Translate

terça-feira, 29 de junho de 2021

SOB A LUZ DE VELAS


" É insano o quanto as pessoas adoram julgar. Ela julgam tudo, o tempo todo. "

Michel Foucault

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS

Viver é Perigoso 


ALÉM DA IMAGINAÇÃO


Representação da fusão entre um buraco negro, no centro, e uma estrela de nêutrons.

Dois detectores de ondas gravitacionais na Europa e nos Estados Unidos captaram o sinal de um cataclismo cósmico que nunca havia sido observado: a colisão entre buracos negros e estrelas de nêutrons.

Os dois eventos detectados ocorreram há centenas de milhões de anos. Desde então, as ondulações que produziram no espaço-tempo estão viajando em direção à Terra à velocidade da luz.

As duas fusões foram captadas em um período de 10 dias durante o mês de janeiro. 

Em uma delas, um buraco com uma massa nove vezes maior que a do Sol se chocou com uma estrela de nêutrons de 1,9 massa solar. Provavelmente esses dois corpos estavam orbitando um ao lado do outro havia dezenas de milhões de anos, mas o sinal captado é apenas da última parte, quando os dois colidiram, e dura poucos segundos. O cataclismo aconteceu em um lugar a 900 milhões de anos-luz da Terra, ou seja, seria necessário viajar à velocidade da luz durante 900 milhões de anos para alcançá-lo, algo completamente impossível para a tecnologia humana.

A segunda fusão ocorreu entre um buraco de massa seis vezes maior que a do Sol e uma estrela de nêutrons de 1,5 massa solar, que colidiram a cerca de um bilhão de anos-luz, ou seja, um bilhão de anos atrás, quando a vida unicelular mal estava começando a surgir na Terra.

Viver é Perigoso

PREMEDITANDO O BREQUE



É em Itajubá Moçada ? a situação seria diferente ?

Todas as linhas de ônibus de Pouso Alegre, no Sul de Minas, vão continuar operando normalmente em julho. Este é o acordo feito pela prefeitura e a Expresso Planalto, concessionária do transporte público, após a empresa chegar a anunciar que paralisaria algumas operações a partir do dia 1º, por causa do desequilíbrio econômico do contrato causado, principalmente, pela pandemia de COVID-19.

A promessa de não paralisar as linhas veio com uma contrapartida do prefeito Rafael Simões (DEM): a administração deve encaminhar, nos próximos dias, um projeto de lei à Câmara de Vereadores que propõe a criação de um Fundo Municipal do Transporte.

Segundo o diretor de negócios da Expresso Planalto, Roberto Torres Santana, o fundo seria criado com dinheiro público e de empresas privadas, de forma a garantir que a tarifa continue em R$ 3,90, mas com um subsídio para que a empresa possa manter a operação com todos os 58 carros, linhas e horários previstos no contrato de concessão, assinado em 2019.

Portanto, o impasse que persistia há mais de uma semana está, por enquanto, solucionado. Os ônibus que já operam hoje na cidade (36, sendo oito reservas) vão continuar circulando nos horários e trajetos que foram determinados durante a pandemia.

O Estado de Minas

Viver é Perigoso

PRÁ PENSAR


Quando sobre a vastidão do mar os ventos erguem as ondas, é uma delícia assistir da terra às duras provações dos outros: não que o sofrimento alheio nos seja prazeroso, mas é maravilhoso observar os maus fugirem de si mesmos.

Lucrécio

Viver é Perigoso

VANGUARDA DO ATRASO

 

Viver é Perigoso