sábado, 29 de maio de 2021

A MARCHA DA INSENSATEZ


A ambição do poder é definida por Tácito como sendo a "mais flagrante de todas as paixões".

Ela só se satisfaz quando exerce o poder sobre os demais seres humanos. Governar acaba sendo a melhor forma de exercer o poder sobre as pessoas.

Ganhar muito dinheiro, ou conseguir muita fama, também oferece satisfação de poder. Mas isso só se forem muito bem sucedidos.
 
Nos casos comuns, embora o dinheiro lhes propicie alta posição social e luzes de fama, fica faltando o domínio sobre os demais. O real domínio, que só o ato de governar lhes oferece! 

O domínio sobre os outros significa, para os governantes, o verdadeiro poder que ambicionavam. Por isso desejam-no ardentemente e conquistam-no a duras penas. Depois, lamentavelmente, se revelam incapazes de exercê-lo sobre si mesmos.

Nenhuma alma, segundo Platão, consegue resistir ao excesso de poder. Para livrá-la da insensatez, só a garantia das leis. Sem essas garantias, o excesso de poder conduz à desordem e à injustiça. Toda a insensatez começa assim...

Barbara W. Tuchman - 1984

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Paisagem do morro de Mangueira no passado em óleo de Nelson Sargento
                     Paisagem do morro de Mangueira no passado em óleo de Nelson Sargento 

Viver é Perigoso

PREOCUPAÇÃO


Uma força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde (MG) está no Sul de Minas para avaliar a situação dos hospitais e centros de atendimento à Covid-19. 
Em entrevista à EPTV Sul de Minas, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a região é uma das que mais preocupa em relação à pandemia.

A força-tarefa está realizando diagnóstico sobre a ampliação de leitos, transferência de pacientes de leitos de UTI e de leitos clínicos entre as macrorregiões e a suspensão de cirurgias eletivas. O objetivo é realizar ações preventivas para que não seja preciso medidas tão restritivas, que tenham um impacto social e econômico muito grande.

Na quinta-feira (27) a força-tarefa esteve em Passos, para acompanhar a situação do município, que está com o sistema de saúde sobrecarregado. 

Ontem, sexta-feira (28), a equipe esteve pela manhã em Itajubá e durante a tarde em Pouso Alegre.

VERGONHA


 Viver é Perigoso