bi. Muitos deles oriundos da iniciativa privada através de concessões e PPPs. 
Na época da tramitação da lei de 2020 foram feitas discussões com a sociedade, com investidores e audiências públicas e quetais tão ao gosto da esquerda. No Senado o relator foi o eminente e competente Tasso Jereissati.
Evidente que para esses investimentos gigantescos e de longo prazo há a necessidade de regras estáveis para quem quer investir. 
Não é que ontem 04/04 o governo Lula edita dois decretos com mudanças substanciais no regramento, numa delas dando poder de novo às empresas estatais estaduais? 
São competentes? Algumas sim como Sabesp, Copasa e Sanepar. Mas o resto não. Tanto é que a maioria não consegui cumprir o prazo de 31/12/ 2021 para provar que são capazes de cumprir as metas de universalização. 
Com os decretos o prazo foi prorrogado para 2025. 
Com razão o partido Novo já indicou que contestará na justiça os decretos trazendo ainda mais insegurança jurídica até uma decisão final. 
Na posse dos ministros em janeiro foi colocada várias vezes que na questão ambiental muitas matérias e decisões seria respeitado o conceito da transversalidade. No caso agora além da população direta atingida pelos atrasos que virão, perdem também nossos rios, lagos, mares e a fauna aquática.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

TUDO A VER



Diálogo que dificilmente acontecerá:

- Camarada, você poderia me dizer onde fica o Centro de Inovação e Tecnologia de Itajubá ?

- Hein ? Como assim ?

- O empreendimento da Fiemg numa área cedida pela prefeitura. Chamam de CIT Park.

- Ãhhh. Tecnologia e Inovação ? Fica entre o cemitério novo e o presídio. Cuidado ao ir lá. Tem que pegar a BR-459 e o acesso é perigoso, pois não existe rotatória. A rodovia naquele trecho é explorada pela iniciativa privada.

- Caramba !

Viver é Perigoso

NO DIVÃ

 

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS - II


 25 anos de atuação em Itajubá

Viver é Perigoso

OUTROS TEMPOS - I

 


Deu no jornal Correio Popular de Campinas - Caderno de Economia, no dia 10/6/1997.

Itajubá, com a Administração do Prefeito Chico Marques, ganhou a disputa. Já lá 25 anos da empresa produzindo na cidade.

Viver é Perigoso