Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2024

CANTINHO DA SALA

 

Joan Mitchell

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA ! O GURU DANÇOU

 


O primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em um processo criminal. O veredito de Trump foi lido ontem (30), no Tribunal de Nova York, e reunia 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais — todas das quais ele foi considerado culpado por um júri em Manhattan.

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA



Um grupo de pesquisadores da Nasa chocou a comunidade científica mundial com uma descoberta inacreditável: há vida inteligente fora do celular.

Numa histórica entrevista coletiva realizada ao vivo no YouTube, os cientistas contaram que o astrofísico Barret MacCaboo esbarrou acidentalmente em seu supertelescópio e a lente apontou para um jovem sorocabano. "Meus olhos não acreditaram quando viram um menino sentado no galho de uma árvore comendo uma goiaba. Suas mordidas eram suaves e demoradas, seu olhar, contemplativo", afirmou MacCaboo.

Cientes de que estavam diante de uma espécie rara, os cientistas da Nasa passaram a acompanhar o caso. Foram dias e mais dias em que observaram o jovem jogar futebol, gargalhar com os amigos, se divertir com o baralho, cozinhar, conversar com os adultos olhando nos olhos deles, anotar pensamentos num caderninho, limpar a casa, curtir períodos de ócio deitado na rede, passear com o cachorro, dançar e —para espanto redobrado— ler Guimarães Rosa durante horas ininterruptas.

"Todos achavam que essa espécie estava extinta, mas a gente tinha fé", reconheceu a bióloga Susan D. D. Seven, com os olhos marejados.

A existência do jovem José de Aguiar, também conhecido em Sorocaba como Aguiarzinho, provocou uma perplexidade mundial. Algumas linhas de pesquisa foram implementadas para descobrir como ele consegue sobreviver sem ficar verificando se chegou uma nova mensagem no WhatsApp. Seu cérebro será estudado para se descobrir como um jovem consegue viver sem emitir opiniões, postar fotos e receber likes.

Numa experiência de campo, um cientista apresentou a Aguiarzinho o "scroll" infinito do Instagram, e o jovem reagiu com desinteresse. Depois de alguns minutos, para assombro geral, ele apontou para uma árvore e disse: "Você já viu como é bonito quando a chuva está começando bem fraquinha e as gotas ficam penduradas nas folhas?". Em seguida, apresentou aos cientistas da Nasa uma grumixama. "Dá um geleia bem gostosa", afirmou.

No final da tarde, Aguiarzinho mostrou ao mundo que é possível apreciar um pôr do sol sem tirar uma foto.

A descoberta de vida inteligente fora dos celulares provocou uma reação imediata: a OMS recomendou que os celulares passem a trazer avisos semelhantes aos exibidos em maços de cigarros.

Renato Terra (FSP)

Observador de Cena

Viver é Perigoso

TRUMPADA

 

Viver é Perigoso

DIREITAAAA ! VOLVER !


A ideia de que os jovens serão sempre progressistas é um pouco simplista.

O contexto social, econômico e histórico pode deixas jovens susceptíveis a qualquer populismo.

Uma geração marcada pela pandemia, com preocupações de sobrevivência, com dificuldades em enxergar um futuro melhor é um prato cheio para extremistas.

No Brasil a extrema-direita ganhou a mente daqueles com idade média alta para a mais avançada. Uma realidade.

Na Europa está ganhando a mente dos jovens.

Na França, surpreentes 36% dos jovens de 18 a 24 anos apoiam o RN (Rally Nacional) de Marine Le Pen. Nos Países Baixos, 31% apoiam o PVV (Partido da Liberdade) de Geert Wilders.

Explicação: Quando os jovens sentem que as instituições não oferecem um caminho claro para uma vida significativa e bem sucedida, a alternativa que promete mudança - seja ela qual for - e identidade, pertencimento a um grupo é muito atraente. A extrema direita, com suas mensagens simplificadas e promessas de restauração de ordem e estabilidade, pode parecer uma resposta atraente a essas frustações.

(Extraido - Laura Karpuska - OESP)

Viver é Perigoso