Translate

sexta-feira, 18 de março de 2022

PARA QUE NÃO VOLTE A ACONTECER

 

"Viajamos até aqui nos vagões selados; vimos partir em direção ao nada as nossas mulheres e as nossas crianças; reduzidos a escravos, marchamos mil vezes para trás e para diante, numa fadiga muda, já apagados nas almas antes da morte anónima. Não temos regresso. Ninguém deve sair daqui, pois poderia levar para o mundo, juntamente com a marca gravada na carne, a terrível notícia do que, em Auschwitz, o homem teve coragem de fazer ao homem.“

Primo Levi



Primo Levi nasceu em Turim, em 1919. Licenciado em Química, participou na Resistência, foi preso e internado no campo de concentração de Auschwitz. 

É uma das principais figuras da geração italiana do pós-guerra. Notabilizou-se pela autoria de vários livros sobre a experiência naqueles campos.

É isto um homem ? é o seu livro mais célebre.

Disse Primo Levi :

"Esta é a experiência da qual saí e que me marcou profundamente; o seu símbolo é a tatuagem que até hoje trago no braço: o meu nome de quando não tinha nome, o número 174517. Marcou-me, mas não me tirou o desejo de viver. Aumentou-o, porque conferiu uma finalidade à minha vida, a de dar testemunho, para que nada semelhante alguma vez volte a acontecer." 

Primo Levi tomou o barco (por iniciativa própria) em 1987. Estava com 68 anos.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA


Sonia Gechtoff (American, 1926-2018): Etya, 1958.

Viver é Perigoso

AQUI NÃO, VIOLÃO


Pesquisa Quaest/Genial, divulgada pelo Estado de Minas nesta sexta-feira (18/3), revela que, em Minas Gerais, o cenário não está favorável para a reeleição do Jair.

O levantamento apontou que 50% dos mineiros avaliam a atual gestão como negativa e 68% acham que o chefe do Executivo não deve ser a escolha dos brasileiros nas urnas em outubro.

A pesquisa Quaest/Genial para as eleições 2022 em Minas Gerais, mostra o governador Romeu Zema com 34% das intenções de voto ao cargo e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, com 21%.

No levantamento, 12% responderam que não pretendem votar e 11% estão indecisos.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



Li numa sentada só o livro "A Luta Contra a Corrupção" - A Lava Jato e o futuro de um País marcado pela impunidade. Deltan Dallagnol - Editora Primeira Pessoa ( 319 páginas).

Leitura obrigatória para aqueles que acompanharão os debates que, certamente, acontecerão neste ano eleitoral.

Só lembrando, Deltan Martinazzo Dallagnol, Procurador da República, está hoje com 42 anos. Nasceu em Pato Branco, no Paraná. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná. É mestre em direito pela Havard Law Scholl.

Dados impressionantes.

Informações, números, montanhas de dinheiro desviado, confirmações técnicas, confissões, devoluções e muita, mas muita mesmo, impunidade.

Nunca ninguém desmentiu nada. Impossível. 

Todos os acusados, assessorados por batalhões de advogados que circulam com facilidade pelos corredores do poder, buscam (e conseguem), detectar pequenas falhas circunstanciais nos andamento dos processos, ganhar prazos e jogar para a terra do nunca, falcatruas comprovadas.

Terra da impunidade. Prisão e penas, literalmente só para ladrões de galinha.

Pior, que grande parte dos envolvidos nunca deixou o poder e outra parte, prepara-se para voltar.

Pobre Brasil.

Viver é Perigoso  

BRASIL ESCOLHEU A POLKA


O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse hoje que o Brasil não vai "dançar ao som dos Estados Unidos".


Viver é Perigoso

ENCONTRO MARCADO



Depois de dois anos afastado de exames médicos face a pandemia, voltei hoje ao laboratório para colher material para análise. 

Sete horas e pouco e me vi sentado ao lado de um grande amigo. Que fique claro, o desgaste físico devido ao tempo e máscaras, não prejudicam o reconhecimento de grandes amizades.

Está no ar. Bate uma sensação agradável de conforto, de solidariedade e companheirismo.

- E aí camarada, exames de rotina ?

- Mais ou menos.

- O que se passa ?

- Sei lá. Ando meio que down. Meio chateado.

- Família, trabalho, ou algum mal estar ?

- Não tudo caminhando. Preocupação de longe com o mundo em geral  e mais próxima com o Brasil. É creio ser grave.

- Que isso Cara ? Não há nada que não se dê um jeito.

- É sério. O quadro que se apresenta anda  me tirando algo precioso, uma característica que sempre me acompanhou.

- Fale Camarada. O que estão tentando lhe tirar ?

- Simples. A esperança de dias melhores para o País.

- Acredite amigo. Talvez seja a mesma razão dos meus exames.

Viver é Perigoso

DESESPERO


 Viver é Perigoso