Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

CLUBE ITAJUBENSE


Vejo na internet que está marcada, para o dia 13 de março - das 09:00 às 17:00 horas, eleição no Clube Itajubense.

A Chapa apresentada tem o Heleno de Oliveira e Silva como presidente e o Edson Nishimaki, como vice.

Fazem parte da chapa, muitos amigos, conhecidos. Gente do bem.

Curiosidade:

Hoje (28/2) completam 76 anos de uma reunião na Sede Social, que deu muita discussão.  Sob a presidência do Cel. Antonio Carlos Belo Lisboa, foi decidido transformar a associação, em Clube Itajubá S.A, com objetivos lucrativos e comerciais. Seria dado um prazo de 90 dias para os sócios exercerem o direito de compra das ações.

Não foi adiante. Em dezembro do mesmo ano, em outra Assembleia a decisão foi anulada. Caiu o projeto e o presidente Belo Lisboa.  Foi escolhida uma "Junta Governativa" para dirigir o Clube, composta pelos senhores Fortunato Pereira, Jayme Wood, José Ernesto Coelho e José de Lima Medeiros. Foi aprovada uma Sociedade por Quotas de Capital  (julho de 1947).

Pois é...

Viver é Perigoso

O MISTÉRIO DE LINDONÉIA

  


Quem nunca ouviu falar da Lindonéia ? Sempre intrigante.

"A Bela Lindonéia" ou melhor, "A Gioconda do Subúrbio" é uma obra enigmática do artista plástico Rubens Gerchman (1942/2008). Pode ser descrito assim:

O suporte é um espelho, no centro há o desenho de uma imagem feminina jovem, com marcas sombreadas, junto ao olho esquerdo, nariz e lábio inferior. Esse recurso da sombra pode ser simplesmente só a sombra, mas também sugere que tal pessoa possa ter sido agredida. Tal como alguém posando seriamente para uma fotografia 3x4, Lindonéia destila em seu olhar uma expressão de susto ou irritação. O desenho caricatural, de vertente serigráfica, e efeito pop nas cores alaranjado e preto, é emoldurado com motivos florais pintados no estilo rococó abrasileirado, kitsch, tal como os antigos entalhes nos vidros que cobriam os porta-retratos de casamentos de nossos avós.

Consta que Nara Leão encomendou a Caetano e Gil uma canção inspirada nesta obra.

Disse Caetano Veloso:

" Nara encomendou‑nos, a mim e a Gil, uma música que tivesse como tema ou inspiração um quadro do pintor Rubens Gerchman chamado Lindonéia, o qual representava, em traços distorcidos com dolorosa pureza, o que parecia ser a ampliação de um retrato três‑por‑quatro de uma moça pobre que ‑ dizia o texto‑título ‑ fora dada por perdida, emoldurada, à maneira kitsch dos retratos de sala de visitas suburbanas, por vidro espelhado com decoração floral. Gil fez a música um bolero entrecortado de iê‑iê‑iê ‑ e eu fiz a letra da canção, que manteve o nome “Lindonéia” e a história da suburbana desaparecida ".

O resultado é a conhecida composição em ritmo abolerado que Nara, de forma delicada, registrou em sua participação no disco do movimento tropicalista, "Tropicália ou Panis et Circenses " - 1968

Viver é Perigoso

NINGUÉM PODE COM NARA LEÃO



Livro, Presente de Amigo.

Vou ganhando e vou lendo. "Ninguém pode com Nara Leão" - Tom Cardoso - Editora Planeta (224 páginas).

Nara nasceu em Vitória em 1942. Em 1943, sua família mudou para o Rio de Janeiro. Tornou-se uma mulher valente, independente. Moça de muitos namorados e casada por duas vezes. Com o cineasta português Ruy Guerra e com Cacá Diegues, pai dos seus filhos Isabel e Francisco.

Em 1979 teve descoberto um tumor no cérebro. Não foi operada e seguiu na luta por 10 anos. Compondo, cantando e se apresentando. Em 1989, não deu mais. Nara tomou o barco no Rio de Janeiro. Estava com 47 anos.

Fato confirmado pelo próprio Chico Buarque:

Nara lhe pediu uma música que retratasse a rotina de uma mulher brasileira. Uma canção que assumisse uma posição feminina narrada por uma mulher e que não fosse uma "Amélia".

Chico entendeu o recado e compôs "Com açúcar e com afeto" - 1967 - Foi a primeira de muitas canções do Chico em que a mulher assume a narrativa na primeira pessoas.

Seu último disco (uma maravilha) foi "My Foolish Heart" interpretando versões de clássicos americanos.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Portinari

 Viver é Perigoso

ALGUMA COISA ACONTECE, OU ACONTECEU



Pouso Alegre, com seus 152.549 habitantes, atingiu a marca de 500 mortes causadas pela Covid-19. O número foi divulgado nesta segunda-feira (28) pela prefeitura.

Já Itajubá, com seus 97.334 habitantes, atingiu a marca de 460 mortes causadas pela Covid-9. O número foi divulgado ontem (27) pela prefeitura.

Pois é...

Viver é Perigoso

É SÓ GUERRA, GUERRA, GUERRA ...

 

Viver é Perigoso

O COMEDIANTE

 


Publicado no Site russo RIA Novosti

"O povo (ucraniano) confiou em um comediante para traçar o destino da nação"

Jair

Blog: Volodymyr Olexandrovytch Zelensky é um político, ator, roteirista, comediante e produtor/diretor cinematográfico ucraniano (44 anos). Filho de pais judeus, se formou em direito pela Universidade Nacional Econômica de Kiev.
É o atual presidente da Ucrânia, cargo para o qual foi empossado em maio de 2019. Foi eleito em 2019 com 73% dos votos no segundo turno. Não tinha experiência política até assumir o principal cargo do país.

Viver é Perigoso

PREMEDITANDO O BREQUE



Em primeira mão: Aguardem !

Todos acompanharam a aprovação pela Câmara Federal da liberação dos jogos no País. Ainda será objeto de muita discussão.

Muitos tomaram conhecimento do Decreto 10.979 assinado pelo Jair na semana passada, estabelecendo a redução de 25% da alíquota do IPI para todo o País. Como escrito, ferindo de morte a ZFM, onde existe isenção do imposto.

Premeditando o breque

Para quem está chegando agora, no dia 26 de março de 1976 foi inaugurado, com a presença do Presidente Geisel, o Hotel Tropical de Manaus. Um empreendimento extraordinário, para se dizer pouco.

Ao todo, o hotel possui uma área de 400 mil m² de terreno até as margens do Rio Negro. A estrutura do prédio ocupa uma área de 61 mil m², com 611 apartamentos. Construído em estilo arquitetônico colonial e horizontal, o hotel tem seis blocos, sendo inaugurados em etapas.

Está localizado a apenas a 10 km do Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e a 16 km do centro de Manaus. O lugar foi desenvolvido para parecer um hotel voltado e integrado à natureza, para proporcionar uma chamada "imersão pela Amazônia".

No passado glorioso, foi o local de hospedagem escolhido por diversas celebridades nacionais e internacionais.

Lá estiveram o príncipe Charles e a princesa Diana, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e o fundador da Microsoft, o bilionário Bill Gates. Elton John, o escritor colombiano Gabriel García Márquez e cantoras, como Gloria Gaynor e tantos outros.

Estive lá muitas vezes. Hospedado, visitando, buscando e levando amigos.

Num domingo pela manhã, no início de 1980, no Tropical, olhei de lado e cumprimentei uma moça bonita. Era a Bo Derek, do filme Mulher Nota 10. Ah! ela estava com o marido, John Derek.

O Hotel era uma das propriedades do conglomerado de empresas da Varig Linhas Aéreas. Entrou em crise a partir de, junto com a empresa. Encerrou as suas atividades em  2019.

Foi a leilão e arrematado pelo Grupo Fametro, que administra um Centro Universitário. Desta vez, o estabelecimento teve mais sorte, e foi vendido por 91 milhões. O o valor do local havia sido estimado em 200 milhões.

Concluindo: No final de 1977, quando estive (trabalho) em Manaus e lá hospedado, curioso como sempre, foi me mostrado uma luxuosa área fechada ao público. Um enorme salão com roletas, mesas de feltro verde e máquinas caça-níqueis. Uma Las Vegas. Tudo coberto.

Os investidores da época, contavam com a permissão para jogos, exclusiva para a região, da mesmo forma que os incentivos fiscais ainda existentes.

Tempos atrás, o Paulo Guedes se manifestou favoravelmente aos jogos, desde que, funcionando em resorts.

Aguardem uma Las Vegas na selva amazônica, também para compensar a queda no IPI para outras regiões do País. 

Em tempo: O filho do Jair, Eduardo, junto com o ministro do turismo, o sanfoneiro Gilson Machado e outros, estev em Las Vegas de 19 a 26 de janeiro de 2020, em reuniões com o Carnival Group e a Royal Caribbean International, em Miami, e com o presidente e CEO do Las Vegas Sand Corporation, Sheldon Adelson.

Viver é Perigoso