Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ELOGIO DA BURRICE

Amigos, na minha infância vi certa vez uma folhinha. Lá estava um fim de tarde. Isso aconteceu há mais de quarenta anos, quase meio século. E quando ouço falar em paisagem, penso nesse estarrecedor poente de folhinha.
O tempo passou. Pois bem. Continuo achando que bastaria um poente da folhinha para consagrar a natureza. Não há nada melhor como espetáculo, ou por outra - só o espetáculo da burrice humana pode ser mais empolgante.
De fato, um imbecil chapado é de arrepiar. Lembro-me de um antigo vizinho de quem se dizia à boca pequena: - "É uma besta". Um dia o meu vizinho morre. Fui vê-lo no caixão, de pés juntos, à sombra dos quatro cílios.
Descobri então que o idiota morto é solene, hierático, como um defunto real.
Mas eis o que eu queria dizer: - já fizeram o elogio da loucura e ninguém se lembrou ainda de fazer o elogio, muito mais procedente, da burrice.
Vejam vocês: o Sexo tem o seu Freud, a Economia tem o seu Marx. E ninguém observou o óbvio, ou seja: que a burrice influi muito mais no comportamento humano que o fator sexual, ou econômico, ou outro qualquer.
Daí se conclui que o gênio é um vencido e um miserando. Só o imbecil decide, só ele faz os costumes, as leis, as guerras, a moral e, numa palavra, as civilizações passadas, presentes e futuras. Ao passo que o gênio é o marginal das grandes decisões.
Enquanto o gênio rosna de impotência e frustração, eis o cretino a fazer história.
(Trecho de uma crônica de Nelson Rodrigues em O Globo, de 02/6/1965)
ER

É DURO MAS É VERDADE

Na semana passada aconteceu o chamado "encontrão" dos ex- alunos da UNIFEI, quando todos se mostram com mais saúde do que realmente têm e aparentam serem mais felizes do que são.
A alegria de reencontrar os colegas é real.
Observando o quadro de longe, consegui ouvir um desabafo sincero de um ex-aluno, talvez com 35 ou quarenta anos de formado e ainda lépido, saltando canteiros e chutando pedrinhas.
Disse mais ou menos isso: "Merda ! Agora que eu sei quase tudo, ninguém me pergunta mais nada"
Floyd Patterson, ídolo americano, campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado, caminhando para o final de carreira afirmou numa entrevista ao jornalista Gay Tallese:
Não ganho de mais ninguém, fiquei um cara bom(de alma).
ER

GRANDE ÁRBITRO

Ele apitava jogos de futebol, quando lhe dava na cabeça. Era free-lancer da Liga Itajubense de Futebol. Tinha uma característica própria: Só apitava de calça comprida (de uso normal) de linho na cor branca ou quando muito na cor gêlo. A camiseta era preta com o símbolo LIF no peito.
Um dia, na porta do Bar Caçador (eu estava próximo) o grande Athanásio Sarlas perguntou-lhe sobre a maior complicação que vivenciara apitando jogos de futebol.
Ele, com a expressão de tédio que lhe era característica, começou: Até pouco tempo as traves dos gols eram de seção retangular (eu me lembrei perfeitamente disso). Recentemente, a FIFA determinou que fossem substituidas pelas com seção circular, que até hoje estão aí.
Um relatório meu à FIFA acelerou essa mudança.
Uma das razões para essa alteração foi um fato ocorrido ali mesmo em São Lourenço, numa disputa entre Esporte Clube São Lourenço e Fabril de Lavras, mais precisamente aos 42 minutos do segundo tempo, com o placar ainda em branco.
Já escurecia...
Jogo duríssimo... Aconteceu um escanteio contra o São Lourenço, ali no gol dos eucaliptos e na sequência uma confusão na área, com muita poeira sendo levantada.
Naquele bate e rebate, aconteceu o cúmulo do imprevisível. A bola número cinco, oficial, ainda de capotão amarelo avermelhado parou, e até hoje não sei como, em cima do travessão. Eu de imediato apitei, paralizando a partida. E a bola quietinha lá em cima.
Confusão geral. Chamei de lado os capitães das equipes e disse: vou chacoalhar a trave, se cair para trás vou dar tiro de meta. Se cair para dentro, segue o jogo.
Os dois Capitães, ambos estudantes do IEI, questionaram com o argumento: A bola vai cair do lado contrário ao seu primeiro movimento, quer dizer: Se o Sr. empurrar primeiro no sentido da linha de fundo, ela vai cair dentro de campo; Se for ao contrário, ela vai cair fora do campo.
Nessa altura, todos os torcedores já tinham se deslocado para trás do gol com a bola estacionada em cima do travessão.
Pensei, pensei, e numa decisão inspirada concordei dizendo: Eu não irei empurrar nem para frente e nem para trás. Irei balançar de lado. Aplausos gerais para a minha decisão salomônica .
Vamos lá. Me posicionei ao lado da trave esquerda, com os vinte e dois jogadores dentro da pequena área. Contei bem alto, até três.
PQP, a bola balançou, balançou e caiu dentro do campo. Foi aquela avalanche humana. Só que eu contei, a bola entrou e saiu de dentro do gol umas cinco vezes.
Arrebentaram as redes eu apitei o gol, o bandeirinha correu para o centro de campo e eu para onde estavam parados quatro meganhas (sem desrespeito). Com essa proteção, eu mais o bandeirinha do lado das arquibancadas saimos e dentro do camburão fomos parar só em Pedralva, onde ficamos até os ânimos serenarem.
O outro bandeirinha ( que estava do lado da geral) pulou o alambrado e o muro do Estádio indo esconder no Parque das Águas, que ficava próximo.
São Lourenço 0 x 1 Fabril. Foi o último jogo que apitei.
Quem contou foi o Filazinho, grande e respeitado árbitro.
ER

COMPLICANDO TUDO

Eta pessoal para complicar as coisas. Querem mostrar serviço e se enrolam todos. Primeiro foi a imediata devolução a Cuba dos boxeadores Rigondeaux e Lara, que desertaram da delegação cubana quando dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Segundo comentários na época, utilizando um avião cedido pelo Sr. Chaves.
Agora vem essa polêmica no STJ sobre a devolução do Cesare Battisti para cumprir pena no seu País, a Itália, onde cometeu crimes considerados comuns.
Ao meu ver, os boxeadores deveriam ter ficado (era opção deles) e o Battisti tem que pagar a pena lá pois aqui não cometeu crime.
E outra, acertar com o Zelaya para se hospedar e utilizar como escritório político a Embaixada do Brasil em Honduras ? Burrice !
ER

FRASE DO DIA

" SE EU TIVESSE UM BARCO, PARTIRIA"

(não me lembro quem disse)


ER

QUAL SERIA O SEU ENDEREÇO ?

Outro dia estava pensando, antes de dormir, onde morariam em Itajubá algumas pessoas famosas, se obrigatóriamente por alguma razão tivessem que residir aqui.
LULA - Creio que o Lula iria querer morar pelos lados da Vila Rubens. Na parte alta devido às enchentes. Uma região que tem bastante companheiros, tranquila, e nos finais de tarde daria tranquilamente para dominar as conversas, tomando uma cachacinha e comendo uma linguiça apimentada.
ROBERTO CARLOS - Iria morar lá no Jardim América. Ia adorar ver a cidade lá de cima e encontrar inspiração para muitas músicas, além do que ficaria perto do hospital, ele que tem mania de doenças, etc.
MARTA SUPLICY - Sem dúvida alguma, na Francisco Masseli, na parte nobre ou seja do meio para frente. Teria facilidades para receber as amigas para o chá da tarde e a noite poderia ir caminhando ao Restaurante Cesário para comer uma pizza com o namorado novo.
CHICO BUARQUE - O Chico não pensaria duas vezes em morar na Boa Vista, próximo a Igreja São José. Poderia escrever e compor tranquilo, almoçar nos Meazzini e encostar à tarde no Bar Caçador.
DILMA ROUSSEF - Não sei a razão, mas sinto que iria escolher para morar o bairro da Varginha, o mais próximo possível do batalhão.
FAUSTÃO - Não o vejo morando longe do mercado municipal, mais ou menos próximo do Diretório Acadêmico.
AÉCIO NEVES - Não precisamos pensar muito. Condomínio Helibrás. Motivo: Fica na saída para o Rio de Janeiro, de onde ele não sai.
BONNER E FÁTIMA BERNARDES - Próximo ao colégio das Irmãs. As crianças poderão ir para a Escola caminhando e também na região funcionam muitos salões de beleza, onde a Dna Fátima poderá continuar esticando os cabelos.
GALVÃO BUENO - Irá morar no prédio João Correia, na Pça principal. A qualquer momento poderá descer até o cafezinho para encher o saco dos outros com conversa e também sair na sacada para treinar a voz. VAIIIII! QUE É SUAAAAA! JULIO CESAR!!!!!
PAULO MALUF - É um cara muito prático. Com certeza vai comprar uma chacrinha ali pelos lados do "Frango nas Estrelas".
HEBE CAMARGO - Já tem cara de Morro Chic.
ZECA PAGODINHO - Alguém tem dúvida ? Vai morar no Bairro da Avenida, alí por perto do DER. Terá acesso fácil às áreas de recreação favoritas.
DADO DOLABELA - Santa rosa, pois tem que manter uma distância mínima (determinação judicial ) da Piovani.
PIOVANI - Jardim das Colinas - Para manter a distância (mínima legal do Dolabela.)
MARCELO TASS - Do CQC, deverá escolher para morar no final do BPS, próximo do Centro Administrativo, onde encontrará mais facilmente material para suas pesquisas.
JULIANA PAES - Deverá morar na Imbel, onde poderá frequentar a piscina sem que alguem a incomode.
BARACK OBAMA - Fácil. Vai morar no Rebourgeon, onde com as mangas da camisa dobradas, poderá subir e descer morros fazendo contato com o povo, carregar crianças no colo e sorrir o dia todo.
EIKE BAPTISTA - Possivelmente, irá fazer uma proposta irrecusável para a compra da casa do BPS.
KAKÁ - Sem dúvida na Varginha, bem próximo à "Sara Nossa Terra"
ADRIANO - Facílimo. Na Medicina, próximo ao Bar da Maria.
SARKOZY E CARLA BRUNI - Pela lógica, em um bom apartamento do calçadão, onde ele poderá frequentar o Pé de Porco e ela fazer compras nas boutiques, sem sentir saudades de Paris.
Amanhã tem mais. Aceitamos protestos.
ER

CRIATIVIDADE NO LIMITE

Sempre me intrigou a diferença existente entre o titulo original do filme e o nome que lhe dão em português, ou melhor, lhe davam porque hoje mudou muito. Creio que era para atrair mais espectadores, alguns chegam a ser brilhantes. Vejamos:
BUS STOP - Nunca fui santa
LOST WEEKEND - Farrapo humano
THE PARTY - Um convidado bem trapalhão
ELMER GANTRY - Entre Deus e o pecado
ANA KARENINA - Amor proibido
SHANE - Os brutos também amam
THE GRADUATE - A primeira noite de um homem
BLOW UP - Depois daquele beijo
GIANT - Assim caminha a humanidade
MIDNIGHT COWBOY - Perdidos na noite
EASY RIDER - Sem destino
SEVEN YEAR ITCH - O pecado mora ao lado
THE ARRANGEMENT - Movidos pelo ódio
THE QUIET MAN - Depois do vendaval
BONIE AND CLYDE - Uma rajada de balas
THE GREAT ESCAPE - Fugindo do Inferno
HIGH NOON - Matar ou morrer
Pensando bem, parece que ficava melhor. Na época, talvez poucas pessoas tivessem acesso ao inglês.
ER