Translate

domingo, 14 de abril de 2024

CONVERSA DE DOMINGO ACOMPANHANDO O CHOPP


Os americanos e israelenses com seus sistemas de vigiância espalhados pelo planeta, conseguem saber de tudo e antecipar as jogadas.

Quando os operadores de drones do Irã saiam de casa para o trabalho, os americanos já anunciavam o ataque a Israel. Todas as providências para rechaçar o bombardeio foram tomadas. Foi positivo.

Talvez para disfarçar e justificar não conseguirem atingir o alvo, as autoridades iranianas informaram ser o ataque somente de um alerta.

O mundo está sendo vigiados nos detalhes. 

Não é novidade. Lembrem-se que o New York Times noticiou a estadia, por dois dias, do Sr. Jair na Embaixada da Hungria.

Como entender o "ataque surpresa", covarde e catastrófico do Hamas as áreas fronteiriças de  Israel no dia 7 de novembro de 2023,  se não a  uma falha do sistema de segurança de responsabilidade do governo Netanyahu ? 

E a resposta desiquilibrada, provocando mais de 30 mil mortos palestinos ? 

Não era o caso do competente e afamado serviço secreto de Israel buscar e punir individualmente os dirigentes e principais atores terroristas do Hamas, como fizeram há 64 anos (11/5/1960) capturando e extraditando o nazista Adolf Eichmann na Argentina ?

Viver é Perigoso 

CHAMPAGNE


Viver é Perigoso

PARTIU E NÃO TEVE NEM CHORO E NEM VELA



Fechada a janela que permitia migrações partidárias, o PSDB definhou. Perdeu todos os oito vereadores que tinha em São Paulo, a cidade onde nasceu e no Estado que governou por 27 anos. Em São Paulo e em 11 outras capitais o PSDB não terá candidato a prefeito. É um caso raro de derrocada de um partido durante um período de liberdades democráticas.

Um dia essa derrocada será mais bem estudada, mas, ao lado do PT, o tucanato foi um partido que, bem ou mal, teve atividade cerebral além do aparelho digestivo. Definhou aos 36 anos depois de ter governado o Brasil de 1995 a janeiro de 2003. Sob a liderança de Fernando Henrique Cardoso, restabeleceu-se o valor da moeda, modernizou-se a economia e cimentou-se o regime democrático brasileiro.

Esse partido nasceu de uma costela (a melhor) do velho MDB, onde estavam políticos com ideias novas, moderadas e práticas. Era o tucanato de Franco Montoro, FHC, Mário Covas e Tasso Jereissati, um jovem de 39 anos ao assumir o governo do Ceará, em 1987. Intitula-se Partido da Social Democracia Brasileira e foi de fato um momento social-democrata na vida nacional.

No seu apogeu, nos anos de FHC, o PSDB teve como rival o Partido dos Trabalhadores, e o Brasil vivia o conforto de uma disputa entre sociais-democratas e matizes da esquerda. Ao tempo da Revolução Francesa, a política parecia dividida entre a Montanha (mais radical) e a Planície (mais moderada), até que essa turma foi chamada de Pântano.

Durante o tucanato, qualquer brasileiro sabia a força de três partidos, o PSDB, o PMDB e o PT, com alguma noção do que cada um deles significava. 

Coincide com o definhamento do PSDB uma feira onde há 29 partidos. Salvo o PT, nenhum tem identidade programática. O Partido Liberal, que hospeda o Sr. Jair, tem a maior bancada de deputados e ganha uma estadia em Budapeste quem souber o que ele representa, além do antipetismo.

Elio Gaspari - Folha de São Paulo

Blog: Ainda no período da ditadura existiam somente dois partidos: ARENA e MDB. O primeiro era o governo. O segundo, oposição. O Zelador foi do MDB, presidido pelo Sebastião Riera. Mais adiante, de comum acordo, após discussões internas, alguns membros foram para o PSDB, pensando no relacionamento com autoridades dos governos federal e estadual (Arruda, Antonio Aureliano, Aécio, Eduardo Azeredo). Acontecimento registrado e celebrado com um almoço do Restaurante Xodó, com a presença do Deputado Antonio Aureliano e do próprio Sebastião Riera. Chico Marques, na mesma ocasião, também migrou do PMDB para o PSDB. Em 2011, o Zelador se desfiliou do PSDB, ficando, desde então, fora das lides partidárias.

Viver é Perigoso  

JUÍZO MOÇADA


Manchete do jornal Estado de Minas, no dia 13/3/1937, há 87 anos :

" NÃO POSSO MAIS SUPORTAR ESSE CRUEL ABANDONO".

Trazia a história do rapaz que havia tomado o barco por iniciativa própria,, no alto do Bairro Carlos Prates, levando num dos bolsos um poema, iniciado como um acróstico, mas que só seguia as duas primeiras letras do nome de Severa:

Se amar não me queres
É porque és ingrata como todas as mulheres

Francisco Mendes Freitas Júnior, estudante do Ginásio Afonso Arinos que trabalhava para o pai, proprietário da Fábrica de Biscoitos Progresso, em Belo Horizonte. A tragédia, que ocorreu às 14h no entroncamento das ruas Patrocínio e Peçanha, em Belo Horizonte.

Com o estudante, foi encontrada uma carta de despedida para a mãe, Clothilde.

"Não posso mais suportar esse abandono cruel a que me votou a mulher de meus sonhos. Adeus, mamãe."

Naquele sábado, 13 de março de 1937, Francisco recebeu, de um cliente do pai, a quantia de 250 réis, que embolsou e usou para comprar um revólver e uma caixa de munição numa das casas de armas de Belo Horizonte:

Desnorteado, pôs-se a perambular depois pelas ruas da cidade, pensando no seu fim tão prematuro.

Viver é Perigoso

PROFESSORES DA NOSSA ESCOLA NÃO ADERIRAM



Professores das instituições federais de ensino em Minas Gerais entram em greve a partir desta segunda-feira (15/4). A greve é um movimento nacional contra a proposta do governo federal de conceder recomposição zero este ano e 9%, divididos em duas parcelas a serem pagas em 2025 e 2026.

Devem paralisar suas atividades o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Universidade Federal de Uberlândia também deflagrou greve, mas para maio, pois o calendário letivo da instituição é diferente dos demais. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade Federal de São João del-Rei decretaram estado de greve e podem aderir a qualquer momento.

Blog: Num comentário simplista desses que pululam na Net: greve é coisa da esquerda.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO



Não fostes vós que me escolhestes a mim. Pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros.

João

Viver é Perigoso

VIDAS DENTRO DOS LIVROS

 


Quem viverá dentro dos livros? 

Está chegando o momento em que, em vez de pessoas, algoritmos gerenciados e ordenados por máquinas caminharão pelas páginas virtuais da literatura.

José Saramago creditou que os escritores viviam dentro dos livros. O português vencedor do Prémio Nobel imaginava que entre as páginas impressas vivia um criador, com toda a sua sensibilidade, à sua inteligência.  Saramago afirmava que as pessoas viviam nas estantes da sua biblioteca.

Outra a realidade em que vivemos ameaça transformar a imagem poética dos livros de José Saramago. Está chegando o momento em que, em vez de pessoas, algoritmos gerenciados e ordenados por máquinas vagarão pelas páginas virtuais dos livros, num momento em que escrever é muito fácil.

Há algumas semanas vários sites publicaram que a Amazon, dona até do mais poderoso espaço comercial de venda de livros, anunciou que, de textos eletrônicos autopublicados escritos com ferramentas de inteligência artificial, permitiria apenas colocar em suas estantes no máximo três obras do mesmo autor. 

Este panorama complexo onde se misturam os avanços artísticos, comerciais e tecnológicos, revela uma realidade em que a literatura artificial pode causar um verdadeiro cataclismo cultural. 

E o pior é que tudo parece indicar que não temos escudos para nos defender desse ataque e salvar a existência daquelas pessoas, com paixões e caprichos humanos, que até agora vimos viver nos livros.

(comentado em El País)

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Heterodoxia Ambiental

Na luta contra a catástrofe da mudança climática a Ciência. Os governos não negacionistas. As empresas responsáveis. As agências multilaterais - muitas das vezes acham caminhos digamos heterodoxos para minimizar a catástrofe que se avizinha.

Vamos ver alguns exemplo daquilo que estou chamando de heterodoxia ambiental.

Desde 2008 A Royal Society, acadêmia britânica de ciências, começa a estudar uma série de projetos considerados inusitados para reduzir o impacto do aquecimento global sobre o planeta Terra.

1- Levar ao espaço um enorme espelho que desviaria parte dos raios solares que atingem o planeta. Abaixaria a temperatura média do planeta; ideia lançada em 2008.

2- Árvores Artificiais. Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia EEUU anunciou ter criado árvores artificiais que podem ajudar no combate ao aquecimento global. Já que absorvem CO2 da atmosfera quase mil vezes mais rapidamente do que árvores de verdade. A estrutura tem galhos semelhantes aos de pinheiros. Não precisa de sol nem água para funcionar. O segredo está nas folhas. Feitas de um material plástico capaz de absorver dióxido de carbono.Um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Cada uma dessas árvores artificiais poderia absorver uma tonelada de dióxido de carbono por dia. Tirando da atmosfera CO2 equivalente ao produzido por 20 carros.(2009).

3- Fertilização dos oceanos e mares. Um novo experimento busca "fertilizar" os oceanos com sulfato de ferro FeSO4 para favorecer a proliferação de fitoplâncton – organismos microscópicos. Como algas que vivem próximo à superfície. Servem de alimento para muitos animais. O objetivo é fazer com que esses seres pela fotossíntese capturem o gás carbônico (CO2) do fundo do mar e possam se tornar uma eventual maneira de combater o aquecimento global. (2012).

4- Pintar os telhados das casas de branco. Trocar as cores das construções e do asfalto. Pintar o telhado de branco pode ajudar a reduzir o aquecimento global. Pode parecer uma medida simples demais para um problema tão sério. Mas é o que afirmam pesquisadores do Environmental Energy Technologies Division, dos EEUU. Também o Green Building Council.Uma instituição responsável por promover tecnologias de construção. Com foco em sustentabilidade elenca o telhado branco como uma opção de produto sustentável.(2009).

5- Cientistas testam tecnologia para rebater raios do sol e evitar aquecimento global. Projeto quer usar aerossóis para clarear nuvens e aumentar reflexão da luz. E consequentemente calor para o espaço. Clarear as nuvens é uma das várias ideias para empurrar a energia solar de volta para o espaço. Ás vezes chamada de modificação da radiação solar. Geoengenharia solar. Ou intervenção climática. Comparado com outras opções, como injetar aerossóis na estratosfera. O clareamento de nuvens marinhas seria localizado e usaria aerossóis de sal marinho relativamente benignos em oposição a outros produtos químicos. (2022).

Todas ideias que eventualmente transformadas em projetos e ações minimizariam os efeitos do aquecimento da Terra. Mas não podemos abandonar de modo alguns as alternativas naturais. Que além dos efeitos no clima acabam ajudando todos os sistemas ecológicos. Agrícolas. Aumento da oferta de água. Defesa da biodiversidade. Etc.

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso