Translate

sábado, 11 de março de 2023

NOBEL DA PAZ



As crianças do Grupo Escolar Rafael Magalhães, na Boa Vista, é claro, sabem que a dívida vencida da Venezuela para com o Brasil é de US$ 682 milhões. Ainda para vencer tem US$ 123 milhões.

O assessor especial do Lula, ex-ministro Celso Amorim esteve durante a semana visitando o país amigo. Reaproximação política, conversas com o Presidente Maduro e até com os remanescentes opositores do regime venezuelano.

Sonho de consumo do Presidente Lula, o Prêmio Nobel da Paz, já colocou o Brasil em condições patéticas nas negociações com o Irã e Turquia no caso de proliferação de armas nucleares. Tem oferecido sugestão de negociações no confronto Rússia e Ucrânia. Na viagem programada para a China, será capaz de tratar da questão Taiwan.

Porém, fica estranhamente calado quando dos absurdos da ditadura na Nicarágua. 

Pelas conversas, quer ser o apaziguador interno da Venezzuela.

Preocupação: Nada impossível que entre nas conversas com o país vizinho, ser discutida a cessão de um empréstimo para pagar a dívida com o Brasil.

Viver é Perigoso 

OS DIAMANTES ROLAM NO CHÃO


Viver é Perigoso

MOÇO BONITO


No caso, a menção é ao moço no centro da fotografia. Aliás, desde os tempos jurássicos, na Boa Vista, é claro, naturalmente é figura central.

Como todos sabem, amigo que é amigo não chega querendo apartar briga. Já chega dando voadeira. É o seu jeito do Virgílio.

Sua característica maior. Lealdade, sinceridade e sentimento à flor da pele.

Paixão pela Boa Vista, pelo Vasquinho, por boas músicas, pela família. Admiração pelo Fluminense, pela Audrey e pelo Mitchum.

Homem de idade indefinida, que simplesmente viveu os fatos.

Filho do cidadão de bem, Zezinho Machado e da sempre bonita, Dona Ditinha.

Família grande de irmãos sérios.

Fortuna incalculável com a Ester, Melissa, Sabrina, Bia e Vicente.

Aí em cima, lembrança de uma noite no Canequinha (na Boa Vista, é claro), com o também grande amigo, Sócrates, que tomou o barco com enorme antecedência. 

Já lá vão mais de cincoenta anos.

Aquele Abraço Véio.

Viver é Perigoso

CRISE


Uma crise bancária normalmente não se resume a uma instituição só e na maioria das vezes afeta até outros países ainda mais coincidindo com uma sexta feira 13.

Lembrando que temos já por aqui um princípio de crise financeira que começou com a falência das Americanas. Bancos estão tremendamente seletivos para a concessão de créditos para empresas. 

Somam-se a isso os juros muito altos nos empréstimos, também por causa da Selic de 13,75%.

Lembrando que como escrevemos outro dia que as taxas reais de empréstimos para empresas beiram no mínimo o dobro da taxa Selic. 

Cria-se então para o governante o dilema: baixar a Selic para melhorar o cenário creditício e perder o controle da inflação vale a pena? Basicamente o combate a inflação passa pelo política monetária (BC) e política fiscal (governo). 

Uma saída talvez mais racional seria liberar um pouco o depósito compulsório que são aqueles recursos dos depósitos a vista que os bancos são obrigados a deixar no BC. Hoje está em 20 %. Uma queda de 3% injetaria uns 45 bi na economia.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

NOSSA ESCOLA



O Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA) - nasceu em 2018, a partir da iniciativa da  Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e do Sebrae em movimentar o ambiente empreendedor do município.
Para tornar viável essa iniciativa, o NEMPA se organizou em um corpo gestor que executasse ações de empreendedorismo em conjunto, envolvendo empresas, empreendedores, instituições de ensino e o próprio poder público.

Pois bem,

Conforme comentado pelo Perlustrador da Mantiqueira no "vivereperigoso", o Reitor da Nossa Escola, professor Edson Bortoni, participou, em fevereiro, da reunião extraordinária do Conselho e Diretoria do NEMPA, que serviu para definir a construção do Hub de Empreendedorismo e Inovação naquela cidade cidade. 

Para os pouquíssimos que estão chegando agoa, os Hubs são espaços - físicos e/ou virtuais - nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração.

Na oportunidade, a UNIFEI se comprometeu a aplicar no Hub, dentre outros projetos, o Bacharelado em de Ciência e Tecnologia, que tem duração de 3 anos. O NEMPA se responsabilizou por movimentar as conexões da comunidade empreendedora de Pouso Alegre no novo edifício. O prefeito, coronel Dimas, definiu que a Prefeitura realizará a obra, em parceria com a empresa DAC Engenharia, que fez toda a planta do projeto.

Disse o Reitor da Nossa Escola:

“Pouso Alegre dá hoje um grande passo, ao mesmo tempo que a UNIFEI também cresce, posto que o prefeito da cidade e seus assessores na área de empreendedorismo e inovação acertaram em ser um novo polo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, construindo um espaço com a mesma identidade visual do Centro de Empreendedorismo UNIFEI – CEU. Dessa forma, a cidade se coloca como uma parceira, trazendo para o seu domínio, uma parte da Universidade”.

A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Pouso Alegre, coronel José Dimas da Silva Fonseca; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa, e do vereador Igor Tavares. 

O idealizador do NEMPA, Igor Tavares, vereador de Pouso Alegre e entusiasta da causa, definiu a reunião como um grande marco histórico para a cidade.  

Vamos abrir as portas para que a nossa comunidade possa aprender com a Universidade Federal de Itajubá e desenvolver soluções inovadoras que melhorem a vida de todos nós, pousoalegrenses, mineiros e brasileiros!”

Viver é Perigoso

MAIS UM "MIMO"DAS ARÁBIAS

 

Viver é Perigoso