Translate

segunda-feira, 10 de maio de 2010

LEI DE MURPHY

Deu no Blog do Murphy em 12 de novembro de 2009 (http://www.blogsdoalem.com.br/):

SE A LEI DE MURPHY DEPENDESSE DA RAPIDEZ DO CONGRESSO BRASILEIRO, ELA JÁ ESTARIA APROVADA.
"Minha famosa lei, na sua letra fria, diz que: ' Se algo pode dar errado, dará' ou ainda 'se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira possível, no pior momento possível' é citada todos os dias por milhares de pessoas nos cinco continentes. A Lei de Murphy conseguiu ser respeitada até no Brasil, onde não se respeita nem a Lei da Gravidade, como bem prova Luiza Brunet. Qualquer popular sabe enunciar o seu princípio. Reconhecimento nunca me faltou, todos fazem questão, ao citá-la, de mencionar o nome do autor. Um privilégio que eu, o Rouanet e mais meia dúzia de gatos pingados temos.
No entanto, poucos são os que se dão conta dos benefícios sociais proporcionados por minha lei. Através dela, pessoas encontram alívio para os pequenos traumas cotidianos. Por exemplo, todos sabemos que basta a aeromoça servir o café pro avião entrar em turbulência. Se o sujeito que recebeu o copinho plástico de café tiver a infelicidade de verter o líquido preto sobre o seu terno novo, ele não precisa blasfemar contra a sacanagem do destino. Ele pode pensar que está apenas cumprindo a legislação. E se, ao chegar no aeroporto, lhe ocorrer o pensamento murphyano de que 'não importa a esteira de bagagem em que você esteja, suas malas sempre sairão em outra', ele não passará por um viajante desatento que não lê avisos, mas sim como um observante da lei.
Outro benefício decorrente de minha brilhante formulação é a geração de autoestima. Explico melhor. Frases corriqueiras como 'basta eu lavar o carro pra que comece a chover' são a mais pura expressão da Lei de Murphy. Mas por trás dessa inocente fala, vemos como o protagonista em questão se reveste de uma importância incrível. Nuvens (e talvez o próprio Deus) ficam ao longe vigiando o proprietário desse automóvel. Quando ele decide que é hora de lavar seu bólido, elas entram em ação para armar o temporal.
Porém, o fator mais importante do murphismo eu não revelarei agora. Acredita que eu tinha o final deste post anotado num guardanapo que estava ao lado de outro usado para segurar o sanduíche e a faxineira recolheu justamente o que tinha meu texto?"
Alfredo

QUERMESSE DE SÃO JOSÉ (4)



Voz aveludada do locutor Procópio:
Sonhar contigo é o que faço dia e noite. Esta gravação é que Maria da Glória, a Gogóia, do "bequinho do sací" oferece ao Virgílio Machado, amor de sua vida, esperando retribuição.
Com a voz eloquente de Adilson Ramos, em 78 rotações, o monumental: "Sonhar Contigo"
ER

BREVIÁRIO DOS POLÍTICOS



CARDEAL MAZARIN
Desconfia dos homens de baixa estatura: Eles são teimosos e arrogantes.
A maior parte dos mentirosos têm covinhas quando riem.
Das pessoas muito preocupadas com sua aparência, nada a temer.
As pessoas que conhecem muitas línguas são com frequência estouvadas, pois sua memória está tão atulhada que sufoca sua faculdade de julgamento.
ER

ESSE CHAPEU EU LEVARIA !



"Levar chapéu" virou uma expressão pejorativa no Brasil. Mas o Panamá ao lado eu levaria.
O chapéu Panamá é um clássico utilizado por chefes de Estado, estrelas de Hollywood e celebridades em dia de sol e calor. É sinônimo de estar na moda com elegância e estilo. O legítimo Panamá é feito no Equador. Seu nome vem do sucesso de sua comercialização na época da construção do canal do Panamá, no início do século passado.
Confeccionado artesanalmente, o chapéu mais fino do mundo é produzido com as folhas da palma toquilla, originárias das regiões costeiras do Equador.
Foi usado (ajudou a sua fama) pelo Presidente americano Roosevelt, por Santos Dumont e por Lula.
Se é que podemos dizer assim, nos tempos modernos, jamais um "panamá legítimo" pisou em Itajubá. Ou já ? Em tempo, um modelo simples "montecristi" custa R$ 1.000,00.
ER

PARQUE TECNOLÓGICO

Muito se comenta sobre o Parctec e se disvirtua muito os principios. Desde 1990 e pouco, que o assunto tem sido discutido em Itajubá. Grande parte (ou a totalidade) se deve ao Professor Renato Nunes, Reitor da Unifei.
Se não avançar agora, creio que dificilmente irá depois. As condições são favoráveis. Temo apenas a ausência de gente capaz para se envolver com um projeto dessa magnitude. Apenas disposição não basta. O nosso projeto é mais humilde, mas sempre imagino o Dr. Theodomiro, falando de sua escola de engenharia para os conhecidos da época.
A Rússia está construindo nas proximidades de Moscou a sua cidade científica. Cyberjaya, com o intuito básico de converter ideias em produtos. O Presidente Dmitri Medvedev definiu as cinco prioridades a serem promovidas:
Comunicações
Biomedicina
Espaço
Energia Nuclear
Conservação daa Energia
Nos moldes da parte sul da Bay Área, na grande São Francisco - EUA, a China tem um aglomerado em Tianjin, nos arredores de Pequim.
Na França tem o mesmo em Sophia Antípolis (para onde imagino que o reitor queira ir quando morrer).
Todas essas áreas foram criadas com a forte participação governamental e são muito bem sucedidas na tarefa de atrair a fomentar a iniciativa privada. É necessário a concessão de isenções tributárias e bônus por parte dos governos.
Seria, dentro do espírito inovador, de imediato, necessário a Unifei criar uma Diretoria Comercial agressiva para vender a ideia e atrair as empresas.
Preocupa-me a transferência de poder legislativo e judiciário para a região, juntando-se ao executivo instalado, inclusive com garagem e oficinas de veículos. (desconheço detalhes sobre esses investimentos).
Preocupa-me o disvirtuamento do Parque Tecnológico, com a instalação de empresas produtoras normais e geradoras de empregos imediatos.
Tenho dificuldade de vislumbrar nas equipes constituídas, pessoas com visão suficiente para alavancar esse projeto de desenvolvimento. Isso não é tarefa para homens convencionais.
Continuo com o meu papel de crítico animador (e sonhador).
(dados TNYT)
ER

AOS MESTRES COM CARINHO

"Como educador, sou bem remunerado, sinto-me integrante da classe média, tenho casa própria, automóvel, sei que terei uma aposentadoria decente e que meus filhos poderão estudar nas melhores escolas. A sociedade me respeita e reconhece o valor de minha contribuição para o futuro das crianças e jovens do meu País"
Declaração de um Professor de primeiro grau finlandês ao jornalista Ethevaldo Siqueira. (OESP)
É isso que queremos, independente do nosso Presidente se gabar junto a imprensa internacional de não ter estudado, o que não é estímulo para ninguém.
ER


CONTA GOTAS !

1 - A nova Miss Brasil é capixaba, ou seja, espiritosantense, muito embora esteve presente no concurso representando Minas Gerais. Registro isso antes que venha alguém falando sobre a beleza da mulher mineira, etc, etc, que são bonitas sem necessitar do blá, blá, blá.
2 - Tudo é questão de atentar para os detalhes e conseguir ver o lado bom das coisas. Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, o Coríntians terminaria em terceiro lugar e estaria classificado para a Libertadores. Nem tudo está perdido.
E tem mais: Ronaldo estará na Copa. (comentando os jogos).
3 - É uma grande verdade. Um terremoto aconteceu no Governo do Distrito Federal Denúncias, demissões, prisões, nova eleição. Foi um verdadeiro tsunami. Durante um tempo não se falou em outra coisa no Brasil. Um verdadeiro pandemônio.
Tudo isso para conseguirem não mudar nada. Ou mudou ?
4 - O "viver é perigoso" recebeu ontem um comentário espirituoso, que não foi publicado por que num determinado momento abordou questões pessoais. Num item ele sugeriu que os "ongueiros" da Praça, constituíssem um Grupo de Trabalho para padronizar a cor da tintura dos cabelos dos seus membros. Segundo ele está um relaxo, sugerindo como cor padrão, "cor de pêlo de camelo quando foge" . Ainda bem que eu os tenho pouco.
5 - Como dizem os verdadeiros democratas ao chegar ao poder: Pau neles ! (não sou quem diz.É o millor).
ER

CURIOSIDADES POLÍTICAS

O "viver é perigoso" foi vítima de uma enxurrada de comentários no decorrer do final de semana. Por conterem insultos, palavrões, etc, foram prontamente deletados.
Estou chegando a conclusão de que não são de petistas apesar de usarem o palavreado e chavões próprios. (se eles não conseguem usar as palavras "burguesia" e "zelite", em duas linhas escritas, desmaiam).
Mas a curiosidade: Nenhum, repito nenhum, defende ou elogia a candidata Dilma. Esse nome em trinta comentários, não foi citado nenhuma vez.
O drama é o seguinte:
Está sendo muito difícil conseguir um mínimo de harmonia entre as três grandes facções ou partidos que apoiam a candidatura da Dilma. Quem tem o poder na realidade é o Lulismo, que conta com o apoio direto do "Guru das Nações", Luís Inácio e seus enviados para a frente de batalha, os Senhores Palocci e o marqueteiro Santana.
O PT está presente com o seu Presidente, José Eduardo Dutra, que tenta controlar a indisciplina do Partido que quer dar suas voadinhas solo nos Estados, deixando de lado o objetivo maior que é eleger a Dona Dilma a qualquer preço.
Chefiando a guarda-pretoriana da candidata, aparece o mineiro e amigo de ações terroristas, Fernando Pimentel.
A candidata está com liberdade total para escolher as vestes e a sua alimentação. Todo o restante é programado pelo pessoal citado.
O Lula, que é conhecido por abandonar os amigos na hora do "pega para capar", aguarda as próximas pesquisas. Deve ainda fazer algumas tentativas de mudar o quadro até a Copa do Mundo.
Se a campanha da sua candidata não aprumar, não tenham dúvida: ela será cristianizada.
Lula surgirá como o grande magistrado, deixando o pau comer solto e salve-se quem puder.
Quem de sã consciência imagina o PT de Minas pedindo voto para o Hélio Costa ? Este teria possibilidade de ficar 8 anos. Anastasia, somente quatro ???
Por aqui as coisas estão complicadas. Quem será o candidato a Deputado Estadual ? Ulisses ou Laudelino ? Com certeza para decidir serão constituídos uns quatro grupos de trabalho e umas duas consultas populares, para referendar o que o Odair Cunha já decidiu. Ulisses.
Daqui a dois minutos começaram a chover comentários que não serão publicados.
ER

COMER PODE SER PERIGOSO (6)

PESQUEIRO TERERÊ
Estivemos em Itajubá no final de semana e fomos almoçar no Tererê, nas proximidades do Bairro da Piedade.
Muita gente. Restaurante lotado, com certeza pelo "Dia das Mães". Muito simples e agradável.
Muito especial o atendimento do proprietário e de sua família e de seus funcionários.
Self Service "sem balança", com grande variedade de pratos servidos sobre o próprio fogão de lenha. A leitoa, disciplinadamente servida pelo Sr. Raimundo é imbatível.
A parte de saladas deixaria a desejar se alguém fosse lá para comer saladas.
Na semana passada relatamos o jantar no Maní, hoje o almoço no Tererê.
Quem sabe se "o inverso da burquesia", que apresenta os seus "sofridos" comentários no "viver é perigoso", soma e divide por dois, dando uma média aceitável, em termos de preço, pois em sabor e bem estar, o Tererê bate o Maní.
Como dizia o poeta, o importante é manter a naturalidade.
Rachel
ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA



"Quero que fique bem claro: eu não sou precisamente contra o roubo. Sou apenas contra ser roubado."
(millor)

AINDA NÃO FUNCIONOU.