Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2024

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Paul Benjamin Auster, escritor americano nascido em Nova Jérsei em 1947. Autor de vários best-sellers como, Timbuktu, O Livro das Ilusões, A noite do Oráculo e Musica do Acaso.

Paul Auster tomou o barco na última terça-feira (30), na sua casa em Brooklyn, Nova York, aos 77 anos.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Makoto Fujimura,  Charis-Kairos (As Lágrimas de Cristo) - 2011

Viver é Perigoso

ABRACADABRA



"Abracadabra" é uma palavra curiosa.
Talvez você não se lembre precisamente de quando a terá ouvido pela primeira vez, mas provavelmente foi durante a infância.
Alguém pode tê-la apresentado como uma palavra mágica, quando você começava a aprender o que é a magia.
Logo se entendia que pronunciar essa palavra gera algo inesperado – coisas aparecem ou desaparecem, mudam de forma ou cor ou se movem sozinhas.

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, registra que "abracadabra" é uma "palavra cabalística a que os antigos atribuíam a virtude de curar moléstias". Mas não informa o seu significado exato. O Dicionário Oxford da Língua Inglesa, desde sua primeira edição, em 1884, indica que a palavra "abracadabra" tem origem "desconhecida".

Mas isso não evitou que especialistas tentassem decifrar o mistério, elaborando diversas teorias ao longo dos séculos. Diversas conjecturas consideram que a palavra "abracadabra" teve origem no início da tradição judaico-cristã. Outra teoria defende que a palavra talvez provenha do aramaico avra c'dabrah ("acredito com a palavra") ou do hebraico abra kedobar ("aconteceu conforme anunciado").

Interessante a receita de Sereno Samônico. Não se sabe muito a seu respeito, mas ele foi médico do imperador romano Caracala (188-217) e era considerado sábio.

Entre diversos outros tratamentos, remédios e antídotos, seu livro menciona um para "a febre mortal que os gregos chamavam de hemitritaion. O médico se referia à doença conhecida hoje como malária, que devastou a Roma Antiga. Para curá-la, ele recomendava o seguinte:

"Escreva em uma folha [de papiro] a palavra ABRACADABRA, repita-a omitindo a última letra, de forma que faltem cada vez mais letras individuais em cada linha [...] até que fique uma única letra como o vértice de um cone. Lembre-se de fixá-la ao pescoço com um fio de linho."

A ideia era que a doença iria desaparecer aos poucos, como a palavra "abracadabra".

(extraído da BBC)

Viver é Perigoso

O MELHOR DO MUNDO



Produzido no olival mais alto do mundo, o Azeite Mantikir Summit Premium, conquistou o primeiro lugar na categoria Produção Limitada (até 2.500 litros) no concurso Evooleum 2024, realizado na Espanha. O certame é considerado o “Oscar” dos azeites. Assim, o Mantikir, que é produzido no Refúgio Tuiuva, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, passa a integrar o guia Evooleum 2024 dos 100 melhores azeites do mundo.

O azeite, que tem acidez de 0,11%, é um blend formado com as variedades de azeitonas Arbequina, Coratina, Grapolo e Koroneike, e cultivadas a uma altitude acima de 1,9 mil metros. Os diferenciais de manejo, clima e altitude garantiram alta qualidade ao produto e uma pontuação de 93/100 no Top 20 Evooleum Produção Limitada.

O proprietário Herbert Sales ressalta que a premiação é importante e vem reconhecer o trabalho desenvolvido na propriedade. A produção na unidade é nova, com cerca de quatro anos da implantação das primeiras oliveiras. O Azeite Mantikir Summit Premium é oriundo da segunda safra da unidade.

“Em Maria da Fé, a nossa fazenda é basicamente de olival, mas também produzimos vinho. Temos o olival mais alto do mundo, com 1.910 metros. As azeitonas que deram origem ao Mantikir Summit Premium foram colhidas no topo da nossa fazenda. Fizemos um blend delas e o azeite foi enviado para o Evooleum, que é o Oscar dos concursos de azeites. Nele, são avaliados azeites de todos os continentes do mundo, com a participação de mais de 500 produtores”.

O Mantikir Summit Premium, que tem um volume limitado devido aos desafios da produção, é de alta qualidade e destinado aos paladares mais exigentes. Assim, o produto é voltado para o mercado interno e especializado. Está à venda em garrafas de 250 ml por cerca de R$ 190 no Espaço Essenza Vinícola Boutique.

Diário do Comércio

Viver é Perigoso

SEMPRE É BOM LEMBRAR

 


Viver é Perigoso

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE

 


Oremos !

Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO



Tomou o barco em Franklin, na última terça-feira (30) o guitarrista americano Duane Eddy, aos 86 anos.

Foi considerado o 64º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stonne.

No final da década de 1950 e início da década de 1960, ele teve uma série de discos de sucesso, que tornaram-se notórios por seu som característico que ficou conhecido como "twang", incluindo "Rebel Rouser", "Peter Gunn" e "Because They Are Young".

Ele vendeu doze milhões de discos até 1963. Em 1986, venceu um Grammy Award na categoria Melhor Performance de Rock Instrumental com a música "Peter Gunn". Em 1994, foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.


Viver é Perigoso