Translate

terça-feira, 13 de junho de 2023

CANTINHO DA SALA

 

Hans Hofmann - The Prey - 1956
Viver é Perigoso

" TU ÉS O GLORIOSO "


Só mesmo o ministro Alexandre Moraes para dar um jeito nisso. O Botafogo segue na liderança do "brasileirão".

A nação botafoguense do Sul de Minas, completa, com seus fieis membros estão se sentindo no paraíso. João Heleno, Gatinho, Roni, Fabiano, Marreco, Zé Maria, Sylvio Riera, Anibal, Cesário, Meninos do Sr. Guilherme Cardoso, Wellington Etrusco. (penso que não esqueci de ninguém).

Que Lula, Jair, que militares, juízes e Congresso, que nada. A ordem é uma só: Seguir o líder.

Já residindo no paraíso, acompanham a festa, Vinicius de Moraes, Olavo Bilac, Oscar Niemayer, Oswaldo Cruz, Clarice Lispector, Paulo Francis, Nara Leão, Glauber Rocha, João Saldanha, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Augusto Frederico Schmidt, Clara Nunes, Emilio Santiago, Otto Lara Rezende, Juscelino Kubichek.

Para encher o saco, ainda estão festejando por aqui, Renan Calheiros e Roberto Jefferson, este na cadeia.

Claro que dirão que estou afim de "secar". Claro que não. O Bota sempre foi o segundo time dos demais torcedores.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

NÃO VAI DAR MAIS TEMPO


Imperdível. " 1001 Livros para ler antes de morrer" - 960 páginas editadas por Peter Boxall - Editora Sextante. Claro, vindo da Livraria Lume Cultural, ali mesmo no Porto Velho.

Senti um leve conforto ao examinar a capa. Conheci os 31 expostos e deles devo ter lido 25.  Ao folhear o livro, o encontro com a realidade. Li no máximo 100. Pior é que não vai dar mais tempo.  

1001 livros para ler antes de morrer reúne algumas das obras de ficção de maior impacto da história. De clássicos como Dom Quixote, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões, até os mais recentes e inovadores, como Almoço nu, de William Burroughs, e Tudo se ilumina, de Jonathan Safran Foer.

Você encontrará aqui títulos que marcaram época, dos mais diversos estilos e para todos os gostos.

Com resenhas elaboradas por uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas internacionais, este livro poderá guiá-lo pela história da literatura mundial. 

Não importa se você está escolhendo sua próxima leitura, tentando encontrar o presente ideal para um amigo ou se deseja conhecer um pouco mais sobre grandes obras e seus autores, 1001 livros para ler antes de morrer é perfeito para todos os que gostam de ler.

Viver é Perigoso

ADIVINHAÇÃO


A seleção brasileira de futebol foi convocada para jogar partidas amistosas contra Guiné e Senegal. Sabem quem é o treinador da seleção ?

Viver é Perigoso

TROCANDO A GUARDA

 


Comandante do Exército exonera mais de 170 oficiais que comandam quartéis de norte a sul do Brasil.

A listagem de exonerações feitas pelo atual comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné, contém mais de 170 nomes de oficiais que tem o encargo de comandar quartéis de norte a sul do Brasil. O documento emitido pelo comando do exército foi numerado como Portaria Nº 742, de 7 de junho de 2023.

O Comandante do Exército, no uso das atribuições que lhe conferem... resolve exonerar, por necessidade do serviço, ex officio, do desempenho dos cargos de Comandante, Chefe ou Diretor das Organizações Militares abaixo relacionadas, os seguintes oficiais:

Entre os exonerados, aqui do Sul de Minas, estão oficiais de Pouso Alegre e de Três Corações.

Amigo do Blog

Blog: Que situação ! são exonerados pelo atual governo e são, absurdamente, criticados e até mesmo ofendidos chamados de melancias.  

Viver é Perigoso 

CORONEL SANTO ANTONIO


Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1.195. Aos 25 anos, ao se tornar frade franciscano, passou a se chamar Antonio. Viveu na cidade italiana de Pádua, onde tomou o barco no dia 13 de junho de 1231.  Já lá vão 792 anos.

A ideia de Santo casamenteiro vem da ajuda que, em Pádua, ele dava as noivas, inclusive recolhendo doações para montagem dos enxovais.

Mas, em Portugal, sua terra natal, e em outros países de língua portuguesa, a devoção ao santo atingiu tal intensidade que era invocado mormente em ocasiões de batalhas e guerras.

Além das patentes militares conseguidas em Portugal, foi membro das forças armadas brasileiras, recebendo soldos (alguém recebia por ele). Na Bahia chegou a Tenente Coronel, em Goiás a Capitão e em São Paulo foi Coronel.
Major em Santa Catarina, Tenente Coronel no Rio de Janeiro e Capitão em Minas Gerais.
Na Paraíba ficou só como soldado raso.

Encontra-se devidamente documentado:

“Faço Saber aos que esta Minha Carta Patente virem, concedo ao Glorioso Santo Antonio a patente de Tenente Coronel de Infantaria, cujo soldo lhe será pago na mesma forma que até aqui o tem sido da anterior, como Sargento Mór na Bahia. Pelo Que mando ao Conde dos Arcos, Governador e Capitão General da dita Capitania, que assim o tenha entendido, e o soldo se lhe assentará nos Livros a que pertencer para lhe ser pago aos seus tempos devidos."

D. João VI

Obs: As patentes foram cassadas com o advento da República.

Viver é Perigosotiua. 

MILAGRES EXISTEM

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



A almejada reforma tributária

A bagunça tributária brasileira tem que ser resolvida já. Passou da hora. 

No governo do Bolsonaro foi esquecida, o mito tinha outras prioridades(?). Como por exemplo o Orçamento Secreto e a compra de apoio no Congresso. 

Oportunidade única se apresenta no momento. Duas PECs já tramitam. Uma no Senado e outra na Câmara. PECs 45 e 110. Consensos sobre muitos pontos já foram conseguidos com governadores, prefeitos e entidades empresariais. Graças a Deus ideologia marcante nesses tempos está fora das discussões como no caso da votação do Arcabouço Fiscal.

Como outras reformas, questão de Estado não de governos.

Pelas discussões até agora um imposto único tipo valor agregado IVA será criado substituindo a nível federal: IPI, PIS, PASEP, COFINS, CIDE, IOF, SE- Salário Educação; a nível estadual o ICMS e a nível municipal o ISS. Será chamado Imposto Sobre Bens e Serviços IBS recolhido pela União, cobrado no destino e repassado a Estados e Municípios.

Existem poucas exceções com regimes diferenciados. Será criado um Fundo Regional para suportar as isenções dadas meio que de qualquer jeito, feitas por Estados e Municípios para atrair investimentos. A tal guerra fiscal.

Pretende-se corrigir distorções como no caso das famílias mais pobres que pagam mais impostos sobre consumo do que os mais abastados pagam nos impostos sobre serviços.

Na renda então as distorções são enormes. Mesmas rendas recebidas por indústrias de base pagam mais impostos que os profissionais liberais.

Por causa das milhares de regras e exceções há uma constante judicialização tributária envolvendo bilhões. Para se ter uma ideia só no STF foram 11.000 ações em 2019. Números recentes devem ser piores. Só no julgamento da ação de exclusão do ICMS na base de cálculo dos tributos federais PIS e Cofins estariam envolvidos 80 bilhões!

Certamente vamos ter que voltar ao assunto quando as discussões/votações começarem no Congresso. Em assuntos mais específicos.

Mercado- Lógico

Blog: Muita tarefa pla frente.

Viver é Perigoso