Translate

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

POIS É...

 


De vez em quando a segunda-feira cai na quinta.

Viver é Perigoso

TEMPESTADE SOLAR



A internet pode sofrer um colapso no mundo no próximo ano por causa de uma intensa tempestade solar. 

Além da internet, a rede elétrica, os cabos de fibra ótica, sistemas de navegação como GPS, satélites e outros equipamentos de comunicação também podem ser afetados.

A supertempestade solar estava prevista para 2025 pelo Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, mas uma nova análise aponta que ela pode ocorrer antes do previsto, já no ano que vem.

Foi a conclusão de um estudo do professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, divulgado nesta semana pelo site Insider Paper.

O professor estuda fenômenos solares que podem afetar a tecnologia. E ele considera que o forte calor pode causar um “apocalipse da internet” em 2024 em todo o planeta. Segundo ele, “a internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”.

Acontece:

"Diversas reações ocorrem no núcleo do Sol, proporcionando a produção de muita energia via fusão nuclear. Durante esse processo, ocorre a liberação de prótons e elétrons, que são atraídos e acumulados em outros campos magnéticos. A grande concentração de prótons e elétrons pode desencadear uma tempestade solar, caracterizada pela liberação, através de uma grande explosão, dessas partículas superaquecidas. Com isso, a radiação solar atinge o campo magnético e a atmosfera terrestre."

O Tempo

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Joan Snyder - Porque (2012)

Nascida em 16 de abril de 1940 em Highland Park, NJ, Joan Snyder ganhou a atenção do público pela primeira vez no início dos anos 1970 com suas “pinturas de traços” gestuais e elegantes, que usavam a grade para desconstruir e recontar a história da pintura abstrata.

No final dos anos 70, Snyder, abandonando a formalidade da grelha, começou a incorporar símbolos e textos de forma mais explícita, incorporando a sua forte crença na ideia de uma sensibilidade feminina, à medida que as pinturas adquiriam uma materialidade mais complexa.

Muitas vezes referida como uma artista autobiográfica ou confessional, as suas pinturas são essencialmente narrativas de experiências pessoais e comunitárias. Através de uma abordagem ferozmente individual e de uma experimentação persistente com técnicas e materiais, Snyder ampliou o potencial expressivo da pintura abstrata e inspirou gerações de artistas emergentes.

Snyder está representada em várias coleções de museus, incluindo o Metropolitan Museum of Art, o Museum of Modern Art, o Whitney Museum of American Art, o Jewish Museum, o Guggenheim Museum, o San Francisco Museum of Modern Art, o Art Institute of Chicago e o The Art Institute of Chicago. Em 2021, a Tate Modern de Londres adquiriu sua obra seminal Dark Strokes Hope da década de 1970.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


Um dos escritos mais perfeitos já publicados. Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobre que tem uma grave doença. A partir daí, este passa a refletir sobre o sentido de sua existência, numa experiência-limite de rara força poética, que só a grande literatura consegue traduzir.

Clássicos soam diferentes da época que são lidos. Há séculos, li  "A Morte de Ivan Ilitch" do Tolstói. Muito bom. Depois de quase 50 anos, reli a história do Sr. Ivan Ilitch. 

Sinceramente ? o texto mais perfeito que já encarei. Oitenta páginas numa tarde/noite.

Estou na fase de ler um novo e reler outro, na sequência. Muitos da série releituras não modificaram nada com o passar dos anos, na análise do meu leitor/analisador de texto. Outros, parcialmente.

"A Morte de Ivan Ilitch", mudou tudo. Teria que ser leitura obrigatória.

Viver é Perigoso 

TCHAU DINO !


Luciane Barbosa Farias, a "dama do tráfico amazonense", foi recebida no Ministério da Justiça por dois secretários de Flavio Dino. Descobriu-se que a pasta dos Direitos Humanos, chefiada pelo ministro Silvio Almeida, foi ainda mais atenciosa. Pagou com verbas públicas viagem de Luciane a Brasília.

Adeus STF.

Viver é Perigoso