Translate

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

RIOS DA BABILÔNIA


Rivers of Babylon é uma canção dos jamaicanos Brent Dowe e Trevor McNaughton, gravada originalmente em 1969 e que ganhou projeção no filme de 1972 The Harder They Come - Balada Sangrenta, mais conhecido pela sua trilha sonora reggae e lançou internacionalmente o cantor Jimmy Cliff.

Sua letra remete ao Salmo 137 da Bíblia, que contém nove versículos e retrata o sofrimento do povo judeu no exílio babilônico.

Neste Salmo lê-se:

1 - Ás margens dos rios da Babilônia, nós assentávamos e chorávamos, lembrando-nos do Sião.
2 - Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas,
3 - pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai algum dos cânticos de Sião.
4 - Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha ?

Como cantaremos a canção de Jeová Em terra de estrangeiros?

No caso desta canção caribenha, "Babilônia" assume, no contexto da canção, o sentido de opressão, falta de liberdade, seja ela de cunho político, cultural ou espiritual, e como tal empregado nos movimentos anti-racistas e anticoloniais.

Na cultura estadunidense, onde a canção causou grande impacto, este salmo possui uma tradição de uso político, figurando no primeiro livro publicado naquele país, numa canção patriótica de William Billings quando da Independência, passando por discurso do abolicionista Frederick Douglass.

Viver é Perigoso 

BOM JAIR SE PREPARANDO



Conversas dão conta da vinda do Jair em Itajubá para visitar (inaugurar ?) as obras civis da construção do Centro Tecnológico para o Pré-sal Brasileiro (Unifei). 

Como anunciado, parceria da Petrobrás, da China Southern Petroleum Exploration and Development Corporation, a francesa Total, a Anglo Holandesa Shell, em parceria com a Nossa Escola (Núcleo de Separadores Compactos).

Tudo há ver. Ano eleitoral e  forte aproximação da atual Administração com o Governo Federal. Na certa, estarão na terrinha pela primeira vez, Jair, Damares, o Ministro da Educação Milton Ribeiro e claro, o Vereador Internacional, Carlos Bolsonaro.

Quem sabe, a oportunidade para acontecer uma motociata, no trajeto Helibrás (pouso do helicóptero) até a nossa Escola.

Veremos.

Viver é Perigoso 

CIDADÃO DO MUNDO - 6

 


Pelé e Henry Kissinger

Viver é Perigoso


E ITAJUBÁ, HEIN ?



Quatro das 10 maiores cidades do Sul de Minas já vacinaram mais da metade das crianças com idades entre 5 a 11 anos com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Os dados são do "Vacinômetro", da Secretaria de Estado de Saúde.

Cidades com a vacinação de crianças de 5 a 11 anos mais adiantadas, conforme o Vacinômetro:

Lavras - 59,58%
Três Corações - 57,75%
Poços de Caldas - 52,99%
Varginha - 52,32%
Passos - 41,3%
Pouso Alegre - 39,44%
Três Pontas - 31,78%
Itajubá - 29,52%

Blog: Estamos bem...mal.

Viver é Perigoso

TE CUIDA UCRÂNIA !



 Somos solidários à Rússia !

Jair

Viver é Perigoso


O JARDIM

 


Uma árvore centenária flutua no meio do Mar Negro. O reflexo de seus galhos nas águas cinzentas só torna mais evidente o impossível da cena: uma árvore de uns dez metros de altura flutuando no mar. 

Na praia, dois moradores observam. Eles não ficam surpresos: não é a primeira vez que o veem, e certamente não será a última.

É uma história que se repete há algum tempo em toda a Geórgia, uma ex-república soviética localizada entre a Rússia e a Turquia.

Bidzina Ivanishvili é uma personagem misteriosa. Ele é o homem mais rico da Geórgia e provavelmente também o mais poderoso: foi eleito primeiro-ministro de seu país em 2012 e apenas 13 meses depois deixou o cargo por considerar que seu trabalho estava feito. O partido que ele fundou, Georgian Dream-Democratic Georgia, governa o país desde então.

Mas ele vive afastado da vida pública, a ponto de seus compatriotas duvidarem que ele continue residindo no país.

No alto de uma montanha junto à cidade velha de Tbilisi ergue-se uma construção impossível, uma espécie de cruzamento entre um castelo cruzado e o aeroporto internacional de um emirado de segunda categoria. 

É a casa de Ivanishvili, a residência onde ele pode ou não morar: uma fortaleza de aço e vidro que nenhum vilão de Bond desprezaria.

Uma casa que abriga no seu interior algumas das mais valiosas obras de arte ocidental – a pintura Dora Maar com Gato foi arrematada em leilão em 2006 por 95 milhões de dólares – e que está rodeada, do lado de fora, por várias dezenas de centenários. velhas árvores que, ao contrário do que acontece com a maioria das árvores, nasceram em lugares diferentes daquele que ocupam agora.

Busquem grandes árvores antigas. Ele ordena que seus homens arranquem essas árvores e as levem para seu jardim por terra e mar. 

Contam como os advogados de Ivanishvili apareceram um dia na casa de uma idosa local. Perguntam quanto ela queria pela árvore e a mulher diz quatrocentos. Quatrocentos lari, quase cento e vinte euros. "Quatrocentos mil é muito, podemos lhe dar quarenta mil." A velha, claro, vende a árvore.

O Jardim Ivanishvili abriu ao público em 2020.

El País

Viver é Perigoso

E O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, HEIN ?



Em entrevista à Globo News o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em outras palavras, disse mais ou menos assim, conforme noticiado por jornais e sites de grande audiência:

 "O Mercado está menos receoso com passagem de um governo para outro. Diminuiu o receio com eventual vitória de Lula.

Em tempo, Campos Neto só termina o mandato como presidente do Banco Central em 2024, quando o próximo governo estará pela metade.

É o primeiro presidente do banco que desfruta de autonomia.

O Jair deve ter adorado a declaração.

Viver é Perigoso

VERDADE

 


Viver é Perigoso