Translate

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

SÓ ABOBRINHA

 


Viver é Perigoso

DIPLOMACIA

 


Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


Águas subterrâneas também em perigo

Uma pesquisa inédita publicada na revista Nature mostrou que as reservas subterrâneas de água, que abastecem milhões de pessoas no mundo, estão diminuindo rapidamente. Em muitas partes do planeta. Os pesquisadores analisaram os dados de 170 mil poços em mais de 40 países. E constataram que 71% deles registraram uma queda nos níveis das águas subterrâneas entre 2000 e 2022.

As águas subterrâneas são armazenadas em estruturas rochosas permeáveis chamadas de aquíferos. Que podem ser acessadas por meio de poços. Elas são uma fonte vital de água doce. Especialmente em regiões onde as chuvas e as águas superficiais são escassas. Noroeste da Índia e o sudoeste dos Estados Unidos por ex. Aqui temos o enorme Aquífero Guarani. Está localizado na região centro sul do nosso continente. E ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (800.000l Km²), Paraguai (60.000 Km²), Uruguai (58.000 Km²) e Argentina (250.000 Km²). Principais cidades brasileira abastecidas são do Estado de SP. Ribeirão Preto por ex. 3.200 poços já foram autorizados em todo o estado. Uma loucura!

O esgotamento das águas subterrâneas pode trazer sérios problemas para a população, como a dificuldade de acesso à água potável. A redução da produção agrícola. A subsidência do solo. O desequilíbrio ecológico. Além disso, as águas subterrâneas podem demorar décadas ou séculos para se recuperarem, dependendo das condições climáticas e geológicas.

Os autores do estudo afirmam que o principal motivo para a queda dos níveis das águas subterrâneas é o uso excessivo e insustentável desse recurso pela humanidade. Principalmente para a irrigação. Eles também apontam que as mudanças climáticas causadas pela emissão de gases de efeito estufa podem afetar indiretamente as águas subterrâneas. Alterando os padrões de chuva e evaporação.

O estudo é o primeiro a mostrar o que está acontecendo com as águas subterrâneas em escala global, usando uma base de dados aberta e padronizada. Os pesquisadores esperam que os resultados possam ajudar os gestores públicos, os agricultores e os consumidores a tomarem decisões mais conscientes e responsáveis sobre o uso das águas subterrâneas. Visando à conservação e sustentabilidade.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso