Translate

sábado, 22 de outubro de 2022

CANTINHO DA SALA

 

Tom Thomson - Spruce and Maple (1916)
Viver é Perigoso

ADEUS BENGALINHA



Com meus netos no estacionamento de shopping, achava até simpático eles ajudarem a encontrar uma vaga, alertando: ali vovô, uma vaga de bengalinha !

Pois bem, o Conselho Nacional de Trânsito emitiu uma nova resolução que dá o prazo de cinco anos para que as placas destinadas a vagas de estacionamento exclusivas para idosos sejam alteradas para um novo modelo.

Agora, em vez de mostrar uma pessoa curvada, o novo símbolo traz um desenho em pé, com postura reta e o sinal 60+ ao lado.

Tenho afirmado que para mim, menos de 70, considerando os dias de hoje, não são idosos. Não gostei do prazo de 5 anos concedido para as mudanças. Pela ordem natural da vida, muitos não assistirão a alteração totalmente implantada.

Viver é Perigoso  

RECORDAR É VIVER

A pedido do senador Flávio (PL), filho mais velho do presidente Jair, a Justiça de Brasília censurou reportagem do UOL sobre o uso de dinheiro vivo em 51 dos 107 imóveis comprados pela família nos últimos 30 anos. 

Uma liminar concedida pelo desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, determinou que o UOL retire do ar duas reportagens e postagens em suas redes sociais com menção às reportagens. 

O UOL cumpriu a decisão.

Viver é Perigoso

SOB A LUZ DE VELAS




"Não existe o passado: a memória o modifica. Não existe o futuro: a esperança o transforma. Só existe o presente, que está sempre sumindo. "

Pietro Metastasio*

* Antonio Domenico Bonaventura Trapassi, nasceu em Roma em 1698. Tomou o barco em Viena, em 1782. Também conhecido como Pietro Trapassi e mais ainda, como Pietro Metastasio. Foi um poeta e escritor, considerado o mais respeitado do século XVIII.

Viver é Perigoso


É A VIDA...



Jô Soares conta no seu livro "O Livro do Jô", escrito com o Mathias Suzuki Jr, um episódio interessante e bem atual.

Ele estava, no dia 31 de julho de 1992, passeando de moto pela estrada velha de Teresópolis, quando lembrou que o General Geisel tinha uma casa na região e decidiu procurá-la. Encontrou, mas não conseguiu falar com o ex-presidente. Deixou o seu telefone e no mesmo dia, Geisel telefonou-lhe convidando-o para uma conversa no dia seguinte.

Jô voltou e, nas suas palavras, foi calorosamente recebido pelo General e pela sua filha Amália Lúcia.

Entre uma conversa e outra, Jô convidou Geisel para uma entrevista. De forma gentil, porém firme, ele recusou, mas disse uma frase: "Eu tenho que sofrer calado".

Geisel, na oportunidade, fez uma revelação importantíssima.

- No segundo turno da eleição de 1989, estava firmemente inclinado a votar no Lula, chegou a comentar com amigos, mas disse que na última hora lhe faltou coragem, mas arrependia amargamente de ter votado no Collor, um mentiroso.

Geisel fez outra revelação importante: nas eleições de 1960 votou no civil Jânio Quadros, em vez de votar no marechal Lott.

Viver é Perigoso

CONFRATERNIZAÇÃO


Confirmado a realização do churrasco comemorativo aos 85 anos do Vô Epaminondas. Será no domingo (23), na sua residência, com ínício às 12:00 horas e término às 18:00 horas.

Esperamos sermos ao todo, trinta e dois participantes.

Não precisam levar nada. Bebidas e comidas já foram providenciadas, bem como a contratação de um churrasqueiro. Todos estarão liberados para conversar e matar saudades. Afinal, face a pandemia, o tradicional encontro esteve suspenso por dois anos.

Considerando o momento complicado ora atravessado pelo País no tocante ao momento político, algumas regras foram definidas, com o aval dos sete filhos.

Será terminantemente proibido a participação usando camisas vermelhas ou amarelas, inclusive, aquelas da seleção. Bonés com propagandas, nem pensar.

Como sempre, no som ambiente, para tranquilidade de todos, será garantido a não execução de pagodes e sertanejos universitários e excepcionalmente, este ano, de música gospel.

Ao chegarem, aqueles que pretenderem, deverão fazer suas inscrições para manifestações políticas. Todos, com dezesseis anos de idade completos, poderão participar.

As conversas serão moderadas pelo Vô Epaminondas, enquanto ele estiver acordado. Será substituído pela Vó Geralda, quando necessário. 

Cada adulto, independente do sexo, poderá usar 10 minutos para a apresentação do seu posicionamento político. Não poderá ser interrompido e tão pouco ultrapassar o seu tempo.

Obs: Um cronômetro digital foi instalado na parede, ao lado da churrasqueira.

Cada participante inscrito terá 2 minutos para fazer um questionamento a qualquer dos outros, que terá 5 minutos para a resposta. O questionador terá 2 minutos para a réplica e o outro, 2 minutos para a réplica.

Serão quatro blocos. No último bloco, cada participante terá 5 minutos para o seu posicionamento final.

Atenção: No caso de acontecer elevações do tom de voz, etc, os avós Epaminondas e Geralda poderão interferir sem questionamentos.

Por precaução, somente serão utilizados talheres, copos e pratos de plástico. 

Desde já, fica marcado para o primeiro domingo de dezembro, no mesmo local e horário, uma audiência, ou melhor, um churrasco de conciliação.

Viver é Perigoso

PALÁCIO DO PLANALTO

 


Viver é Perigoso