Translate

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

CANTINHO DA SALA

Natalia Gontcharova - Forêt d'automne (1950)

Viver é Perigoso




POIS É...




Desde a reforma que propiciou a reeleição no Brasil, todos os presidentes que se candidataram foram eleitos. FHC, Lula, Dilma. Se acontecer o previsto pelos Institutos de Pesquisas, o Jair será o primeiro a furar o histórico.

Nos EUA, o guru-mor do Jairzismo, Trump, também não conseguiu.

Veremos.

Viver é Perigoso

NO POSITIVO


O Ministério do Trabalho e Previdência informou ontem (29) que o Brasil gerou 278.639 empregos com carteira assinada em agosto deste ano.

O dado consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e representa o saldo líquido (contratações menos demissões) da geração de empregos formais.

Ao todo, segundo o governo federal, foram registrados em agosto:

2.051.800 contratações;
1.773.161 demissões.

Em Minas Gerais os números foram os seguintes:

225.943  contratações
198.562 demissões
Saldo 27.381

No Sul de Minas os números foram os seguintes:

Pouso Alegre - Saldo + 622
Extrema - + 398
Varginha + 277
Lavras + 218
Alfenas + 151
Itajubá + 149
Poços de Caldas + 119
Passos + 94
São Lourenço + 54
Três Corações + 35
Santa Rita do Sapucaí + 19

Viver é Perigoso 

DE SALTO ALTO

 


Viver é Perigoso

EU CONFESSO


Ficou conhecida a história acontecida no início dos anos 70, quando de uma busca feita pela repressão em uma República de Estudantes, foi apreendido um exemplar de um livro de capa vermelha. Poderia ser um exemplar subversivo. 

No quartel, um oficial, de imediato, identificou uma Bíblia Sagrada. O proprietário, um jovem universitário, foi liberado.

Tomando o exemplo de amigos, esses sim, de esquerda, adianto, evitando buscas e apreensões, parte dos meus livros "vermelhos".

A apreensão do livro que está na base - Dez dias que abalaram o mundo - do americano John Reed, complicaria a minha vida. 

Um clássico que trata da revolução comunista de 1917.

Sobre o livro, declarou Lenin: "Aqui está um livro que gostaria de ver publicado aos milhões em todos os idiomas".

Interessante o "Pimentas - Para provocar um incêndio, não é preciso fogo ", do admirado Rubem Alves.

Viver é Perigoso

TERROR NA MADRUGADA



São 2:00 horas da sexta-feira (30). Escrevendo sobre o que vi nas 3:30 horas que durou o debate entre os candidatos ao cargo de presidente.

Prefiro assim, agindo como um leitor e brasileiro normal, comum, do povo. Sem levar em conta os comentários de profissionais, que pelo bem ou mal, inevitavelmente, acabam por interferir nos nossos.

Conforme previsto, foi muito triste. Estamos devidamente lascados. Seria até normal não fosse a presença do tal padre, surgido de onde ninguém sabe. Com toda a pinta do personagem que despontou para o anonimato.

Jair, visivelmente abatido pelas pesquisas. D´Avila, uma decepção. Ciro, a mesmice e a insegurança de quem não sabe o que irá fazer na segunda-feira. Paris, como da última eleição ? 

As moças trouxeram um pouco de alento. Soraya corajosa. Tebet um nome para ajudar no cumprimento do dever cívico no primeiro turno. 

Penso que não mudou em nada o quadro. Nenhum candidato convenceu favoravelmente ninguém. Quem era Lula seguirá sendo Lula. Quem está com o Jair, seguirá ao seu lado. 

O melhor desempenho da noite foi o do William Bonner.

Também, penso que ninguém que maioria daqueles que assistiram até o fim, não foi por interesse. For por falta de sono e opção atrativa nos canais por assinatura.

Torcendo para que a fatura seja liquidada no primeiro turno e trinta dias de riscos sejam evitados.

Teremos quase três meses para concentração e preparo para trabalhar na oposição a partir de janeiro de 2023.

Viver é Perigoso