Translate

quinta-feira, 20 de abril de 2023

DESCOBRIMENTO

 

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Sonia Delaunay - 1970.

"... nova pintura começará quando entendermos que a cor tem uma vida própria, que suas infinitas combinações têm a sua poesia. "

Sonia Delaunay

Sonia Delaunay foi uma pintora, designer, figurinista e cenógrafa ucraniano-francesa (nasceu em 1885). Considerada uma artista abstrata multidisciplinar e figura-chave do avant-garde parisiense. 

Sonia foi pioneira do movimento do "Simultaneismo", onde explorava a interseção entre as cores, criando uma sensaçao de profundidade e movimento. Sonia foi a primeira artista mulher a ganhar uma mostra no Museu do Louvre em 1964. Em 2015, sua arte voltou a ser lembrada em uma grande retrospectiva que o Museu de Arte Moderna de Paris realizou.

Sonia tomou o barco em 1970.

Viver é Perigoso

BRASÍLIA - ENCONTRADA PARTE

 


Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS

 


Meu Avô Jayme Riera era construtor e dos bons. Certa vez, o forno à lenha da Padaria Boa Vista (é claro), precisou de uma severa manutenção. Teve que ser construído um forno provisório por ocasião da reforma. Foi utilizado um armazém da própria Padaria.

Na ocasião, tive a satisfação de assistir o meu Avô Jayme coordenando a construção. Uma obra de arte, com os tijolos refratários sendo assentados como os livros dispostos na fotografia.

Guardei a imagem da construção num cantinho do pensamento, que agora se completou maravilhosamente com livros.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



"Como falar dos livros que não lemos " - Pierre Bayard - Editora Objetiva - 207 páginas. 

O autor analisa situações delicadas em que temos que falar de livros que não lemos. Ao contrário do que se supõe, é possível participar de uma apaixonada discussão sobre um livro que não lemos, inclusive, e talvez acima de tudo, com alguém que também não o leu. Um guia de sobrevivência nas rodas de bate-papo.

Adianto, não é uma leitura fácil. Escreve Pierre Bayard, que o livro não é ferramenta para angariar cultura ou impressionar os outros, e sim uma forma de encontrar a si mesmo.

Viver é Perigoso

É A VIDA ...


 " De quinze em quinze anos, a "terrinha" se esquece do que aconteceu nos últimos quinze anos. "

Parafraseando Ivan Lessa

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?

Palácio do Planalto - 8/1/2023

Viver é Perigoso  

OUTROS TEMPOS


Nota da Prefeitura publicada no Viver é Perigoso no dia 20 de fevereio de 2016


sábado, 20 de fevereiro de 2016


Nota de Esclarecimento - Desapropriação do prédio do DCE Unifei é boato

A Prefeitura de Itajubá comunica que a matéria intitulada - Prefeito Rodrigo Riera tem a intenção de desapropriar a sede do DCE Unifei -, publicada no Jornal O Sul de Minas (13 de fevereiro de 2016), não é verdadeira. O uso de redes sociais como única fonte de informação no jornalismo profissional é uma prática contestada por grandes e sérios veículos de comunicação, bem como pelo Código de Ética e de Posturas da profissão. Ou seja, fazer jornalismo de maneira irresponsável e utilizar um veículo de comunicação para propagar opiniões pessoais não caracteriza o bom jornalismo.
A Prefeitura esclarece ainda que matérias puramente sensacionalistas como essa tem como objetivo desgastar a imagem da Administração Municipal e que uma decisão de tamanha proporção não seria tomada sem que houvesse total interesse e aprovação da comunidade acadêmica da Unifei, bem como de seus representantes.
Não há interesse algum do Executivo em alocar recursos para a desapropriação do imóvel. Existem outras áreas prioritárias que merecem atenção da Administração Municipal, como saúde, educação e infraestrutura, para as quais o investimentos estão sendo direcionados mesmo com a redução dos repasses dos governos Federal e Estadual para os municípios.
A Administração deixa claro que mantém e sempre manteve um excelente relacionamento com a Unifei; e que respeita e reconhece a história e a importância da instituição, bem como do Diretório Central dos Estudantes.


Prefeitura Municipal de Itajubá

Viver é Perigoso

VAMOS LÁ VÉIO - SEGUIMOS JUNTOS


Viver é Perigoso