domingo, 6 de junho de 2021

PARCEIROS NA COVA AMÉRICA



A Comissão de Ética da CBF determinou neste domingo o afastamento do presidente da entidade, Rogério Caboclo. Os membros da Comissão de Ética enviaram a ordem à diretoria da CBF para que o dirigente fique fora do cargo por pelo menos 30 dias — com possibilidade de prorrogação — para se defender devidamente da denúncia de assédio moral e sexual, protocolada por uma funcionária da CBF na última sexta-feira.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO


Viver é Perigoso

 

SÃO LOURENÇO ?



Vida dura para todo o mundo. São Lourenço citada como exemplo na pandemia está passando apertado. 

A Prefeitura daquela cidade publicou novo decreto no início da tarde deste domingo (6) em que adota as alterações da onda vermelha do Minas Consciente. Com o documento, que já está em vigor, academias não podem funcionar e bares podem atender ao público até as 19h.

Além das medidas estabelecidas pelo Governo de Minas na mudança da onda vermelha, a prefeitura também estabeleceu outras restrições, limitando horário de atendimento de estabelecimentos comerciais.

As associações religiosas podem realizar cultos entre 6h e 19h, segundo o decreto. A prefeitura pontua que, na realização do culto, será observado o distanciamento de três metros entre as pessoas e no máximo uma a cada 10m².

Sobre as novas medidas da onda vermelha, a prefeitura destacou que bares, restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, distribuidores de bebidas, tabacarias, pastelarias, lojas de conveniências e congêneres podem funcionar apenas até às 19h, sendo proibida a permanência de clientes após o horário.

Também conforme a onda vermelha, fica proibido o funcionamento de academias, clubes, estabelecimentos de condicionamento físico e de práticas desportivas, além do funcionamento dos atrativos turísticos e culturais.

Segundo a prefeitura, todas as medidas foram tomadas considerando a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI na Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, São Lourenço contabiliza 4.448 casos confirmados de Covid-19, sendo 108 mortes em decorrência da doença na cidade.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA -


Tenho tentado acompanhar a arte digital, mas confesso minha dificuldade de entender a criação. Só observo, admiro e me esforço para não ficar na poeira. 

NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais. Sigla para "Non-fungible Token" ("Token não-fungível", em tradução livre), os NFTs têm chamado a atenção após somas milionárias terem sido usadas para comprar esse tipo de ativo na Internet.
A tecnologia permite registro de originalidade para obras digitais e explica leilões milionários de GIFs, tuites e imagens na Internet.

O primeiro NFT da história será leiloado pela Sotheby´s. Chamado Quantum e feito pelo artista nova-yorquino Kevin McCoy, o objeto é uma animação em forma de octógono associado a um certificado de propriedade digital em 2014.

O valor de Quantum já havia atingido US$ 140 mil após o início do leilão, que termina na próxima quinta-feira.

Viver é Perigoso

LITERALMENTE



Hoje, domingo (6), o México vai às urnas. Estarão realizando as maiores eleições da sua história. Serão preenchidos mais de 20 mil cargos.

Razão do literalmente às urnas: durante o processo eleitoral 89 políticos morreram, dos quais, 35 eram candidatos.

Viver é Perigoso

JÁ ESTAVA ESCRITO


 Viver é Perigoso

BRANCA



Quem conhece José Gomes de Abreu ? Quem não conhece Zequinha de Abreu, do "Tico-Tico no Fubá" e da valsa "Branca" ?

Há tempos a vi
Eu a conheci
Ela era linda
Um primor de amor
Misto de estrela e de flor

Zequinha de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro em 1880. Com 18 anos casou-se com Durvalina Pires Brasil, que estava com 14 anos.

Em 1917 compôs a genialidade chamada de Tico-Tico no Fubá. Em 1918, compôs a linda valsa Branca.

Pois é...a história conta:

A musa inspiradora da "Branca' foi Branca de Lucca Barreto, filha de Balthazar Barreto, chefe da estação ferroviária de Santa Rita do Passa Quatro e amigo de Zequinha de Abreu.

Branca tinha 14 anos na época e já gostava muito das músicas de Zequinha. Certo dia, Zequinha de Abreu disse a ela:  "eu vou escrever uma valsa inspirado em você". Branca ficou emocionada e pediu a ele que escrevesse uma valsa bem triste.

Um mês depois a música foi executada no cinema de Santa Rita, e todos que se encontravam no cinema naquela noite se emocionaram quando da apresentação da valsa, e Zequinha perguntou a Branca, que se encontrava com os familiares na plateia, se ela havia gostado. "Gostei muito, e como se chama a valsa?". No que ele respondeu: "chama-se Branca, a música que eu lhe prometi".

Em 1924 os Irmãos Vitale editaram a partitura de Branca, para piano e orquestra. Em 1931, no disco de 78 rpm que tinha “Tico tico no fubá” de um lado, saiu “Branca”, do outro.

Começava a ser imortalizada esta linda e inesquecível canção brasileira.

Branca Barreto casou-se, teve uma filha, separou-se, foi professora de violão e piano. Morreu em 1980, aos 74 anos de idade. Hoje é nome de rua em Santa Rita. 

Se houve paixão ou não entre ela e Zequinha, não se tem certeza. 

Viver é Perigoso