Translate

sábado, 16 de outubro de 2021

NA MESMA PRAÇA



José Cesário de Faria Alvim (1839/1903), foi presidente (na época era assim) do Estado de Minas Gerais. Foi advogado, economista, fazendeiro e político. Exerceu a chefia do Estado de Minas de 1889 até 1892. No dia 25 de setembro de 1891, o então presidente esteve na cidade na inauguração da Estrada de Ferro do Sapucaí. Para homenageá-lo, a Câmara Municipal batizou a praça principal da cidade com o seu nome.

Em outros tempos, o aprazível local era chamado de Largo dos Passos. 

Registrando: Existem praças Cesário Alvim, também em Caratinga, Ouro Preto, Santos Dumont e outras.

Diz a história que o homenageado nunca mais apareceu por estas bandas.

Quem, nos tempos jurássicos já não namorou na Praça Cesário Alvim, praticou um footing, ou ouviu um bolero pelos alto-falantes da Rádio City ?

A praça continuou sendo Cesário Alvim, ou para o pessoal da Boa Vista, "jardinzão", até 23 de novembro de 1963, quando o prefeito municipal, José Maria Campos, sancionou o projeto de autoria do ilustre vereador Sebastião Simões, mudando o nome da praça para "Theodomiro Santiago", figura de proa na história da cidade.

Cesário Alvim continuou homenageado. É nome da avenida que leva até a Santa Casa de Misericórdia.

Mas em tempo e como curiosidade : O presidente Cesário Alvim era avô da Sra. Maria Amélia Carvalho de Cesário Alvim Buarque. Isso mesmo, mãe do Chico Buarque.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Noel Marinho
Viver é Perigoso

O IRMÃO ALEMÃO



pai do Chico Buarque foi o historiador Sergio Buarque de Holanda, nascido em 1902. Casou-se com Maria Amélia em 1936 e teve sete filhos (Sérgio, Álvaro, Maria do Carmo, Chico, Miucha, Ana e Cristina ).

Entre 1929 e 1931, ainda solteiro, o então jornalista correspondente do Jornal do Brasil, Sérgio Buarque, trabalhou em Berlim.

Segundo entrevista do cantor, compositor, músico e escritor, Chico Buarque, concedida ao jornal Folha de São Paulo, em 1994, numa conversa dele com o poeta Manoel Bandeira acontecida em 1966, ele ficou sabendo da existência de um irmão alemão, Sergio Ernest, fruto de um namoro do pai com Anne Ernest, quando vivia na Alemanha.

Sergio Ernest nasceu em 1930. Foi deixado pela mãe, aos cuidados da Secretaria da Infância e Juventude. Em 1934, foi adotado pelo casal Arthur e Pauline Gunther. o nome de Horst Gunther.

 A família brasileira nunca o conheceu. Ele tomou o barco em setembro de 1981, com apenas 50 anos.

Em 2013, Chico Buarque teve um encontro com a ex-mulher de Sergio Günther, com a filha Kerstin Prügel e com a neta, Josepha Prügel.

Viver é Perigoso

A SAÍDA !

 


Nem Chico, nem Caetano – a MPB tem uma terceira via: Paulinho de Viola.

Carlos Castelo

Viver é Perigoso