Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

DELUSÃO


Pois é...sempre é tempo de conhecer uma expressão nova. Hoje, lendo o OESP, deparei com mais uma, citada pelo jornalista Jorge Okubaro, citando o também jornalista Jack Nicas, do New York Times, que perguntou e respondeu:

O que conduziu ao ataque em massa na capital do Brasil ? 

- Delusão em massa.

Trata-se de expressão não tão incomum em inglês, mas com uso bastante restrito em português. Ela pode ser de grande valia para o entendimento dos crimes cometidos pela turba jairzista no dia 8 de janeiro em Brasília.

O Oxford Advanced Leaner´s Dictionary explica que, entre outros significados, delusão quer dizer "ato de fazer acreditar ou fazer-se acreditar em algo que não é verdadeiro.

Segundo o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, delusão significa " ato ou efeito de deludir, de burlar, engano, logro". Em psicologia, significa  "perturbação sensitiva grave"; em psicopatologia, "delírio crônico, avesso à razão ou ao confronto com a realidade "

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Pablo Picasso - Os três músicos (1921)
Viver é Perigoso

RECONSTRUÇÃO



Diretor do Inpe de 2016 a 2019, Ricardo Galvão assumiu o comando do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nesta terça-feira (17)

Ricardo Magnus Osório Galvão, nascido em Itajubá em 21 de dezembro de 1947 de 1947, é físico engenheiro formado em 1969 pela Universidade Federal Fluminense em 1969. Mestre pela Unicamp e doutor pelo MIT em 1976.

Professor da USP, onde é pesquisador do Laboratório de Física de Plasmas na área de fusão nuclear e é pesquisador do Laboratório de Física de Plasmas da USP, onde realiza pesquisas na área de fusão nuclear. O Dr. Ricardo Galvão é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Em 2016 ele havia assumido a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No dia 19 de julho de 2019, o presidente Jair criticou publicamente Ricardo Galvão durante uma entrevista coletiva com a imprensa internacional. Em agosto o governo exonerou o Dr. Ricardo Galvão.

Hoje, o conterrâneo Professor Ricardo Galvão, disse:

“Essa cerimônia é a comprovação de que a ciência sobreviveu ao cataclismo de um governo negacionista. Agora voltaremos a ter investimentos em ciência, e isso passa pelo fortalecimento do CNPq”. O governo anterior empreendeu verdadeiro desmonte das políticas públicas em diversas áreas. No dia de hoje, viramos essa página triste de nossa história com a convicção de que a ciência voltará a promover grandes avanços para a nossa sociedade”, 
Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2016 a 2019, Galvão foi demitido do cargo por Jair Bolsonaro, que acusava o órgão de mentir sobre o avanço do desmatamento na Amazônia."

Viver é Perigoso

BRAZIL...ZIL...ZIL...

 

Viver é Perigoso