Translate

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

ACONTECENDO...


Vi meu amigo ao longe

E ele também me reconheceu

Nos aproximamos alegremente

E aí aconteceu

Eu vi que não era ele

Ele viu que não era eu

Millôr

Viver é Perigoso

NO CLUBE DO CHORO

 

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA



Faith Ringgold, nascida no Harlem em 1930 é uma pintora, escritora,escultora de mídia mista e artista performática americana, mais conhecida por suas colchas narrativas.

A prática artística de Faith Ringgold é extremamente variada – da pintura de colchas, das esculturas e artes performáticas aos livros infantis. Como educadora, ela lecionou no sistema de escolas públicas da cidade de Nova York e em nível universitário. Em 1973, ela deixou de lecionar na escola pública para se dedicar à criação artística em tempo integral.

"Meu trabalho é sempre autobiográfico - é sobre o que está acontecendo na época. Eu sempre faço o que é honesto comigo. Acho que todos os artistas deveriam tentar conhecer o mundo e expressar sentimentos sobre o que estão observando, o que é importante para eles. Meu conselho é: encontre sua voz e não se preocupe com o que as outras pessoas pensam" - Faith Ringgold

Viver é Perigoso

EM TEMPO

 


Em entrevista hoje (29) ao jornal O Tempo, a deputada estadual Maria Clara Marra, integrante do bloco governista Avança Minas, ao ser perguntada sobre o governador Zema, respirou fundo e levou alguns segundos para iniciar sua resposta.

" Eu acho que carece de um olhar mais local, mais atento para as cidades do interior. Acho que tem que andar mais em Minas Gerais para conhecer a realidade. As estradas estão péssimas e precisam ser melhoradas. Nós, inclusive, colocamos diversas emendas no PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental, documento que traça um planejamento do governo a médio e longo prazo), para sugerir que o Estado tenha um olhar mais carinhoso para essa situação de trafegabilidade, como também zelar pela fiscalização. Nós não somos contrários à concessão. Nós somos contrários ao início da cobrança do pedágio sem as contrapartidas".

Viver é Perigoso

POIS É...



O Brasil abriu 190.366 vagas de trabalho formal em outubro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged divulgado ontem (28)
pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Minas Gerais chegou ao nono mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos formais: 4.907 no total. O número é fruto de 208.034 admissões e 203.127 desligamentos no período.

No Sul de Minas :

Extrema - + 320
Poços de Caldas + 230
Varginha + 118
Três Corações + 93
Itajubá + 80
Lavras + 78
Passos + 70
Campo Belo + 67
Pouso Alegre + 9

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO

O que esperar da COP 28 em Dubai

De 30 de novembro a 12 de dezembro os países se reúnem na chamada Conferência das Partes. Essa de número 28. 

Nos parece que nessa será um modelo de cobrança e avaliação do que foi implementado depois do acordo de Paris em 2015. 

Chama atenção ser realizada em um pais pertencente a OPEP. E o 8º maior produtor de petróleo do mundo. Portanto combustível fóssil. O presidente da COP 28 vai ser o também o CEO da Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc), Sultan Al Jaber.

Pode ser uma oportunidade? Pode. Mas de acordo com os números que já divulgamos se fez muito pouco até agora. Bate pessimismo. O Brasil leva uma grande delegação. Deve bater na tecla de que os países ricos têm que financiar os países pobres. Principalmente na transição energética e no combate aos desmatamentos. Fala em 100 bilhões de dólares/ano. Muito dinheiro em época de guerras, contração econômica e altos endividamentos públicos. Sinal de que pouco se produzirá. A ausência dos mandatários máximos das maiores economias e também maiores poluidores: EEUU e China chama muito a atenção.

De acordo com os prognósticos, os países mais pobres serão os mais afetados pelas mudanças climáticas. Faltariam recursos para prevenção de desastres e mitigação. A ONU estima que se a temperatura média subir 1,5° C até 2.100 elas custarão ao mundo 53 TRILHÕES DE DÓLARES!!! Salta aos olhos que seria melhor investir muito menos agora.

Outra preocupação essa na esfera política. É a eleição de novo de negacionistas. Por aqui já tivemos Bolsonaro. Agora Milei na Argentina. E pasmem uma provável volta de Trump nos EEUU. 

Lembrando que em 2015 dos 198 países só dois ficaram de fora do Acordo de Paris: a Síria sobre ditadura de Bashar Hafez al-Assad e os EEUU sob Donald Trump.

Oremos

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?

 

Deputado André Janones - Avante MG

Viver é Perigoso

ITAJUBÁ PERDEU


Patápio Silva, músico, compositor e flautista. Virtuose brasileiro de choro e erudito. Considerado um dos maiores flautistas da história.

Nasceu em Itaocara em 1880. Passou parte de sua infância em Cataguases, onde aprendeu a tocar flauta com seu pai, barbeiro. Em 1896, com apenas 16 anos entrou para a Banda Cataguases Aurora.

Em 1900 foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como tipógrafo, aprendeu francês e foi trabalhar na Casa da Moeda como impressor.

Conseguiu entrar no Instituto Nacional de Música em 1901.

Em 1902, executou as antológicas gravações na Casa Edison, além de um recital no próprio instituto. Formou-se precocemente em 1903, com distinção e louvor.

Iniciou então diversas apresentações de enorme sucesso, em diversas cidades. Em uma delas, em Petrópolis, chegou a ser cumprimentado pessoalmente pelo Barão do Rio Branco, que ficou encantado com o desempenho genial de Patápio.

Depois apresentou-se com enorme sucesso na cidade de São Paulo em 1906, onde decidiu fixar residência. No mesmo ano de 1906, viajou à cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, a convite do presidente Afonso Pena, para uma apresentação no magnífico Palácio do Catete.

Em 1907, excursionou a pela regiãão sul do Brasil. Quando ensaiava para sua apresentação em Florianópolis, Patápio caiu doente, com febre alta, no dia 18 de abril de 1907. Seis dias depois, o grande flautista tomou o barco. Recebeu grandes homenagens no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Interessante: 

No dia 29 de novembro de 1905, numa quarta-feira (já lá vão 118 anos), Patápio Silva chegou em Itajubá para um recital no Teatro Santa Cecília, que não foi realizado, pois estando de luto uma família muito considerada na cidade, o concerto foi suspenso. Era este o costume da época... (Armelim Guimarães).

Viver é Perigoso

PERUCAS DA EXTREMA DIREITA



Memes circularam pela internet apontando o que começa a ser uma constante: a ligação entre a extrema direita e penteados estranhos.

A ligação existe? E se existe, qual a sua razão de ser ?

Geert Wilders (Países Baixos), Milei, Trump e Boris Johnson

El País

Blog: E por estas bandas ...









Viver é Perigoso

DOR ELEGANTE



Um homem com uma dor
É muito mais elegante
Caminha assim de lado
Com se chegando atrasado
Chegasse mais adiante

Carrega o peso da dor
Como se portasse medalhas
Uma coroa, um milhão de dólares
Ou coisa que os valha

Ópios, édens, analgésicos
Não me toquem nesse dor
Ela é tudo o que me sobra
Sofrer vai ser a minha última obra

Paulo Leminski

Viver é Perigoso