Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2024

GELEIRA DO JUÍZO FINAL

 


A grande geleira "Thwaits", conhecida como "Geleira do Juízo Final", situada na Antártida, corre maior risco de derreter do que os cientistas acredivam. Água salgada e quente passa por vários quilômetros abaixo dela, o que pode torná-la ainda mais vulnerável.

A nova informação é alarmante porque o derretimento da Thwaits pode provocar um aumento de 65 centímetros do nível do mar.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Lee Krasner

Lee Krasner foi uma influente pintora expressionista abstrata da segunda metade do século XX. Nasceu em Nova York em 1908. Foi casada com o também pintor expressionista abstrato Jackson Pollock. Tomou o barco em 1984.

Viver é Perigoso

LOCAL SEGURO


Deu no Metrópoles

Ex-prefeito envolvido com o Comando Vermelho fugiu para Brasília.

Alvo da Operação Rota do Rio, deflagrada nessa terça-feira (21/5) pelas polícias civis do Rio de Janeiro e do Amazonas, o ex-prefeito de Anamã (AM) Raimundo Pinheiro da Silva, conhecido como Chicó, fugiu para Brasília horas antes da execução do mandado de busca e apreensão, segundo a polícia.

Viver é Perigoso

VISÃO DE FUTURO

 


Em breve ! Na esquina à direita da Rua Nova : produtos variados chineses. 

Viver é Perigoso

E VAMOS ADIANTE...



A primeira coisa que eu faço quando eu acordo é fumar um baseado, antes de acordar os meus filhos. E aí eu começo meu dia.

Luana Piovani

Viver é Perigoso

UFA ! DESTA VEZ NENHUM DE MINAS GERAIS


A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira a vigésima sétima fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais (18 mandados de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico – tornozeleira eletrônica), expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).

Viver é Perigoso

DON´T CRY FOR ME ARGENTINA


O presidente da Argentina, Javier Milei, fez uma apresentação de rock durante a noite de ontem, quarta-feira (22), no lançamento de seu novo livro de economia – intitulado de “Capitalismo, socialismo e a armadilha neoclássica” – que ocorreu no Luna Park, uma casa de eventos em Buenos Aires.

Viver é Perigoso

FACULDADES TABAJARA

 


Abrir faculdades de medicina como temos feito é um absurdo que vai nos custar caro. Os dados da Demografia Médica 2024, recém-publicados pelo Conselho Federal de Medicina, revelam que nos últimos dez anos autorizamos o funcionamento de 190 faculdades, mais do que em toda a história da medicina brasileira.

Por que tanto interesse em abrir escolas médicas? Com mensalidades que podem passar de R$ 10 mil, não vamos perder tempo com explicações.

Temos 389 faculdades - por enquanto - , número que nos confere o título de vice-campeões mundiais. Ganhamos dos Estados Unidos, que têm 131, e da China, com 150 para 1,4 bilhão de habitantes. Só perdemos para a Índia, o país mais populoso do mundo, mesmo assim por pouco tempo, mantida a irresponsabilidade atual.

Há 576 mil médicos no Brasil, quatro vezes mais do que aqueles em atividade nos anos 1990, quando éramos 144 milhões, 70% da população atual.

Você, prezado leitor, pode pensar que num país com tantas deficiências no acesso à saúde, quanto mais médicos tivermos, melhor o atendimento. Está enganado.

Primeiro:
Essas faculdades são criadas em instalações inadequadas para os laboratórios do curso básico e sem dispor de hospitais-escola dignos desse nome.

Segundo:
Não existem no país professores com formação acadêmica em número suficiente para oferecer cursos com um mínimo de qualidade para tantos alunos.

Terceiro:
Não temos vagas para residentes nem para a metade dos formandos. Como os concursos para residência aprovam os mais preparados, caímos numa situação paradoxal: os mais preparados passam mais cinco anos em treinamento nos melhores hospitais, enquanto os demais são jogados no mercado de trabalho sem avaliação técnica.

Quarto:
Faculdades de má qualidade continuam abertas pelo país afora, jogando centenas, senão milhares, de jovens mal treinados para atender em ambulatórios e nos pronto-socorros. Os Estados Unidos, a certa altura, fecharam dezenas delas. Um exame de suficiência a cada dois anos teria a vantagem de avaliar a qualidade do ensino, dar oportunidade para aprimorá-lo e proibir novos vestibulares nas escolas com os piores resultados.

Quinto:
Os custos da assistência médica aumentam muito quando o médico não sabe como resolver os casos dos pacientes que atende. Na indecisão, a oportunidade do diagnóstico precoce é perdida, a doença progride, o tratamento fica mais difícil, os exames mais frequentes e os procedimentos técnicos mais complexos e dispendiosos.

Sexto:
Deixo para o fim o mais importante. Maus médicos são um perigo para seus pacientes. Não seria este o argumento definitivo para submetermos à seleção essa enxurrada de profissionais mal formados e de faculdades de medicina precárias que os interesses financeiros insistem em multiplicar?

Drauzio Varella

Viver é Perigoso

POIS É...

 


Viver é Perigoso

VENTOS DE GUERRA


Viver é Perigoso