Translate

sábado, 7 de outubro de 2023

TERMINOU O PRIMEIRO SET

 

6 X 4

6 X 4 - Terminou em Goiânia o disputado primeiro set do Goiás enfrentando o Bahia. 

Viver é Perigoso

O TRIUNFO E A TREGÉDIA




Teminando de ler o livro "Oppenheimer - O triunfo e a tragédia do Prometeu americano", da Intrínseca - 639 páginas. Vencedor do Prêmio Pulitzer.

Tenho por costume sempre ler primeiro os livros que termiraram em filmes. Ainda não assisti o filme, inclusive já disponível no streaming. Detalhes impressionantes contidos no livro que levou 25 anos para ser publicado. Foram dois meses de leitura, tempo provocado buscando alcançar um mínimo de entendimento sobre do tema energia atômica e a liderança desse gênio impar.

Fato interessante. Oppenheimer, considerado o "pai da bomba atômica", durante a era Mc Carthy, enfrentou a agonia e a humilhação de ser acusado de comunista. 

Sobre pressão, em 1953, ele, sua esposa e os dois filhos, embarcaram no navio "Uruguay" em Nova York com destino ao Rio de Janeiro.

"Opie", como era tratado, desembarcou no Rio em 25 de junho de 1953. A permanência da família no Brasil se estendeu até o dia 01 de agosto, quando retornaram ao EUA.

No Brasil, além do Rio de Janeiro, eteve em São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte e Ouro Preto.

Voltou ao Brasil em 1961, em viagem patrocinada pela Organização dos Estados Americnos - OEA.  Foi uma visita bem mais curta, na qual permaneceu no Rio de Janeiro entre 17 e 22 de setembro de 1961.

Leitura fascinante e reflexiva.

Viver é Perigoso

EM PAUTA

Constituição, o aborto e o STF

Art. 5º da CF- “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do DIREITO À VIDA (grifo meu)...” 

Então a Constituição fala só em “direito à vida”, sem especificar o momento da proteção. Mas a Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica) que o Brasil é signatário diz que a vida é protegida desde o momento da concepção. 

E a Convenção, de acordo com a decisão do STF no caso do depositário infiel, tem força supralegal (abaixo da Constituição e acima da lei ordinária, como o Código Penal que criminaliza o aborto). 

“Artigo 4 da Convenção - Direito à Vida 

1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente."

Mas em casos recentes o STF tem decidido contrariamente. Lembremos do caso dos bebês anencéfalos, da interrupção da gravidez até o 3º mês da gestação. 

Os congressistas, a política, têm que resolver a questão. 

Assunto espinhoso como outros, deixam pra lá, o STF é provocado, decide e os políticos reclamam de novo de interferências.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso

E SEGUE A FISIOTERAPIA

 


Viver é Perigoso