Translate

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FALTAM SÓ...

CIDADE SEM MEMÓRIA

Para alegria geral de muita gente, a imprensa local noticia hoje que foi entregue pelo judiciário ao Município de Itajubá, o prédio e a área onde funcionou a empresa Cabelte SA.
Relembrando:
O Grupo Português NQF - ainda na primeira administração do Prefeito Francisco Marques, após árduas negociações resolveu investir em Itajubá, implantando duas unidades produtivas.
A Cabelauto, que produz cabinhos de fios de cobre recobertos, principalmente para a indústria automobilística e a Cabelte, que produziu por alguns anos, cabos de fibra óptica, inclusive OPGW.
Por razões empresariais, foi decretada a falência de ambas as empresas, que sempre tiveram vidas próprias e independentes.
Num gesto inovador do Juiz Palmieri, as empresas continuaram funcionando, sob condições especialíssimas. A Cabelte conseguiu produzir e entregar todos os seus pedidos que ainda se encontravam em carteira.
A Cabelauto, contando com o apoio do judiciário e a extraordinária dedicação de seus funcionários, conseguiu se recuperar. Quitou suas pendências e sem paralizar suas máquinas por um dias sequer, continuou com importante participação no mercado.
Por que o prédio da Cabelte e seu terreno estão sendo entregues ao município de Itajubá ?
Na área onde se encontram as empresas, existia (terceirizada) uma plantação de batatas. A PMI, na ocasião, tentou negociar a sua desapropriação com os proprietários de forma amigável. Como não se conseguiu, após as devidas avaliações legais, o valor foi pago e depositado numa conta específica. 
O que o Sr. Prefeito não deve saber e nem a maioria da população, foram os cuidados que tiveram os negociadores locais (PMI, EFEI, CDL e ACIEI) em, pela primeira vez, diga-se de passagem, em negociações desse tipo, fazer constar uma cláusula resguardando os interesses municipais: "Caso a empresa não cumprisse determinados compromissos, de faturamento, nº  de empregos, etc, durante determinado tempo, o bem imóvel retornaria ao doador, no caso Itajubá. É justamente isso o que está acontecendo.
Registre-se, que durante o seu período de funcionamento, a empresa gerou empregos e um elevado faturamento, que naturalmente retornaram ao município através de impostos.
Atualizando:
Entre renegociar a ocupação com um novo investimento, reformar o prédio para servir como um centro de eventos, exposições, etc, temos informações que o Sr. Prefeito decidiu pela sua venda.
Deve estar precisando de recursos.
Alerta: O prédio foi construido com base solida para suportar equipamentos pesados. Trata-se de uma construção especial.
Vender é mais fácil. E o mais fácil é a especialidade de muita gente. 

ER





COM SETE ANOS DE ANTECEDÊNCIA

Deu no "O Globo"

Em um dos últimos atos de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará na quarta-feira a pedra fundamental da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza. O empreendimento, no entanto, só deverá ser iniciado em 2017, após o término do mandato da presidente eleita, Dilma Rousseff, e sequer consta no plano de investimento da Petrobras de 2010 a 2014. A estatal será a executora e financiadora da obra, que também não tem ainda licença ambiental.

Blog: Impressionante visão de futuro.

ER

FRASE DO DIA

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.

John Donne



TEMA DA VITÓRIA