Translate

domingo, 23 de abril de 2023

ÁGUAS PROFUNDAS



Hoje, apreciando de longe, a partir do lago do Parque da Cidade, a construção do Centro Tecnológico para o Pré-sal Brasileiro, parceria da Petrobrás, da China Southern Petroleum Exploration and Development Corporation, a francesa Total, a Anglo Holandesa Shell, em parceria com a Nossa Escola (Núcleo de Separadores Compactos).

Coincidiu com a leitura de publicação feita pela Shell sobre, a parceria firmada com a Petrobrás e o Senai Climatec, para a construção do Laboratório de Desenvolvimento e Produção (LDP), que seria o maior complexo para pesquisa e desenvolvimento para pré-sal.

Imagino que os projetos sejam complementares e integrados:

O LDP está sendo construído dentro do Senai CIMATEC Park, localizado no Polo Industrial de Camaçari (BA). Cerca de R$ 254 milhões de reais estão sendo investidos.

Além da infraestrutura, o LDP vai contar com equipe técnica multidisciplinar de mestres e doutores com domínio em modelagem e análise de confiabilidade, engenharia avançada e especializada em simulações computacionais, materiais e exame de falhas e processos.

Um poço de 300 metros de profundidade será perfurado no complexo. Conectado a ele, será construído um 'flow loop’, unidade fechada composta por tubulações, compressores e bombas que simula o fluxo de produção de petróleo e gás.

O projeto é financiado com recursos oriundos da cláusula de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A previsão é que laboratório comece a operar em 2024.

Viver é Perigoso
.

CORRIGINDO O EQUÍVOCO



Amanhã (24) em Portugal, o presidente Lula entrega o Prêmio Camões de Literatura a Chico Buarque de Holanda.

Como todos se lembram, em 2019, o premiado foi Chico Buarque. De forma grosseira e nada surpreendente, o presidente Jair recusou a  assinar o diploma de entrega do prêmio. 

Registrando, o Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988, pelos governos do Brasil e Portugal, com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua comum.

Atribuído anualmente desde 1989, é o maior galardão outorgado no âmbito da Literatura em Língua Portuguesa. É atribuído aos autores, pelo conjunto da obra, que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da Língua Portuguesa.

O valor monetário do prémio é presentemente de 100 000€, um dos mais elevados a nível mundial entre os prémios literários. Este valor é concedido ao premiado por meio de subsídio do Governo de Portugal e da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil.

Quatorze brasileiros já foram premiados. Entre eles, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Daltob Trevisan.

Em tempo, o posicionamento político não estava e está sendo homenageado e sim a contribuição inequívoca do Chico Buarque para com a cultura. 

Viver é Perigoso

O CORRIMÃO




O Loyola Brandão, com ajuda de um leitor, informou que o "Corrimão" foi inventado por Jesse W. Rheno e George H. Wheller, quando da construção do píer de ferro de Coney Island, Nova York, no final do século 19.

Viver é Perigoso

PRÁ NÃO FALAR QUE NÃO FALEI DE FLORES



Sigo sendo torcedor do Flamengo e também sigo achando estapafúrdico, fora de propósito, caro e praticamente desapercebido, o patrocínio do Hospital de Itajubá estampando a logomarca da entidade nos calções dos atletas.

Mas concordo, anda gosto ver o time do Fluminense jogar. O técnico Fernando Diniz, descaradamente, é o melhor nome para comandar a seleção brasileira.

Hoje, jornalista político Ricardo Kotscho, publicou em sua coluna essa verdade:

"Para quem gosta de ver futebol, o Fluminense é um prato cheio. Em qualquer jogo, ganhando ou perdendo, essa afinada orquestra ensaiada por Fernando Diniz dá espetáculo, tocando a bola de pé em pé, da defesa ao ataque, simplesmente sem deixar o adversário jogar. Deveriam cobrar couvert artístico."

Viver é Perigoso

LIVRO


 Viver é Perigoso

SEGUIR DE FININHO



Desabafo ouvido ontem à noite num intervalo do bingo da Igraja São José, na Boa Vista, é claro:

- Você confia no governo federal ?

- Não !

- Você confia no governo estadual ?

- Não !

- Você confia no governo municipal ?

- Não !

Você confia no judiciário ?

- Não !

Você confia no Congresso Nacional !

- Não !

- Você confia no legislativo estadual !

- Não !

- Você acredita no legislativo Municipal ?

- Não !

- Você acredita que teria alguém surgindo na vida pública que possa traçar perespectivas otimistas para o futuro próximo ?

- Não ! 

- Então como você toca a vida ?

- Simples. Sempre com os olhos voltados para o alto, cerco-me dos meus e sigo confiando que a luta constante entre as instituições citadas, por interesses outros, os desgaste e a gente consiga manter um certo equilíbrio e seguir de fininho.

Viver é Perigoso

VIAJANDO NA MAIONESE

 

Viver é Perigoso