Translate

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

ACERTANDO PONTEIROS



Conforme publicado no Diário Oficial do Município (Portaria 1376/2023), o Prefeito irá para Belo Horizonte com a finalidade de participar de uma reunião com o Deputado Estadual Bruno Engler, que foi o terceiro mais votado na cidade nas últimas eleições (6.599 votos).

Imagina-se que deva se tratar da busca de apoio para algum projeto em andamento na cidade. Logicamente, como membro do legislativo estadual, no âmbito do governo Zema.

Não deve ser tratado, mas difícil alguma intermediação para ajuda junto aos órgãos federais, uma vez que o curitibano Engler, é do PL, jairzista raiz e declarado candidato  a prefeito de BH. Bruno Engler é coordenador do Movimento Direita Minas, dedicado à promoção dos valores conservadores em Minas Gerais. 

Novo ainda (26 anos), também chamou a atenção ao registrar presença para abertura de sessão do plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de chinelos, bermuda e camiseta, contrariando decisão da Mesa Diretora da Casa que exige o uso de terno. 

Aqui observando...

Viver é Perigoso
 







O QUE É ISSO COMPANHEIRO ?



"O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de condenar atos terroristas"

Sérgio Moro

CANTINHO DA SALA

Willem de Kooning -  Dark-Pond 1948

 Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


"Ignorar o que aconteceu antes de termos nascido equivale a ser sempre criança"

Cícero

Presente do aniversário de 2007 (29/9/07) do amigo Pastor Junior. Já lá vão 16 anos da leitura completa. O livro tornou-se um companheiro para consultas.

'História dos Hebreus" - Flávio Josefo - CPAD -  Acreditem: 1.568 páginas.

De Abraão à queda de Jerusalém - Obra Completa.

Registrando: Flávio Josefo foi um escritor e historiador judeu que viveu entre 37 e 103 d.C. É considerado um dos maiores historiadores de todos os tempos. 

"Aprender história: estar com os olhos no futuro, com o espírito no pretérito, e com o coração sempre presente.

Viver é Perigoso

ÊPA !



DEU NO G1- GLOBO.COM - 16/10

Oito municípios do Sul de Minas aparecem em uma lista de cidades onde 27 tipos de agrotóxicos foram detectados na água consumida. Chamada de "efeito coquetel", a mistura entre substâncias preocupa especialistas.

As informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

No Sul de Minas, conforme os dados levantados, as substâncias foram encontradas nos municípios de Jacutinga, Campo Belo, Nepomuceno, Paraguaçu, Paraisópolis, Poços de Caldas, São Lourenço e Três Pontas.

A Copasa informou que não opera o sistema de abastecimento de água em nenhuma das cidades citadas na lista.

Viver é Perigoso

NOSSO PLANETA

 


O rio Negro atingiu nesta segunda-feira (16) seu nível mais baixo em 120 anos de medição em Manaus. A marca quebra o recorde negativo de 2010 e confirma a seca de 2023 como a mais severa dos últimos tempos da amzônia brasileira.

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA !


Arlette Pinheiro Monteiro Torres, simplesmente Fernanda Montenegro, atriz e escritora, considerada a "grande dama da dramaturgia brasileira".

Fernanda, estreou na vida em 16 de outubro de 1929, portando está completando hoje 94 anos.

Foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi em 1951.Foi a primeira brasileira a vencer o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, tendo recebido indicação ao Oscar de melhor atriz.

Em 1999, foi condecorada com a maior comenda civil do país, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, "pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras", entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Parabéns Dona Fernanda.

Viver é Perigoso

POUSO ALEGRE



A Prefeitura de Pouso Alegre preparou os Projetos de Lei Nº 1.471 que institui o Programa Municipal de Incentivo à Regularização Fiscal, concedendo anistia de juros e multas e parcelamentos em condições especiais, e o Nº 1.472 que institui a taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) para a incidência de juros de mora e de correção monetária sobre créditos tributários e não tributários.

Ambos os projetos foram assinados pelo Prefeito Cel Dimas na manhã desta segunda-feira (16) e serão encaminhados para a Câmara.

Declarou o Sr. Prefeito:

“Nós analisamos os dados econômicos da cidade e entendemos a importância de oportunizar àquele que deve ao Município pagar sua dívida de uma forma que caiba no seu bolso. Os encargos moratórios atualmente aplicáveis podem chegar a valores que tornam inviável o pagamento, o IGP-M, por exemplo, que é o parâmetro para correção monetária, durante a pandemia de Covid-19 ultrapassou 35% em 12 meses, isso causa diversos problemas para a pessoa. Com a regularização fiscal buscamos proporcionar uma gestão fiscal justa e responsável, com equilíbrio e transparência nas contas públicas”

O Programa Municipal de Incentivo à Regularização Fiscal é muito importante porque viabilizará ao contribuinte tornar a ser adimplente. O programa autoriza a concessão de descontos em juros e multas a todos os débitos municipais vencidos até 31 de dezembro de 2022.

PL Nº 1.471 – Os devedores, pessoas físicas e jurídicas, poderão liquidar seus débitos à vista ou parceladamente, observados os seguintes limites percentuais de descontos sobre os juros e multas, decorrentes da inscrição em dívida ativa e moratória:

I - 90% (noventa por cento) para pagamento à vista dos débitos.

II - 70% (setenta por cento) para pagamento em até 12 (doze) parcelas iguais, mensais e consecutivas de débitos de qualquer valor.

III - 60% (sessenta por cento) para pagamento em até 24 (vinte e quatro) parcelas iguais, mensais e consecutivas de débitos de qualquer valor.

IV - 50% (cinquenta por cento) para pagamento em até 36 (trinta e seis) parcelas iguais, mensais e consecutivas de débitos de qualquer valor.

V - 40% (quarenta por cento) para pagamento em até 48 (quarenta e oito) parcelas iguais, mensais e consecutivas de débitos de qualquer valor.

VI - 30% (trinta por cento) para pagamento em até 60 (sessenta) parcelas iguais, mensais e consecutivas de débitos de qualquer valor.1º Fica concedido desconto especial de 100% sobre juros e multas, decorrente da inscrição em dívida ativa e moratória, em favor de pessoas físicas de baixa renda inscritas no CADÚNICO para pagamento em até 60 (sessenta) parcelas iguais, mensais e consecutivas de débitos de até 200 Unidades Fiscais do Município – UFM.

PL Nº 1.472 – A utilização do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) para a cobrança de juros de mora e de correção monetária sobre créditos tributários e não tributários é a referência da União, acompanhada pelo Estado de Minas Gerais. A lei de débitos tributários de Pouso Alegre foi criada em 1971 e a última alteração foi em 2006. O objetivo é que as novas medidas passem a entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2024.

Viver é Perigoso

SHOW DE BOLA

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



A pegada Ecológica e a pegada Hídrica

"Se negligenciarmos a ecologia, todos os nossos esforços para criar um mundo mais justo estarão fadados ao fracasso." 

Mikhail Gorbachev - líder soviético

Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos.

Segundo o WWF a Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais planetários.

Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano. 

Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2). 

Exemplo de pegada ecológica: 

Um casaco de algodão, por exemplo, utiliza recursos no cultivo e na colheita do algodão, nas operações para transformar o algodão em tecido, na produção final do vestuário, no transporte, etc. Todas essas etapas requerem diferentes quantidades de recursos, como solo, água, materiais e energia, que são medidas pelos diferentes tipos de pegadas. A pegada ecológica desse item, por exemplo, mediria a soma das subpegadas (retenção de carbono, florestal, de área de cultivo, de pastagem, etc.) para determinar, em hectares globais, qual foi o rastro ambiental do produto.

Já a biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.

A Pegada Hídrica é um conceito criado pelo professor Arjen Y. Hoekstra da UNESCO-IHE em 2002, que diz a respeito da quantidade de água potável suficiente para produzir um alimento ou mercadoria. Esse conceito permite analisar o gasto direto e indireto de água ao logo da cadeia produtiva, ou seja, desde a matéria-prima até o produto completamente finalizado. A pegada hídrica também permite que a população em geral e empresas compreendam o gasto de água em cada uma das atividades realizadas:

- azul, que mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, usualmente utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração;

- a verde, que se relaciona à água das chuvas, necessária ao crescimento das plantas;

- a cinza, que mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água em que este efluente foi misturado retorne a condições aceitáveis, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos. 

Exemplo: A produção de um quilo de carne bovina exige 17 mil litros de água. (93% verde, azul 4%, 3% cinza da pegada hídrica). Se trocarmos uma vez por semana 1 kg de carne vermelha por carne de frango seria uma economia de mais de 1o mil litros de água.


Mercado- Lógico

Viver é Perigoso