Translate

terça-feira, 30 de maio de 2023

MERCADO LÓGICO



Lula o improvisador

Novamente nosso presidente se entusiasma e na improvisação diz besteiras sobre a Venezuela como outro dia na China disse sobre a guerra Rússia x Ucrânia. 

Dizem que de novo os diplomatas escreveram a fala para ele mas ele abandonou.

Interessante que aqueles que sempre procuraram os Órgãos de Direitos Humanos da ONU para se dizerem perseguidos pela justiça brasileira, agora os ignoram sobre o que dizem do governo da Venezuela por violações e crimes contra a humanidade.

“A missão de investigação da ONU encontrou motivos razoáveis para acreditar que as autoridades e as forças de segurança venezuelanas planejaram e levaram a cabo violações de direitos humanos desde 2014”- Conselho de Direitos Humanos da ONU. Também é o que diz o Tribunal Penal Internacional de Haia. 

Para Lula são narrativas que a Venezuela deve contrapor, como não se sabe.

Lula acerta pelo menos em dois pontos: é pior isolar um país principalmente quando tem fronteira conosco, vinte mil brasileiros vivem lá e uns cem mil venezuelanos vivem aqui. Outra é talvez tentar receber o que Maduro deve dentro daqueles polêmicos empréstimos do BNDES que financiavam obras estruturais no vizinho, para grandes construtoras brasileiras, com aval do Tesouro Nacional. A Venezuela não pagou o Tesouro sim, ou seja todos nós.

Com a situação econômica ainda desesperadora a Venezuela propôs pagar a dívida cedendo energia elétrica para Roraima acordo suspenso desde 2021. Lembrando que o Estado do norte é o único que não está interligado ao SIN - Sistema Interligado Nacional. Roraima depende da geração termoelétrica, seria uma boa solução sempre lembrando que há outra pendência com eles. A Petrobras abriu mão das contrapartidas venezuelanas para a construção de Refinaria Abreu de Lima em Pernambuco, coisa na casa de 8 bilhões de dólares! 

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso 

Um comentário:

Anônimo disse...

Completando
Chama-se uma reunião de todos os mandatários americanos para se discutir o que mesmo? Propostas requentadas de 2003/2010. Ao defender Maduro leva troco do Uruguai e do Chile. Aliás o Uruguaia o menor deles, com um presidente em fim de mandato, que não tem medo de dizer verdades.
Lula só quer saber dessa festança internacional. Enquanto aqui dentro seu governo patina no Congresso com derrotas uma atrás da outra. Hoje deve assistir o desmonte dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas pela bancada ruralista na Câmara dos deputados . Coitadas da Marina e da Guajajara. O presidencialismo de coalizão morreu e ele faz que não viu. Articulação política? O que é isso mesmo? Mercado- Lógico