Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A INVEJA

Outro dia vi uma palestra sobre a inveja. Confesso que nunca havia parado para pensar sobre esse sentimento muito ruim que carregamos dentro de nós, uns com maior intensidade outros com menor. Como a última Veja trouxe uma matéria sobre esse assunto resolvi ler um pouco mais à respeito. 
Aí vai alguns comentários interessantes.

A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.

 A gente confessa ódio, humilhação, medo, ciúme, tristeza, cobiça. Inveja, nunca. A inveja admitida se anularia no ato, transmutando-se em competição franca ou em desistência resignada. A inveja é o único sentimento que se alimenta de sua própria ocultação.

O homem torna-se invejoso quando desiste intimamente dos bens que cobiçava, por acreditar, em segredo, que não os merece. O que lhe dói não é a falta dos bens, mas do mérito. Daí sua compulsão de depreciar esses bens, de destruí-los ou de substituí-los por simulacros miseráveis, fingindo julgá-los mais valiosos que os originais. É precisamente nas dissimulações que a inveja se revela da maneira mais clara. "

Olavo de Carvalho – Folha de S.Paulo –

 A inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde."

 Zuenir Ventura      

 " Inescapável o lugar-comum : a inveja é um dos sentimentos mais negativos e vazios experimentados pelo homem. Enquanto o ambicioso quer ter um Mercedes igual ao do cunhado e o cobiçador quer o Mercedes do cunhado para ele, o invejoso só quer o cunhado perca o seu Mercedes, ainda que ele não ganhe nada com isso... Os alicerces desse sentimento são mesmo a comparação com o semelhante e o desejo de que o outro se dê mal ".

Naiara Magalhães – O Abc dos sentimentos – Revista Veja edição 2184 

Humberto Chiaradia

ASSISTAM ENQUANTO DÁ

Uma vez que o cenário político está tão carrancudo, corram e assistam esse show de imitação e porque não, de gozação, do Tom Cavalcanti em cima do candidato Hélio Costa e Patrus. 
Segundo ele, Decostas e Patrás.
Vale a pena assistir ao vídeo anexo.


Só para lembrar. Na última eleição para a prefeitura de BH, o mesmo Tom, desmontou a candidatura do Leonardo Quintão (estava na dianteira) com uma imitação semelhante.

ER

PIOR DO QUE ESTÁ PODE FICAR

Gente, a grande verdade é que considerando esse monte de pesquisas eleitorais, dificilmente teremos um segundo turno na eleição presidencial. 
Mesmo que aconteça esse milagre, o tempo será pequeno para uma reversão total.
Contra essa estapafurdia (nem sei se existe isso) invenção do Lula, se posicionam a população mais consciente e a imprensa mais independente e séria do país.
Com seus arroubos de vaidade e prepotência, com demonstrações jamais vistas de rancor e ódio nos seus discursos palanqueiros, o Presidente deixará para a "herdeira do trono" um ambiente de terra arrasada.
A sucessora terá que montar um governo com toda a sua inexperiência negocial.
Terá que encarar um PMDB que não brinca quando se trata de participação em governo.
Terá que encarar os velhos e arcaicos sonhos petista de implantação de uma república socialista e a consequente restrição de liberdade.
Terá sobre si a severa observação das igrejas católica e evangélicas preocupadas com a sua visão distorcida sobre temas difíceis. 
Terá nublando o palácio, a inconveniente e fiscalizadora sombra projetada desde um apartamento  de São Bernardo do Campo.
O pior e o mais grave:
Conviverá por um bom tempo (ou todo o tempo), com desinteresse, o descrédito, a desconfiança e a tristeza cívica daqueles que pensam e sonham com a consolidação de uma grande nação.
A seu favor poderá contar com um Congresso dócil e uma economia em bom momento (até quando?).
Parece que já assisti a esse filme. Vai ser difícil.

ER    

MOÇA BONITA 4

CATHERINE ZETA JONES

Atriz britânica nascida no País de Gales em 1969. Começou bem no cinema sendo dirigida pelo Philippe de Broca.
Ganhou o Oscar pelo seu desempenho em "Chicago". Casada com o também ator Michel Douglas, têm juntos dois filhos. Se destacou no filme "A Marca do Zorro", onde trabalhou com Antonio Banderas.
Sem dúvida nenhuma. É uma moça bonita.

ER

ELES DISSERAM...

LUÍS INÁCIO

"Neste país está para nascer alguém que venha querer discutir ética comigo.
Eu digo sempre o seguinte: sou filho de pai e mãe analfabetos.
O único legado que deixaram, não apenas para mim, mas para toda a família, é que andar de cabeça erguida é a coisa mais importante que pode acontecer para um homem ou uma mulher. Eu conquistei esse direito de andar de cabeça erguida neste país com muito sacrifício. E não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu baixar a cabeça."

Dicionário Houaiss - Elite - o que há de mais valorizado e de melhor qualidade, em um grupo social. Minoria que detém o prestígio e o domínio.
Blog: Quem seria  a elite ? 

ER

O TIME ESTÁ UNIDO