Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MARAVILHA !



O supertelescópio espacial James Webb enviou novas imagens da galáxia conhecida como “Phantom Galaxy M74”, a 32 milhões de anos-luz da Terra. As imagens capturam em relevo nuvens de gás, poeira e regiões de formação de estrelas na galáxia.

Messier 74 é apelidado de Galáxia Fantasma por causa de quão fraca é, tornando-a difícil de detectar no céu. A posição do M74, quase de frente para a Terra, e seus braços espirais bem articulados o tornam um ótimo alvo para os astrônomos que buscam entender melhor a evolução galáctica.

M74 tem pouco mais de 13 bilhões de anos. É uma galáxia espiral como a Via Láctea - que é um pouco mais velha.

Mas você sabe quem foi James Webb o  homenageado com o nome ?

James Webb Webb nasceu em Tally Ho, Carolina do Norte, Estados Unidos, em 1906. Ele não era um cientista ou engenheiro. Webb se formou em educação em 1928, pela Universidade da Carolina do Norte, e em direito pela Universidade George Washington, em 1936.

Webb foi o segundo dirigente da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), dos Estados Unidos, a convite do então presidente John Kennedy, que havia prometido que o homem pousaria na Lua até o final da década de 1960.

Até sua aposentadoria, a NASA já havia enviado mais de 75 missões espaciais a fim de desbravar nosso universo. O homem pisou na Lua pela primeira vez em 1969, meses após Webb sair da direção da NASA. Os seus esforços repercutem até hoje.

James tomou o barco em Washington, em 1992, aos 85 anos. Foi sepultado no Cemitério de Arlington.

Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO



Mikhail Sergeevitch Gorbatchov ou Gorbachev. Estadista e político russo tomou o barco ontem (30), aos 91 anos.

Foi o último líder da União Soviética (entre 1988 e 1991) e promoveu políticas de abertura política (glasnost) e reestruturação (perestroika) do Estado socialista.

Em 1991, com a dissolução da URSS, perdeu seu cargo de presidente. Fora da vida política, venceu o Nobel da Paz em 1990 e também publicou diversos livros.

Viver é Perigoso




SABIA NÃO, UAI !



Deu no jornal "Estado de Minas Gerais "

Você já ouviu alguma vez o termo "low profile"? 

Se engana quem acha que a expressão é recente, pois há mais de 100 anos, em Itajubá, Gabriela de Moura já era conhecida no município do Sul de Minas por sua aversão a fotografias. Ela teve uma única foto tirada de si em toda a vida e, reza a lenda na cidade, que até hoje ela procura quem foi o responsável pelo registro sem autorização de sua imagem.

"Low profile" é um conceito recorrente no vocabulário dos jovens atuais e geralmente é usado para se referir a quem faz raras publicações em redes sociais, dificultando a vida de quem pretende dar aquela vigiada na vida alheia.

A lenda da mulher de bronze surgiu pouco tempo depois do falecimento de Gabriela. Na época, o filho dela encomendou uma estátua em tamanho real para ficar ao lado do túmulo da mãe, no Cemitério Paroquial de Itajubá. Tempos depois, a escultura teria amanhecido bem no centro da praça da cidade, dando origem à lenda.

Foi o necessário para boatos e superstições se espalharem pela cidade, dizendo que a falecida estaria atrás de quem a fotografou. A escultura foi levada de volta ao cemitério, onde se encontra até hoje e, desde então, existe a lenda local de que Gabriela retorna à noite para perseguir quem tenta fotografar sua estátua. A única forma de se livrar da perseguição seria apagando a imagem.

Viver é Perigoso

EM DINHEIRO VIVO

 

Político geralmente guarda dinheiro em casa. O Bolsonaro transforma dinheiro em casa. (ZéBeto)

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA

 


Foi a primeira pessoa da família Krauss Rezende que conheci. Admiração imediata e constante. Dona Marcela é daquelas pessoas que uma simples troca de olhar e cumprimento rápido transformam num convívio maravilhoso.

Um mistério. Um olhar que significa amizade, confiança, tranquilidade. Uma unanimidade.

Um abraço para a Moça Bonita que completa mais um ano hoje.

Viver é Perigoso 

NOSSA ESCOLA


Chega um tempo que ler notícias nos levam a lembranças. Boa lembranças. 

Passando hoje os olhos no Caderno  Economia & Negócios, do jornal O Estado de São Paulo, vieram de imediato a lembrança de dois nomes importantes e coloquem importante nisso, formados pela Nossa Escola de Engenharia, que já foi IEI, EFEI e hoje, com muito orgulho, UNIFEI.

Primeira: Tive a honra de conhecer, conversar e trabalhar sob a orientação do Engenheiro Alberto Pedreira Cardoso, amazonense formado na Nossa Escola, onde também atuou como professor. Diretor da Telefunken, grande marca alemã, sinônimo de televisão no Brasil, decisiva na adoção do Sistema PAL-M de transmissão colorida nos ano. Dr. Cardoso era carinhosamente chamado pelos amigos de "Fu".

Depois de 33 anos fora do País, o nome Telefunken volta ao varejo nacional, licenciada pelo grupo argentino Someco.

Outra notícia, dá conta que o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou ontem a venda da Refinaria Isaac Sabbá - Reman, em Manaus, pela Petrobrás. Durante alguns anos (período que moramos em Manaus), o Engenheiro Hartmann Gonçalves Leão, foi o diretor responsável pela empresa. Eng. Hartmann, que já tomou o barco, era irmão do Prof. Fredmark Leão, Dr. Anderson e da minha professora do primário, Dona Edna Leão.

E segue a vida.

Viver é Perigoso  

O TEMPO PASSA



Já lá vão 54 anos. No dia 31 de agosto de 1968, em sessão solene realizada do Clube Itajubense, a Câmara Municipal de Itajubá fez a entrega do título de cidadão ao ex-governador de São Paulo, Laudo Natel, personagem importante na fundação da Faculdade de Medicina de Itajubá, enaltecido nas palavras do Vereador Sebastião Oswaldo da Silva, um lutador pela construção da nossa escola de medicina.

Pois bem, o Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina de Itajubá, que em seus primórdios chamava-se, com muita justiça, Diretório Laudo Natel - DALANA.

Tempos depois, o diretório teve seu nome rebatizado para Diretório 8 de Outubro. 

Imagina-se (carente de confirmação) que foi a prestação de uma homenagem ao ex-guerrilheiro argentino/cubano, Ernesto Che Guevara, morto em ação na Bolívia no dia 8 de outubro de 1967.

Só lembrando, no período mais fechado da ditadura que imperou no Brasil, existiu uma organização política marxista chamada de MR8 - Movimento Revolucionário 8 de outubro, nome dado pela razão acima explicada.

Participaram do grupo, Carlos Lamarca, Iara Iavelberg, Fernando Gabeira, Franklin Martins, Stuart Jones, entre outros.

Hoje a Faculdade pertence a um grupo privado.

É a vida...

Viver é Perigoso

2 DE OUTUBRO

 


Viver é Perigoso