Translate

segunda-feira, 28 de junho de 2021

IGNORÂNCIA OU CRIME ?


Imaginemos uma situação em que alguém coloque a vida dos outros em risco. Essa pessoa talvez não saiba que aquela ação era perigosa, claro. Ou por ignorância, fator que poderá ser levado em conta pelo juiz, ou por algum problema mental que impeça sua compreensão - tornando-a imputável. Por outro lado , ela pode saber dos riscos e fazer mesmo assim. Novamente abrem-se duas possibilidades: ou ela tem algum diagnóstico que prejudique seu autocontrole - caso em que provavelmente não será considerada culpada - ou então fez porque quis, mesmo sabendo dos riscos. Nesse caso, deverá responder por seu ato.

Conclusão:

Máscaras - Quando alguém se recusa a usá-las ou estimula os outros a não usar está colocando vidas em risco. É difícil calcular o tamanho dessa periclitação da vida, mas não é possível negá-la, já que as máscaras são formas hoje comprovadamente eficazes para reduzir a contaminação e propagação da covid-19. Trata-se de um crime ?

Depende: pode ser que a pessoa seja muito, muito ignorante. Difícil acreditar nisso a essa altura, mas vá lá. Ou pode se dar o caso de a pessoa saber, mas ter a certeza de que é tudo mentira.

Essas crenças idiossincráticas, inabaláveis, não baseadas na realidade, são chamadas de delírios na Psiquiatria - o que significaria uma incapacidade de ajuizar a realidade. Ou pode ser ainda que ela saiba dos riscos mas resolva agir assim de qualquer forma. Aí sim, seria crime.

Acho que por isso andamos tão esgotados atualmente: é cansativo viver numa realidade em que precisamos o tempo todo descobrir se o que nos cerca é ignorância, insanidade ou crime.

Daniel Martins de Barros

Viver é Perigoso

FRUSTRADO

 Não poderá mais conceder o habeas corpus para o Lázaro.


Viver é Perigoso

BIOGRAFIA

 



Viver é Perigoso