Translate

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

O SOM DO SILÊNCIO


Viver é Perigoso

AMIGO CINÉFILO


El CidRodrigo Díaz de Vivar mais conhecido por El Cid e também de Campeador, foi um nobre guerreiro castelhano que viveu no século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros (árabes africanos).

Personagem imortalizado no filme El Cid de 1961 com Charlton Heston no papel-título e Sophia Loren. A Cena final é primorosa mas verdadeira. 

Na batalha final contra os mouros Cid,já morto, é colocado num cavalo dando dando a impressão de que ainda vivia.Leva os espanhóis a vitória.

História bem diferentes dos Cids atuais.

Amigo Cinéfilo

Blog: "Um bom rei deve servir ao seu Deus. E um bom vassalo, ao seu rei. A lealdade é a maior virtude, nunca se esqueça disso.”

Viver é Perigoso

PLANETA


 Viver é Perigoso

CHILE - 50 ANOS


 Lembro-me como se hoje fosse:

11.09.1973 - Às 7h, Valparaíso deslancha a insurreição, sob a vigilância da Operação Unitas (exercícios navais liderados pela Marinha dos EUA)

Às 14:15 h, após 3 horas de resistência no Palácio de la Moneda, em Santiago, Salvador Allende é morto.

O reinado do terror tem início, sob os coturnos do general Pinochet.

No quinto dia do regime militar, o cantor e compositor Victor Jara, foi sequestrado, torturado e assassinado com 44 tiros.

Saldo: 70 mil detidos, 30 mil torturados e 3.500 assassinados.

Nos anos 70 e início de 80, conheci e convivi em São Paulo e Manaus, com dois jovens pofissionais chilenos que vieram viver no Brasil.

Em tempo, na semana passada, depois de 50 anos, sete militares, responsáveis pela atrocidade contra Victor Jara, foram condenados a penas que chegam a 25 anos de prisão.

Declarou hoje o ex - presidente do Uruguai, José 'Pepe' Mujica sobre os 50 anos do golpe no Chile: “É preciso lembrar, mas também é preciso olhar para frente”

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA



Georgia Totto O'Keeffe foi uma pintora estadunidense. Conhecida por suas pinturas com foco em detalhes de flores, a paisagem do Novo México e os arranha-céus de Nova Iorque, é considerada hoje como a "mãe" do modernismo dos Estados Unidos. Nasceu em un Prairie - Wisconsin em 1887. Tomou o barco em 1986.

Viver é Perigoso

PRÁ NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES



Além do Restaurante Popular, a Administração Municipal de Itajubá, visando atender as pessoas que mais precisam, está implantando  no mesmo local do Restaurante Popular, o “Café Social” -  Rua Coronel Francisco Braz, nº 42 - Centro.
 
O Café Social" oferecerá café da manhã ao valor de R$1,00, no horário das 06:30h às 9:00h, de segunda-feira a sexta feira, exceto nos feriados, para toda a população. O cardápio inclui um copo de café com leite, um pão com manteiga e uma fruta.

O Café Social e o Restaurante Popular de Itajubá têm por objetivo oferecer refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros e comercializada a preços acessíveis, destinadas, preferencialmente, ao público em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA



Mais uma do Lula. 

Relembrando: O Brasil é signatário do acordo internacional sobre as decisões do TPI – Tribunal Penal Internacional sediado em Haia na Holanda. Desde 2.000 com o FHC. 

Reza o acordo que criminosos internacionais julgados e condenados pelo Tribunal devem ser presos se estiverem em país signatário. Para se ter uma ideia são mais de 120 países pelo planeta. Putin foi condenado pelo TPI em 2023 e teve mandado de prisão expedido no caso do sequestro e envio à Rússia de mais de 6.000 crianças ucranianas.

Em viagem à Índia para reunião esvaziada do G20, Lula de novo provoca polêmica com a declaração sobre se Putin vier ao Brasil seria preso: "Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso". 

De novo alertado da impropriedade da declaração mudou: "Isso quem decide é a Justiça. Não é o governo nem o parlamento. É a Justiça que vai decidir". Remendando de novo: "Eu nem sabia da existência desse tribunal".

As emendas ficaram piores que os sonetos. Não é a justiça, seria a PF executando um mandado de prisão como outro qualquer. 

Sobre não saber da existência do Tribunal: Em agosto de 2018 a defesa do presidente, Zanin à a frente, cogitou levar ao Tribunal a prisão eminente do Lula. Contando que se conseguisse um julgamento favorável contra a prisão, o Brasil como signatário do acordo teria que cumpri-la. Outra? Durante a pandemia petistas consideraram denunciar à Corte o Jair por causa do seu comportamento na crise sanitária. Outra? Em 2003 Lula indicou a desembargadora brasileira Sylvia Steiner para a corte. A Jurista ficou até 2016.
Outra? O acordo evidentemente ratificado pelo Congresso Nacional entrou na Constituição (artigo 5º, parágrafo 4º), cláusula pétrea.

Então como não sabia? Em certos aspectos Lula fica muito parecido com o Jair. Aliás a eminente juíza brasileira escreveu hoje: ...Mas foi seu antecessor, o inominável, quem pela primeira vez sugeriu que meu país deveria desligar-se do Tribunal Penal Internacional. Afinal, ele tem várias denúncias sendo examinadas pela Procuradoria daquele Tribunal e talvez se torne, um dia, réu por crimes contra a humanidade.

Pois é. ...

Observador de Cena

Blog: 
Viver é Perigoso